sexta-feira, 17 de setembro de 2021

A TERCEIRA VIA ESPIRITUAL

 



Ao longo da minha caminhada, eu me deparei com diversas visões sobre a espiritualidade. Havia sempre duas correntes predominantes: uma mais conservadora e a outra mais liberal. A conservadora era marcada pela disciplina, controle dos sentidos e distanciamento dos prazeres sensoriais. Segundo essa visão, ninguém chegaria até Deus se não houvesse um completo e absoluto controle da mente e de si mesmo.

Por outro lado, havia a outra corrente encabeçada por gurus liberais como Osho. Essa via não exigia nada de controle ou disciplina. A ordem era fluir, observar, estar presente, ser completo e permitir tudo que se apresentasse. Percorri os dois caminhos dando o melhor de mim. Mas nenhum dos dois lados me trouxe a paz que eu tanto procurava.

Intuitivamente, havia em mim uma certeza íntima de que existia uma terceira via distante tanto do controle quanto da  permissividade. Um caminho livre  tanto da angústia do esforço, quanto da ilusão da facilidade. Essa intuição me levou a confiar no direcionamento dado por Krishnamurti.

Krishnamurti aponta o mesmo caminho de grandes mestres como Buda, Jesus e Lao Tsé. Todavia, sem os penduricalhos culturais e religiosos. Jesus, por exemplo, enfatiza a oração como caminho para o 'Pai'. Apesar de JK não falar sobre a oração, ela não contraria seus ensinamentos na medida em que lhe aproxime da Verdade.

A terceira via, portanto, é um caminho de investigação e experimentação daquilo que é verdadeiro, bom e útil. Não é um caminho de obediência cega, mas de autodescobrimento contínuo em que o sujeito é seu próprio protagonista.

Nesse contexto, os mestres servem muito mais de referenciais do que de juízes e fiscais.

À primeira vista, a terceira via pode parecer fácil  mas não é, uma vez que, o ego estará sempre sendo testado e confrontado em suas próprias ilusões e limitações.

Caminho do Meio, Jnana Yoga,  Caminho do Homem Astuto, etc. são alguns dos nomes usados ao longo do tempo para nomear essa terceira via  que tem na compreensão sua principal característica. Apesar desse caminho não exigir esforços sobre-humanos, ele demanda do indivíduo uma constante e apaixonada busca pela verdade acerca da natureza dos fenômenos, de si mesmo  e dos conceitos tidos como verdades absolutas.

Para isso, a reflexão, a meditação e a investigação imparcial  são os grandes instrumentos usados pelo buscador na sua viagem até o seu objetivo. A terceira via é uma busca constante pelo equilíbrio e, por isso, o ego a evita já que, no equilíbrio, ele perde sua centralidade e poder.

Sim, minha intuição estava certa:  existe uma terceira opção que não é nem fácil, nem difícil - tudo depende da força ego. Quanto mais poderoso ele for, maior será a dificuldade. Mas, quando o ego desperta para o fato de que ele mesmo é seu maior obstáculo, então o caminho se torna  leve, natural e prazeroso. Todavia, não é fácil perceber isso pois o ego não consegue aceitar que exista vida além de suas fronteiras e fora do controle de sua jurisdição

By Alsibar

Canais: YouTube:https://youtube.com/c/DESPERTAREScomAlsibar

Nenhum comentário:

Postar um comentário