sexta-feira, 15 de julho de 2011

LAHIRI MAHASAYA : O YOGUE PAI DE FAMÍLIA

Lahiri Mahasaya - imagem da internet
                                                                 
         Lahiri Mahasaya causa um misto de espanto e admiração a todos que tomam conhecimento de sua vida singular. De um simples pai de família,  a um dos maiores yogues da história, seu principal mérito foi ter conseguido conciliar o ideal de vida yogue  com a vida familiar. Mesmo após seu despertar ou iluminação,  L.M. não abandonou seus deveres de marido e pai de família.  Trabalhava como contador numa companhia de trens, teve dois filhos e amparou sua esposa na velhice, cuidando para que ela tivesse amparo financeiro mesmo após sua morte. Provou através de seu exemplo, que a verdadeira renúncia é interna e que não há necessidade de isolamento e abandono da vida cotidiana  para aqueles que almejam dedicar-se à vida espiritual. 

          Mestre de Sri Yukteswar - guru de Paramahansa Yogananda- Lahiri encontrou seu eterno guru Babaji apenas na meia idade . Yogananda descreve este fascinante encontro no livro Autobiografia. Após ter encontrado um jovem yogue numa solitária e distante caverna no Himalaia,  L.M. reconheceu nele seu grande mestre Babaji e, aquela caverna, como sendo sua morada na última encarnação- pois tivera sido um  yogue renunciante. Após o miraculoso reencontro, Lahíri volta pra casa e conta aos amigos o acontecido. Mas ninguém lhe dá créditos, pensam que ele teve alguma alucinação. Para comprovar a veracidade de suas palavras, L.M. invoca seu mestre que se materializa diante do olhar espantado dos amigos.  Depois disso, L.M. passou a viver uma vida comum, parte do dia dedicado ao trabalho e afazeres cotidianos e parte dedicada à meditação e vida espiritual. Lahiri Mahasaya realizou vários milagres, curas e outros grandes prodígios. Sempre de forma discreta e humilde, sem nunca "pavonear-se" de nada. Após sua aposentadoria do trabalho, era frequentemente visto em posição de lótus, mergulhado em profunda meditação extática ou mahasamadi. Esta foto é o registro de um desses momentos, seus olhos fechados, a expressão misteriosa e enigmática, revelam o regozijo interno da Ananda, ou Êxtase espiritual.

     A história desta foto é digna de nota pois Yogananda conta que ninguém conseguia fotografar o grande yogue por mais que tentasse, uma vez que o mesmo era averso a fotografias. Houve uma vez que, apesar de seus protestos, tiraram uma foto dele juntamente com os discípulos. Todavia, ao ser revelada, o espaço destinado à imagem de Lahiri estava vazia. O fato foi amplamente comentado e divulgado.
     Um fotógrafo e discípulo chamado Ganga Dar Babu tentou pegá-lo uma vez , de surpresa enquanto meditava profundamente, mas a imagem não apareceu na hora da revelação . Após várias tentativas infrutíferas, o fotográfo desistiu e apelou diretamente ao guru que disse :
 "- Eu sou espírito. Pode sua câmera fotográfica refletir o espírito Onipresente?"  
     Foi então que o fotógrafo se arrependeu e implorou ao yogue uma foto do seu "templo corpóreo". Desta vez, o yogue consentiu e pediu que ele viesse no dia seguinte que ele posaria para uma foto. Destarte, foi que conseguiram uma foto do grande mestre yogue.
      Pelo que parece, só  há uma foto do yogue e várias versões da mesma. Apesar de mudar alguns detalhes, como as vestimentas e características do corpo, o semblante extático é o mesmo.

AUTOR: ALSIBAR
http://alsibar.blogsot.com/

    Fonte de pesquisa : Autobiografia de um yogue contemporâneo - Paramahansa Yogananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário