terça-feira, 21 de setembro de 2021

A ILUSÃO DA ' AUTORREALIZAÇÃO'

 



A primeira vez  que ouvi essa expressão foi através de um livro dos Hare-krishnas intitulado 'A Ciência da Autorrealização'. Era um pequeno livro com a imagem de Vishnu na capa. Foi incrível o impacto que aquele título teve sobre mim na época.

Os livrinhos dos hares eram fininhos e baratos. Mas, mesmo assim, eu não tinha dinheiro para comprá-lo. Juntei minhas economias e , na primeira oportunidade que tive, comprei-o. Lembro-me da emoção ao começar sua leitura, emoção essa que foi, aos poucos, tornando-se decepção. Todas as minhas expectativas foram por água abaixo. O livro era filosoficamente fraco e, para ser sincero, não falava nada sobre autorrealização. Mesmo assim, aquela ideia ficou  impregnada de tal forma na minha mente que, dali por diante, fui procurar caminhos que me levassem à realização espiritual.

Hoje, passados algumas dezenas de anos, vejo que há grandes problemas com esse termo.

A palavra autorrealização passa a falsa ideia de que existe um 'objetivo' ( a realização de si mesmo).  E, para alcançá-lo é necessário um meio - sadhanas, técnicas e práticas espirituais. E, o mais grave, reforça a ilusão de que existe um 'eu' não realizado que precisa se realizar no futuro. Ou seja, três equívocos que fazem a pessoa se perder casa vez mais, ao invés de encontrar-se.

Mas qual é o fato? Qual a verdade?

A verdade é que o eu não existe. Se ele não existe, não pode ser aperfeiçoado. Se não pode se aperfeiçoar, então não há nenhum objetivo. E se não há objetivo, não  há necessidade de sadhanas, técnicas, meditações e práticas espirituais.

Compreender todo esse processo de nascimento do sentido do 'eu' é o que mais se aproxima da ideia de autorrealização. Mas por que ele é tão difícil de ser visto e compreendido?

É simples: a palavra autorrealização tem um forte apelo sobre a mente por reforçar o ego, ao invés de enfraquece-lo. Sentir-se uma pessoa autorrealizada dá um enorme prazer pelo sentimento de superioridade que  tudo isso provoca.

Porém, o verdadeiro sábio 'autorrealizado' é aquele que percebeu que não há um "eu" para se realizar. Não havendo um 'eu' cessam todos os esforços e sem esforço cessa o tempo. Até que, finalmente, tudo se reduz a nada. É nesse sentido de ser  'nada' que tudo se realiza.

No entanto, como ninguém quer ser reduzido a 'nada',  as pessoas fogem daqeles que pregam a verdade preferindo seguir caminhos que lhes dêem respaldo para sentirem que são alguma coisa - mesmo que isso não passe de uma grande ilusão.

(Alsibar Paz)

Canais: YouTube:https://youtube.com/c/DESPERTAREScomAlsibar

Grupo Mentoria Whatsapp:https://chat.whatsapp.com/CQzdx065Vk2FcmXLp08rpX

INSTA : @Alsibapaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário