segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A CENSURA NOS BLOGS E O AUTOCONHECIMENTO



A Internet é um espaço livre para opiniões e pensamentos diversos? Você alguma vez já foi alvo de censura na Internet? Se um Blog se diz aberto às discussões, por que então não publica os comentários? Qual a relação entre estas atitudes e o autoconhecimento?Leia o artigo abaixo e reflitamos juntos sobre estas e outras questões.

É fato notório a quantidade de Blogs que proliferam na Internet. Muitos deles são sobre espiritualidade, autoconhecimento, canalizações, terapias, esoterismo, religiões e outros assuntos afins. O que mais me intriga em alguns desses blogs é a forma como eles censuram as opiniões que discordam da sua maneira particular de pensar. Sei que é um assunto polêmico, pois, teoricamente, o Blog é “dele”, todavia me espanta que estas censuras partam principalmente daqueles que se apresentam como espiritualistas. Ora, se não aceitam o contraditório, por que colocam na descrição do Blog expressões como “ discussão, reflexão, trocas de experiencias e idéias”? É, no mínimo, estranho.
Pouca gente sabe mas, eu criei este blog, depois que li  coisas absurdas sobre Krishnamurti em um desses blogs-ditos- espiritualistas . Ora, me senti no dever de, pelo menos, dar minha opinião sobre algumas afirmações que considerei errôneas e equivocadas. Qual não foi meu espanto ao constatar que meu comentário não fora publicado. Fiquei indignado pela desonestidade e covardia do blogueiro. É verdade que qualquer tem o direito de ser autoritário. Mas, estou falando dos blogueiros que na teoria demonstram serem abertos à discussão (na descrição do blog) e, na prática, revelam atitudes completamente contrárias ( ao não publicar a opinião discordante). Não estou me referindo a baixarias, ou comentários maliciosos- mas da opinião que, apesar de discordante, respeita o artigo do autor. Ou seja, pelo que me parece, são pessoas que não aceitam as críticas, como se fossem os donos da verdade. Agem como verdadeiros ditadores no  seu “espaço virtual” e, no entanto, posam de espiritualistas de mente aberta.
Isso me faz refletir sobre outras questões mais profundas. A verdade é que a visão que muita gente tem sobre espiritualidade está totalmente equivocada. Ainda acreditam que ser uma pessoa espiritualizada é conhecer muitos livros de ocultismo. Ou, fazer parte de organizações esotéricas para conhecer seus segredos e rituais . Não é à toa que Krishnamurti surgiu em uma das mais famosas escolas de mistério do mundo. É muito significativo isso, pois, é como se dissesse a eles- “vocês são tolos querendo conhecer os mistérios do Universo antes de conhecerem a si mesmos!”

O que pode surgir disso? Magos Negros? Homens arrogantes pelo seu conhecimento das forças ocultas? Do que vale tanto conhecimento? Ou , do que vale fazer viagens astrais, ler pensamentos, usar os poderes da mente – quando nos falta o principal- o conhecimento de si? Infelizmente, até mesmo a concepção de autoconhecimento está deturpada em alguns desses movimentos. Eles pregam o autoconhecimento dentro de uma perspectiva teórica confusa e equivocada. Há, inclusive,  práticas ritualísticas e disciplinas, que nada tem a ver com o verdadeiro conhecer-se. O  autoconhecer-se não é “saber que se é alma imortal” , ou  “conhecer seus erros e defeitos para poder trabalhá-los depois”. O verdadeiro autoconhecimento é poderosa força de libertação da ilusão do EGO. Essas práticas, apenas perpetuam-lo disfarçado de SELF ou EU SUPERIOR. Não é possível que o EGO analise o próprio EGO como se fosse algo diferenciado, separado de si mesmo.
Por isso que muitos “espiritualistas” não conseguem perceber sua próprias atitudes- como aquelas que citei sobre a censura nos blogs. Confundem sabedoria com conhecimentos livrescos e nem por um instante percebem o quanto o orgulho e o ego dominam seus espíritos. A atitude de censura nos blogs é apenas a ponta de um Iceberg. O problema por vezes é muito mais profundo. Como devem agir com seus subordinados, filhos e amigos ? Como devem tratar seus companheiros de viagem que discordam de suas opiniões? Será que com a mesma atitude autoritária? Mas como ele poderá perceber isso tudo? Quem vai acordá-lo desta ilusão? Como poderá despertar deste sono?
Não pode pois o EGO não deixa. Se for uma pessoa que tenha poder e posição, seja em casa, no trabalho ou numa organização- ninguém  terá coragem de dizer-lhe a verdade sobre suas atitudes- por puro temor. Mas, mesmo que dissessem, sua arrogância, seu ego, seu orgulho ferido, logo se voltaria contra esta pessoa e a esmagaria com todas as forças que tivesse. Lembrando que esta pessoa- hipotética é claro- se considera espiritualista. Só um grande choque poderá fazê-la refletir sobre suas próprias atitudes. O problema é que muita gente, ao passar pelo choque da crise ou resolver temporariamente o problema- logo, logo volta  a sua antiga arrogância e orgulho. Poucos, fazem a autorreflexão e procuram mudar. Alguns tentam mudar mas não conseguem e por quê? Simples: faltam-lhes o autoconhecimento. O único caminho que pode fazer uma pessoa realmente mudar, transformar-se  e evoluir.

Benditos são os que conseguem trilhar este caminho - pois não há outro.
ALSIBAR (inspirado)

6 comentários:

  1. É polêmico isso Alsibar! Não dá para generalizar o porque da postura de manter sem comentários ou com comentários. O fato de estar aberto a comentários também pode ser presença de ego, de necessidade de respaldo, de aceitação. Saber ao certo os motivos só mesmo a cada um. Sempre mantive meu blog aberto, no entanto, decidi manter fechado temporariamente devido ao massivo ataque que recebi no mês passado, ataques que não diziam respeito ao conteúdo dos textos, mas sim, a quem o escrevia. Muita baixaria mesmo. Não sinto a necessidade no momento de dedicar energia para posturas como essa e não creio que isso seja algo ditatorial. Prefiro dedicar meu tempo e energia em compartilhar do conteúdo e inclusive do conteúdo de outros blogueiros, entre eles, você. Isso é bem complexo mesmo. Se na vida real, presencial, já é difícil a comunicação, imagina só nesta imensa rede onde os ataques podem ser protegidos através de fakes e do anonimato? Como ainda não estou pronto, prefiro manter sem a opção de comentários. Quem sabe, mais a frente, abro novamente. Um fraterabraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Nelson!
    Só esclarecendo melhor, não sou contra a moderação. Mas acho que se o cara não quer o debate de idéias no seu blog, não deveria incitar a discussão na descrição do blog. Fiquei indignado porque o cara "detonou" Krishnamurti e ainda não publicou minha opinião- mesmo dando uma de "espiritualista mente aberta".

    Um fraterabraço, amigo!

    ALSIBAR

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, quem vêm prá "chuva" e não quer se molhar que traga o guarda-chuva da paciência e tolerância ou fique isolado na sua ilha da fantasia espiritual particular, pois ainda não sabe nada prá querer ensinar.
    Você foi muito claro.
    Obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Gostei por demais de sua reflexão. Lembrei de Aline, da cidade das pirâmides, que afirma: "O auto-conhecimento desperta a nossa consciência"."A consciência desperta nos leva a sabedoria de sermos senhores apenas de nosso universo"."Ninguém destrói ninguém, somos nós que permitimos a nossa própria destruição”. Veja o seu programa www.deolhonomundo.com e o seu blog http://deolhonomundoblog.wordpress.com/, tenho certeza que você irá gostar! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá Luz13...obrigado por sua visita e sugestões. Irei visitar sim. Fraterabraços!

    ResponderExcluir