Também chamado de "êxtase espiritual" , o Samadhi é o 'sonho de consumo" de nove entre dez buscadores espirituais. É um fenômeno psicofísico que emerge com a subida da Kundalini, despertando os chakras e causando diversas sensações e impressões, tais como: êxtase, paz, lucidez, intuições, insights, explosões de energia alegria sem causa, alteração do sentido do tempo e fenômenos extrafísicos como : telepatia, clarividência, sonhos lúcidos, etc.
Ao contrário dos 'samadhis' artificiais causados por drogas ,chás e técnicas de meditação, o samadhi que ocorre naturalmente causa uma transformação profunda na consciência. O samadhi confunde-se com a própria iluminação em si porque é ele que inicia o processo de transformação profunda do 'eu'.
Assim sendo, nem todo samadhi é Iluminação, mas toda iluminação é introduzida por um Samadhi. A diferença entre os dois é que a iluminação é um fenômeno mais amplo que inclui desde o êxtase, passando pela compreensão do 'eu' até a transformação permanente da psique.
A grande questão que todo mundo quer saber é: como alcançar o Samadhi?
Primeiramente : o verdadeiro samadhi é um acontecimento de ordem sagrada, transcendente ao pensamento. Os samadhis provocados por técnicas de meditação, jejuns, chás, drogas, mantras e autossugestâo são apenas vagas imitações do verdadeiro êxtase. Sendo assim, não há como provocá-lo de forma direta. A única coisa que o sujeito pode fazer é preparar a mente, criando as condições ideais para a manifestação do fenômeno. Isso inclui desde o autoconhecimento que desenvolve a sabedoria até o cultivo natural das virtudes e valores universais tais como: amor, humildade, respeito, gratidão, fé, entrega, generosidade, tolerância, serenidade, temperança, paciência, etc.
Além disso, o Samadhi, semelhante ao orgasmo físico, diminui e passa depois do clímax, já a iluminação não. Pode ser que depois de um episódio de Samadhi o indivíduo passe anos sem ter um segundo. Há pessoas que morrem sem nunca terem vivenciado nenhum samadhi ao longo da vida. Outras, chegam a ter alguns episódios apesar do grande intervalo de anos entre um e outro. A maioria dos espiritualistas vivenciam esse fenômeno por alguns instantes, horas ou dias. Todavia, quem o experimenta nunca mais o esquece. O livro ' O diário de Krishnamurti" descreve os fenômenos e impressões diárias provocados pelo Samadhi que Krishnamurti vivenciou ao longo de quase um ano.
Não existe apenas um tipo de samadhi. Há vários tipos e níveis . O que caracteriza um verdadeiro samadhi não é o que ocorre durante o fenômeno, mas sim o que fica quando ele termina pois é impossível continuar sendo a mesma pessoa, ou vivendo a mesma vida, depois de experimentar um verdadeiro e profundo Samadhi.
Alsibar Paz
Quer saber como preparar a mente e o espírito para a manifestação e vivência desse estado? Acompanhe os estudos do canal, blog e grupos de mentoria do whatsapp e Facebook. Links :
Canal YouTube: YouTube:https://youtube.com/c/DESPERTAREScomAlsibar
Grupo Mentoria Whatsapp:https://chat.whatsapp.com/CQzdx065Vk2FcmXLp08rpX
INSTA : @Alsibarpaz
Blog: https://alsibar.blogspot.com/?m=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário