domingo, 14 de agosto de 2011

APRENDA A MEDITAR CORRETAMENTE

MEDITAÇÃO : A ARTE DA QUIETUDE


Feche os olhos. Observe-se. No começo verás apenas o EGO. Não se assuste. Não condene, tente nem mesmo nomeá-lo dizendo “ isto é o EGO e isto não é.” Apenas observe. Esteja consciente. Não fuja, não discuta, não julgue, nem critique. Não tente alterar ou modificar o que você vê. Observe. O despertar não é fruto do agir ou do fazer.  Quando você faz ou age no estado de sono, está apenas sonhando que está agindo ou fazendo. A ação prioritária,  a única possível para um homem que dorme é o DESPERTAR . Somente depois é que ele poderá fazer alguma coisa.
Portanto, não aja! Olhe, veja, perceba, presencie, fique consciente, lembre-se de si mesmo -tudo isso são outras formas de dizer : DESPERTE! E então relaxe! pare de correr ou movimentar-se de um lado para outro, de uma coisa para outra, de um objeto para outro, de uma pessoa para outra. Apenas perceba  o movimento dentro e fora de você. Olhe para os pensamentos, os desejos, as reações, os sentimentos e as emoções. Perceba os sons externos, da rua, do vento, dos carros, dos pássaros, das pessoas, das vozes internas e externas. Apenas perceba. Não faça nada. Relaxe e descanse neste estado de não-movimento, de não-desejo, de não-querer- alterar-nada. Neste estado não há tempo, pois não há nada para se alcançar no futuro, nem nada para se lamentar do passado. Neste estado você não é nada e ao mesmo tempo é tudo. É um estado que é atemporal e impessoal. Nele revela-se o  eterno aquiagora. Ali está a Liberdade e a semente da  Verdade.
Isto é MEDITAÇÃO. 
 Tente isso sempre que lembrar e puder. No trabalho, em casa, antes de dormir, quando acordar, lendo, assistindo, dirigindo, conversando, dormindo, amando, escrevendo, esperando, andando, correndo, ouvindo música etc. Aos poucos você vai sentindo uma mudança   acontecendo “apesar” e independente de você. Você não entende porque ela está acontecendo e como -especificamente- ela age. Mas percebe que há uma ação ocorrendo. Sente transformações ocorrendo, mudanças de hábitos, novas sensações, novas maneiras de encarar as coisas. Sente o morrer do passado, dos velhos padrões e o nascer de novas perspectivas e paradigmas. Tudo que estava preso começa a fluir dentro de um movimento próprio, essencial, independente de sua vontade, desejo e direção. Mas CUIDADO nesta hora! Não  tente NUNCA dominar essa força , esse fluxo. Não tente controlar essa energia primal. Se tentares cairás novamente, como muitos caíram, se desviaram e se perderam. Por isso que Jesus alertou-nos sobre a importância da vigilância . Vigilância é lembrar-se que esse estado só se manifesta quando compreendemos que  não somos nada e que nada podemos controlar. Nada. Ou seja é rejeitar completamente o papel ilusório de CONTROLADOR.  
Há uma força maior que nós. Além de nós e controla tudo, independente de nós. Desde o movimento das partículas subatômicas até o movimento das galáxias imensuráveis.Quem é ele? Quem é esta força? Não sabemos. Alguns o chamam de Deus, Alá, Krishna, Tao, Buda, Jesus que importa o nome?Algumas vezes, sua mensagem chega até nós através de seus mensageiros que traduzem sua incompreensível linguagem para a nossa pobre linguagem humana. Disse ele, certa vez, aos Judeus:
“Aquietai-vos e sabei que Sou Deus, Aquele que é, que foi e Será”
A MEDITAÇÃO É O ESTADO DE QUIETUDE  ABSOLUTA nele se realiza o “movimento e repouso” falado por Jesus, o Zazen dos Zen-budistas, o Wu-wei  dos Taoístas, o “tornar-se a testemunha” pregado por Ramana  Maharshi , estado de  “atenção passiva sem escolhar” ensinado por Krishnamurti e  também pelos grandes Iogues  como Babaji, Lahiri Mahasaya, sri. Yukteswar e Yogananda. Só nesse estado há a verdadeira libertação e somente ele pode impedir o caos do mundo que nós mesmos criamos e perpetuamos ao longo do tempo.  Por isso, é dito que a verdadeira revolução, o mundo novo deve começar dentro de nós, só então podemos estendê-la a nossas familias, trabalho e vida social. Aí está a verdadeira semente de uma NOVA ORDEM MUNDIAL, sem disputas, sem guerras, sem divisões, sem violências, sem sectarismos, partidarismos ou religiões organizadas.

ALSIBAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário