quinta-feira, 14 de julho de 2011

PARAMAHANSA YOGANANDA E O AUTOBIOGRAFIA DE UM YOGUE

Autobiografia de um Yogue
                                  

Paramahansa Yogananda foi um dos maiores místicos do século xx. Seu trabalho no campo da espiritualidade reacendeu  a fé e a esperança em muitos corações quebrantados pela  descrença e a dúvida. O livro Autobiografia de um Yogue  já  transformou muitas vidas, tocou muitos corações e acendeu a sede pela vida espiritual autêntica.  Através dele, o mundo teve conhecimento da existência de seres iluminados que viviam na Índia em humilde anonimato: Sri Yukteswar -seu mestre; Lahiri mahasaya – o yogue pai de família; Babaji- o imortal cristo-yogue dos Himalaias. Além de muitos outros santos e sábios que cruzaram seu caminho. Um livro sobre yogues, escrito e testemunhado por um yogue autêntico- o que o diferencia dos livros escritos por repórteres, escritores, escritores ou simples curiosos- fato este que o livro único no mundo.

No livro, Yogananda relata sua própria vida tendo em foco sua jornada em busca de Deus.  Ao longo dos anos,  testemunhou casos fantásticos de milagres, telepatia, materializações, ressuscitamento, cura de doenças  e outras façanhas só vistas nas páginas da Bíblia. Mas , se fosse apenas isso, não passaria de uma obra de marketing de fenômenos espirituais e nada mais. Yogananda vai além. Esclarece dúvidas, responde questões complexas sobre nascimento, vida, morte, reencarnação, transmigração da alma, mundos extrafísicos e questões relativas ao processo de  libertação do espírito. Fala também do amor de Deus pela humanidade, e aponta-nos caminhos que podem ajudar-nos no nosso próprio autodesenvolvimento e realização.

Mas, muito cuidado o leitor de primeira viagem. O livro é tão encantador que após lê-lo ficamos sedentos de mais informações. Queremos fazer o curso de yoga por correspondência  ou até mesmo visitar a tal organização por ele fundada. Infelizmente, logo constatamos que, apesar de recente, sua organização já sofre com os problemas peculiares a todas organizações religiosas. Os discípulos diretos já se dispersaram ou morreram e os que ficaram não se entendem. Alguns se separaram e criaram sua própria organização espiritual e outros continuam, mas sem a vitalidade e o espírito do seu fundador.  Há, inclusive, polêmicas e brigas judiciais sobre  direitos autorais da técnica ensinada por Babaji e sobre os direitos autorais de tudo relacionado a Yogananda.

Além disso, ao digitar palavras como “Babaji” , "Yogananda", "Kriya Yoga" no Google surgem tantas informações desencontradas e confusas que não sabemos em quem acreditar. Há, inclusive, vários Babajis. Mas nenhum é "o Babaji" de Yogananda. O mais famoso deles é um rapaz que faleceu há poucos anos atrás. Seu nome real é Wilson Baba filho de uma indiana com um Inglês. Mas não é o grande Avatar descrito no Autobiografia. Este rapaz morreu aos 28 anos e existem várias fotos e vídeos dele na Internet. O verdadeiro Babaji nunca fora fotografado, nem filmado. As imagens que existem dele vem de um retrato falado, feito por um artista a pedido de Yogananda seguindo sua descrição. 

O "Autobiografia de um Yogue" é uma obra memórável e fascinante. Ao lê-lo, algo dentro de nós nos diz que seu relato é verdadeiro- uma vez que fora testemunhado por várias pessoas e realmente traz ensinamentos profundos dignos dos maiores  sábios que a humanidade já teve. Ao lê-lo, siga o conselho da Bíblia: analise tudo e retenha o bem. É difícil não querer comprá-lo mesmo depois de termos lido. É um livro pra se ter em casa, pra consultas periódicas e também um ótimo artigo para presente  .

 Todavia, se você não tiver condições e quiser ter um vislumbre dessa história fascinante,  você poderá baixar uma cópia  gratuita no link abaixo. Lembrando, esta cópia foi feita de forma amadora e contém alguns erros de revisão. Melhor mesmo é comprar o livro, mas se não for possível... siga seu coração :



 Boa leitura!

2 comentários:

  1. Grande livro!!!!!!!!!!! Foi um dos primeiros a me revelar a respeito da complexidade das existências iluminadas - que não dependem de religião, trajes, profissões... me fez pensar um bocado!!! Obrigado!"

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Alsibar, tudo bem?
    Tentei ler este livro uma vez mas o achei muito fantasioso, milagres demais e não consegui dar sequência na leitura.
    Assim que achar um tempo vou voltar a lê-lo pois talvez na época eu ainda não estivesse preparado ou então cético demais com relação à vida.
    Tem uma banda de reggae que gosto muito e que se chama Tribo de Jah que lançou um cd "quase" em homenagem ao Paramahansa.e que se chama Além do véu de maya. É uma banda muito legal.
    Gostei muito do seu novo artigo sobre os neo ad-vaita mas preciso conhecer o Ramana, sua vida e ensinamentos.
    Abraços, Jonaldo Lopes.

    ResponderExcluir