segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ERUDIÇÃO NÃO É SABEDORIA*




Como a humanidade poderá amadurecer? Como poderá evoluir se continuar cometendo os mesmos erros dos nossos antepassados – a saber- confundir erudição com sabedoria? A erudição tem  papel importante nessa nova fase da história. A ciência não evolui se não for através do conhecimento. Estamos na era da Informação e aquele que tiver mais informação, que for mais “antenado” e holístico, mais chances terá de ser bem colocado- profissional e socialmente falando. O que todos devem saber é que o “conhecimento”  não pode dar ao homem a sabedoria, paz de espírito, nem a felicidade que ele tanto procura.
 A felicidade não está nos livros, nem na Internet. O que tem lá são apenas conhecimentos, textos, registros sobre tudo e sobre todos. Mesmo que a pessoa leia sobre felicidade e sabedoria, ela não se torna nem mais feliz, nem mais sábio apenas por ler. Seria muito bom se fosse assim- mas não é. A leitura pode nos proporcionar entretenimento, estímulos,satisfação e uma espécie de prazer mental. Mas não estou me referindo a isto. Estou falando da felicidade que caracteriza o homem livre  do conflito e do sofrimento psicológico. 


Os livros são necessários. Através deles, o homem se informa, se entretém, viaja no tempo e no espaço, se distrai, relaxa, reflete, conhece, descobre . Mas quando o assunto é autoconhecimento e espiritualidade - temos que "tirar nossos sapatos". Nos despojarmos de nossas vestes . Morrermos para o conhecido. Para percebermos a Verdade diretamente, a mente tem que estar livre para ver. E isso não acontece se ela está sobrecarregada de informações, dados e conhecimentos gerais. 
A sabedoria só nasce quando o homem, despojado de seu passado, do saber e do conhecimento- olha para si, para a vida e para “o que é” de forma fresca, renovada, direta . Livre dos velhos filtros, das imagens idealizadas, do peso dos pensamentos e da distorção das palavras.
Alsibar (inspirado)
http://alsibar.blogspot.com
* Extraído do Manifesto Neoespiritualista

Nenhum comentário:

Postar um comentário