segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

PARA ENTENDER “BIRD BOX”



Foram tantas pessoas  me fazendo perguntas sobre o último grande lançamento da Netflix de 2018 que resolvi  fazer um artigo dando minhas explicações sobre o filme. Já de início aviso:  impossível explicar o filme sem  spoilers (revelações) portanto, só leia-o depois de assisti-lo. Ou leia-o por sua conta e risco- está dado o aviso.

O filme “Bird Box” é um suspense apocalíptico e psicológico, dirigido por Susanne Bier e baseado no livro homônimo do escritor americano Josh Malerman. Não espere as costumeiras cenas de batalhas entre mocinhos e monstros- tão clichês em filmes de fantasia, ação e suspense. Há muita ação, sim- mas a questão da luta psicológica é predominante. Os personagens são constantemente desafiados a trabalhar suas mentes,  aprendendo a lidar com seus próprios medos , hábitos  e  também a conviver com os outros em um espaço limitado. Há muitas metáforas que dariam laudas de estudos e interpretações. Mas isso fica para outra oportunidade. O certo é que para se entender toda comprexidade e profundidade do filme  é preciso fazer algumas relações e ler nas entrelinhas- senão o filme não passará de um  trash sem pé, nem cabeça.

Ora, os grandes vilões são os extraterrestres- que nem aparecem no filme- mas submetem a humanidade a uma terrível condição que só atinge aqueles que entram em contato visual com eles. A “contaminação” se dá através da visão. Por isso, todos usam uma venda ou fecham  as janelas e portas para protegerem suas mentes e  vidas- uma vez que as criaturas não invadem as casas.  Esses monstros nunca são vistos de forma direta, ao contato visual, eles tomam a forma dos piores pesadelos da pessoa, levando-a à loucura e suicídio. Por isso que as pessoas precisam das vendas quando saem à rua ou se isolam de todo contato visual externo, caso estejam em casa. A protagonista, vivida pela talentosíssima Sandra Bullock, se vê repentinamente em meio a esse caos e se abriga em uma casa juntamente com outras pessoas. E aí começam a  viver dilemas e conflitos tendo a questão da convivência com os diferentes e da  ameaça dos monstros extraterrestres como pano de fundo.

Para entender melhor o filme , é preciso ter em mente uma das mais famosas teorias da conspiração : a dos Arcontes.  Apesar desse nome não ser mencionado no filme, há um personagem que fala sobre ela. Segundo essa teoria, os demônios de todas as religiões são, na verdade, extraterrestres. Ora, então por que esses demônios sempre foram representados de formas diferentes? Por que eles tomam a forma do maior medo das pessoas  conforme o tempo e a cultura . Mas, na verdade, seriam extraterrestres  interdimensionais que se alimentam do medo e do sofrimento humanos. Apesar de pequenas alterações na teoria original para manter o dinamismo da trama , o cerne da narrativa dos arcontes está lá:   extraterrestres  responsáveis por criar  medo e sofrimento na humanidade – pois deles se alimentariam- de acordo com a teoria . A diferença é que no filme eles conseguiram uma forma muito mais eficaz e poderosa de fazer isso : provocando o caos e o pânico nas cidades, ao tomar a forma daquilo que mais amedronta as pessoas. Como eles  conseguiram isso? O filme não deixa claro, mas dá uma pista de que seria  o começo do Apocalipse teria aberto uma espécie de portal para a ação livre desses seres.
Os Arcontes
À certa altura da narrativa, tomamos conhecimento de que algumas pessoas sofreram uma espécie de mutação  : os loucos, os psicopatas e os cegos. Eles são afetados de forma diferente: não cometem suicídio, mas passam a caçar as outras pessoas , forçando-as a abrir os olhos  para serem afetadas pelos ets e assim cometerem suicídio. Ora, por que os loucos  e psicopatas não cometem suicídio? Por que eles já vivem dominados pelo inconsciente- que é por onde os arcontes atuam.  Os Ets manipula-os, usando-os para capturar ou enganar  as pessoas que  se protegeram e ainda não foram afetadas por esse distúrbio mental. Ou seja, tanto os loucos quantos os psicopatas estão a serviço do mal representado pelos ets. E por que os cegos também não são afetados? Por que não conseguem ver a luz do sol e, portanto, não veem as criaturas. Mas estes últimos são totalmente imunes, ao contrário dos loucos e psicopatas que passam a trabalhar para “eles”- os ets.
Por fim, arrisco dizer que haverá um Bird Box 2, já que muita coisa deixou de ser resolvida ou explicada. Então,  assista  o primeiro e se prepare para grandes emoções caso haja um segundo. Sem fazer essas inferências  e sem compreender a teoria por trás dele, haverá o risco de terminar o filme com a terrível sensação do “não entendi nada”. Depois dessas explicações você poderá curtir plenamente um grande suspense psicológico, com ótimo elenco  e uma história incrível que, apesar de ficcional, pode até ter um “pé” na realidade.
              by Alsibar
              
              https://alsibar.blogspot.com/








Nenhum comentário:

Postar um comentário