O ego tem um sistema autoprotetor de segurança altamente “sofisticado”. Em alguns casos, ele cria diversas “barreiras” como forma de proteger seu império de qualquer ameaça. Sob o ponto de vista do ego, seus inimigos são a própria Luz da Verdade que pode tirá-lo do poder. Daí por que há diversos níveis de segurança visando sua autoproteção.
Assim sendo, temos a primeira barreira: impedir a pessoa de receber a mensagem da Verdade. Se a mensagem for recebida, aciona-se o segundo estágio de segurança: a mensagem é recebida, mas não é lida. Quando é lida, não é compreendida. Quando compreendida, não é vivida. O próprio ego trata de descartá-la discordando dela e substituindo-a por outra mais conveniente e alinhada com seus objetivos.
A única forma de penetrar nesse poderoso sistema de segurança egoico é através do autoconhecimento. Ao perceber a própria sabotagem do ego, a pessoa deve procurar qualquer coisa que possa ajudá-la a “vencer” as diversas barreiras de segurança. Dificilmente, o sujeito conseguirá se livrar da tirania do ego sozinho. É nessas horas que a oração, a fé, a meditação, bons livros, bons pensamentos, um bom terapeuta ou um mestre verdadeiro pode ser de grande utilidade.( Do livro : LÚMINA - A JORNADA DO DESPERTAR de Alsibar Paz)
Adquira seu exemplar pelo link abaixo:
Muito bom. Um livro pode ser um ótimo mestre.
ResponderExcluirObrigado
Excluir