sábado, 10 de novembro de 2018

OS NÍVEIS MEDITATIVOS


OS  NÍVEIS MEDITATIVOS
by Alsibar




Alguém me perguntou : como saber em qual nível meditativo se está?

Primeiro, vamos conhecer alguns níveis de consciência meditativa. Para isso,  vamos dividi-los em 7 níveis , começando pelo 1 como sendo o nível de consciência normal das pessoas comuns também conhecido como "normose" ou "nível normal neurótico". Abaixo desse, vamos criar o  nível “zero” como sendo o estado patológico. Então ficaria assim:

0-      O PATOLÓGICO- Nessa faixa estão as pessoas que sofrem de depressão, ansiedade , síndrome do pânico , esquizofrenia etc. Esse nível piora à medida que desce abaixo do zero, por exemplo: -1, -2... Até alcançar um estado de completo desequilíbrio e loucura mental. São casos que necessitam de um diagnóstico médico e são tratados com terapias , medicação e, em casos muito graves, internamento.

1-      A NORMOSE - Nesse nível estão as pessoas consideradas “normais” pela sociedade. São pessoas que nunca se interessaram, leram ou praticaram nenhum tipo de meditação. São totalmente dominadas pelos pensamentos, identificadas com o corpo e com a dimensão mental/material. São totalmente dominadas pelos pensamentos, desejos e impulsos inconscientes.  Há alguns subníveis a saber:

1. Religiosos : os que professam alguma religião já estão um pouco mais avançadas em relação àquelas que não têm. Todavia, transformaram a religião numa espécie de balcão de negócios. Barganham com Deus.  Então, para agradar a Deus e ter dele algum benefício vão à missa ou aos cultos, dão dízimos ou ofertas e costumam ser muito ativos em suas igrejas. Sua vida espiritual se resume a irem às missas, cultos, rezar, orar, ler a  Bíblia ou seu livro religioso específico, fazer alguma caridade ou alguma ação social. Seu sentido de felicidade está ligado às coisas , pessoas e posição social. Muitas têm aquele tipo de fé que se traduz em petições- como se Deus fosse um atendedor de desejo. Mas, apesar da fé, vivem com medo de tudo e não se contentam em deixar que Deus lhes guie a vida. São diligentes no cumprimento dos seus rituais religiosos pois assim se sentem mais seguras e próximas de Deus.

2-      O MEDITADOR TÉCNICO -Nesse nível estão as pessoas que já praticam ou estão começando a praticar a meditação convencional, tradicional que faz uso de técnicas para controlar a mente. Essas técnicas incluem postura, consciência da respiração e uso de mantras para acalmar os pensamentos. Em geral buscam algum benefício de ordem física, espiritual ou emocional. Nesse nível a pessoa já sabe que pode “controlar” seus pensamentos e sua instabilidade mental através de técnicas específicas e da prática constante.

3-      ABANDONANDO AS TÉCNICAS-Esse é um nível um pouco mais profundo pois já se percebeu que a própria prática da técnica se torna uma espécie de prisão em si. Nesse nível a mente está muito mais silenciosa e consciente de si. A pessoa já consegue silenciar a mente fora do momento meditativo. Sua meditação extrapola os limites da prática e da técnica e se torna cada vez mais natural e espontânea surgindo naturalmente ao longo do dia e nos afazeres diários.



4-     NENHUMA TÉCNICA- Nesse nível há um silêncio profundo e imperturbável que caracteriza o estabelecimento da paz interior. A paz já pode ser sentida e percebida tanto pelo “meditador” quanto pelos que estão ao redor. Uma paz que se torna bem-aventurança em alguns momentos. Há insights e “coincidências” que estranhamente começam a acontecer de forma natural. A mente se torna cada vez mais estável e silenciosa. A intuição aflora. Sente-se uma proteção e uma presença constante de algo sagrado e desconhecido.

5-       NOVOS DESPERTOS - é o nível daqueles que "despertaram" mas ainda são muito novos na vivência desse estado por isso ainda cometem erros e tropeços. A compreensão está aflorando aos poucos e em alguns momentos ela é plena e noutras confusa. Como, por exemplo : U.G. Krishnamurti- que durante toda sua vida orbitou ao redor de grandes despertos como Ramana Maharish e Jiddu Krishnamurti tendo alcançado um estado de Despertar, mas ainda muito tênue e sujeito a variações e instabilidades.



6-      OS GRANDES DESPERTOS:  São aqueles plenamente despertos  tais como Jiddu Krishnamurti, Dogen, Ramana Maharish, Yogananda, Ramakrishna e assim por diante. É um nível de plena paz e unidade  com a Divindade, Tao, Realidade, Eternidade etc. Mas, esse nível não é o ultimo. O ápice é o nível do Cristo, de Buda , Babaji e outros grandes avatares.

7-      OS GRANDES AVATARES tais como Cristo, Buda e Babaji . Daí por diante deve haver novos e infinitos níveis mas estão além da nossa compreensão no atual estágio de desenvolvimento da nossa consciência.

Lembrando que esses níveis não são estanques nem fixos, eles foram aqui apresentados apenas com uma finalidade didática. Deve haver sub-níveis entre um e outro, mas esse tipo de apresentação ajuda o espiritualista a “se situar” e perceber onde, em que nível meditativo, ele se encontra e assim trabalhar em seu crescimento e evolução espiritual.


Ressalto que a própria pessoa deve fazer essa análise , ninguém pode dizer a outrem em que “nível” meditativo ela se encontra. É uma análise íntima e pessoal do indivíduo com ele mesmo e com sua própria consciência. Esse percebimento situacional pode ajudar o caminhante inexperiente em seu próprio processo evolutivo e  autoconhecimento. Além disso, estar em um nível mais profundo ou elevado não pode e nem deve ser motivo de orgulho. Pelo contrário, quanto mais evoluída é a pessoa, menos ela tem consciência de seu posicionamento ou nível. Daí, se conclui, que essa percepção de faixa ou nível espiritual só vai interessar aos que estão nos primeiros níveis pois quanto mais a pessoa desce para dentro das profundezas do Desconhecido, menos ela se compara aos outros e menos ela tem consciência de seu próprio progresso ou "valor" espiritual . Quanto maior é a descida, menor a consciência de si enquanto alma iluminada ou desperta, uma vez que ela se encontra em um nível de completo abandono e entrega ao Senhor . Ela é, mas não sabe que é por que vive como uma criança inconsciente de si enquanto ego, pessoa ou indivíduo separado do todo.

( Repostagem permitida desde que com os devidos créditos e endereço eletrônico do site)



Alsibar, 10 de novembro de 2018






Nenhum comentário:

Postar um comentário