terça-feira, 28 de dezembro de 2021

A ESSÊNCIA DOS ENSINAMENTOS DE KRISHNAMURTI

 



                   J. Krishnamurti publicou centenas de livros. A grande maioria foram compilações de palestras e diálogos que ele fazia quase que diariamente. Por incrível que pareça, a sua hiper produção que, em tese, deveria ajudar a esclarecer seu pensamento, teve, em muitos casos, o efeito contrário.

                   A questão, me parece, é que JK não queria dar respostas fáceis e prontas. Ele queria que o ouvinte fosse capaz de investigar a questão juntamente com ele, acompanhando seu direcionamento. Por isso, ele sempre começava do começo, lançando as bases, destruindo ilusões e, só então, chegava à conclusão final.

                 Tendo isso em vista, seria possível fazer um resumo da sua mensagem sem grandes imprecisões e mantendo-se fiel à essência dos seus ensinamentos?

                  Penso que sim. De fato, Krishnamurti ensina algo extremamente elementar: como ver/encarar/observar 'aquilo que é'.

                  O problema é que, em geral, as pessoas se excluem do fato quando deveriam ver a si mesmas- seus pensamentos, sentimentos, reações e emoções - como parte integrante do fato. Vamos pegar um exemplo: a ansiedade é o fato. Mas me separo do fato, tentando ficar livre dele. Nesse momento crio um outro fato: a separação observador ( aquele que vê o fato de estar ansioso) e a coisa observada (a ansiedade). E aí gera-se o conflito que passa a ser outro fato. E no momento em que vejo todo esse processo e tento dele me libertar crio um novo fato. Isso vai aumentando o conflito, a neurose e agravando o sofrimento.

                    Então, se formos fiéis aos apontamentos de Krishnamurti bastaria ver o fato a que chamamos "ansiedade" sem dar-lhe nome e, por conseguinte, sem tentar controlá-lo,  modificá-lo, nem mesmo observá-lo já que a "observação" já aconteceu no momento em que você se dá conta do fato.

                    Em suma, é ver "aquilo que é'  sem a interferência da palavra ou pensamento. E, caso ocorra a interferência, vê-la como parte inevitável do fato e não tentar modificá-lo. E, pronto, eis a essência dos ensinamentos de Krishnamurti.

Alsibar Paz 22/12/21

Participe do nosso grupo de MENTORIA para o DESPERTAR.(Contribuições voluntárias). Link :

https://chat.whatsapp.com/GxqM2vlJeglAP2Lc54rCr6

Nenhum comentário:

Postar um comentário