quarta-feira, 24 de novembro de 2021

O LEGADO ( MALDITO) DO OSHO ( Bhagwan Shree Rajneesh)

 



Melanocetus johnsonii, mais conhecido como Peixe Diabo Negro, é uma espécie que vive nas profundezas oceânicas abissais onde não a luz não penetra. Ele atrai suas presas através de uma pequena “falsa luz” que é usada como isca para atrair peixes menores. Fascinados por aquela luz, as presas não têm chances contra a mordida e o veneno poderoso do Peixe Diabo Negro. Quando esse texto começou a ser gestado, logo de cara me veio a lembrança desse peixe como a imagem perfeita para simbolizar o Osho: uma falsa luz espiritual cujo único objetivo era prender aqueles que,  por sorte ou azar, entravam em contato com ela. O veneno do Osho não era apenas viciante e paralisante, espiritualmente falando, ele era muito mais perigoso do que se imaginava.

Peixe Diabo Negro

É inegável a contribuição do Osho para a libertação espiritual e sexual de toda uma geração de buscadores. É inegável o quanto ele ajudou a espalhar nomes de místicos, líderes e sábios famosos como Krishnamurti, Kabir, Ramana, UG Krishnamurti,  Gurdjieff, mestres do budismo e do sufismo Zen, etc. Ninguém pode negar também que muitos dos seus ensinamentos são belos, poéticos, sábios e ,  por que não, profundos?

 Mas, o que pouca gente sabe, principalmente aqueles que não viveram na época em que o mesmo estava vivo, é que todos esses aspectos positivos do fenômeno Osho tinha um endereço certo, uma clara intenção por trás: fazer adeptos, criar uma nova religião, criar um séquito de fanáticos seguidores, criar uma comuna poderosa e autossustentável, fundar uma cidade com o nome do Rajneesh, dominar tudo o que estivesse pela frente, passar por cima de todos, etc. o objetivo final parece trama de filme de ficção : dominar o mundo ou, pelo menos, uma boa parte dele. Muita gente despertou a tempo desse pesadelo — eu mesmo fui um deles. Quando ele morreu, havia uma sensação de que finalmente, o maldito Osho deixaria de fazer suas vítimas ao redor do mundo. Ledo engano!

Recentemente recebi um vídeo de um ex-sanyasin do Osho em que ele dizia que não estava nem aí para o que Osho fazia, pois sua presença era o que havia de mais importante nele. É desse tipo de coisa que falo: Osho se foi, mas deixou um séquito de seguidores cegos que estão dando continuidade ao seu projeto malicioso. Ao redor de todo o mundo e, principalmente, no Brasil pessoas ávidas por poder espiritual estão ocupando o espaço vazio deixado pelo Osho. Não é um fenômeno isolado e também não é algo novo. O próprio Michel Holly Hell da Netflix já usava as mesmas técnicas do Osho para enganar e explorar sexualmente os jovens. Basta assistir ao documentário Holly Hell para ver as incontestáveis semelhanças entre os dois: gestos, técnicas, termos, linguagem, abordagem, etc. Os sociopatas viram no Osho a receita infalível para conseguirem alcançar a excelência no campo da manipulação e controle mental usando a espiritualidade como pano de fundo. E o resultado?

Michel Holly Hell ou Andreas

Não há uma pesquisa séria nesse campo pois é um assunto delicado e tabu, afinal, estamos falando de liberdade religiosa que, no Brasil, é sagrada e intocável. Não é à toa que João de Deus passou uma vida estuprando, enganando e explorando as pessoas sem nunca ter acontecido nada com ele — apesar das várias denúncias ao longo do tempo. Se não tivesse sido a repercussão nacional trazida pelas reportagens da TV, com certeza, ele ainda estaria fazendo vítimas.

No caso dos imitadores do Osho, muitos ainda estão em começo de carreira, suas vítimas ainda são poucas e muitos das suas nefastas atitudes não podem ser tipificadas como crimes ou ilegalidades. Em geral, são pequenos deslizes: exploração da fé, preços exorbitantes por uma sessão, lavagem cerebral, hipnotismo, mentiras, ameaças veladas e desonestidade. Coisas realmente tão subjetivas que fica difícil tipificar e provar seu caráter perigoso e ilegal. Alguns desses gurus procuram se prevenir juridicamente, fazendo com que a vítima assine um termo em que exime o guru e sua organização de toda e qualquer responsabilidade por qualquer dano, financeiro, psicológico ou emocional que a vítima venha eventualmente a sofrer . Um total absurdo.

                 Ao longo desse meu contato com as redes sociais, tenho conhecido muitos gurus ou protótipos de gurus: pessoas que sonham em se tornar tão famosos, ricos e poderosos quanto o mestre. Alguns estão seguindo direitinho a cartilha maligna deixada pelo seu líder: minta, engane, explore, afague, hipnotize, controle. Use palavras bonitas, verdadeiras e tocantes: mesmo que não sejam suas, não precisa dar os créditos. Apenas fale as palavras que as pessoas querem ouvir. Denuncie os gurus, diga que não é guru, mas, na prática, seja seu líder e guru supremo. Faça seu marketing em cima da imagem de um homem sábio, iluminado e autorrealizado. Manipule de forma sutil para que as pessoas não percebam que estão sendo manipuladas.  Fale, sempre que possível, palavras sem nexo. Quando a mente está dominada, não importa o que você fala nem o que você faz. E, assim, aos poucos vá fazendo sua carreira de guru de sucesso.

Osho se foi, mas deixou um legado maldito que sem dúvidas repercutirá por muitos anos e, talvez, séculos através daqueles que estão copiando seus métodos nocivos de controle mental. Muitos desses candidatos a Bhagwan brasileiro usam a imagem de outros gurus mais populares e menos polêmicos: uma forma de penetrarem mais facilmente na mente das pessoas sem grandes resistências. Afinal, se apresentassem o Osho como mestre, a resistência seria bem maior por motivos óbvios. Mas, logo se vê que seu modus operandi é exatamente igual ao do Osho, não do outro guru que ele apresenta ao público como sendo seu mestre.


Frequentemente, escuto notícias de alguém que foi vítima desses gurus, alguns chegaram, inclusive, a me procurar — totalmente arrasados e destruídos: espiritualmente, emocionalmente e financeiramente. Não penso que quem causa essas coisas, de forma consciente e intencional, se livrará do carma que estão acumulando para si. Lamentavelmente, a droga do poder e do sucesso, não os permite enxergar que não estão agindo como iluminados, mas como monstros. A ilusão de maya  ataca a todos, inclusive aos supostos gurus. Em sua sanha por poder, fama e dinheiro, usam de tradições espirituais sérias e da imagem de gurus autênticos para satisfazer seus intenções megalomaníacas. O estrago que fazem na psique das pessoas é incomensurável. Até onde isso vai dar?

Enfim, pouco ou nada posso fazer. O que posso estou fazendo: esclarecendo, avisando as pessoas para não caírem nesses golpes. Para ficarem atentas contra os perigos e armadilhas nesse campo da espiritualidade. A falsa luz é uma realidade, um fato. Pesquise, analise, questione, duvide, não siga, não obedeça, investigue por si mesmo, seja seu próprio mestre. Não entregue sua vida nas mãos de ninguém. Não se deixe atrair pela falsa luz. E, aos que estão fazendo isso, mesmo sabendo o mal que estão causando, fica aqui o recado de Jesus, o mestre dos mestres: “ a quem mais foi dado, mais será pedido!”

By Alsibar Paz

24/11/21

15 comentários:

  1. Texto muito bom amigo e de muita ajuda e utilidade aos buscadores sinceros....

    ResponderExcluir
  2. Tem que colocar luz nas obras das trevas. Excelente!

    ResponderExcluir
  3. Tem mesmo que jogar luz nas obras das trevas. Excelente! Parabens!

    ResponderExcluir
  4. Texto esclarecedor e muito útil, sem dúvidas está fazendo sua parte na medida do possível.

    ResponderExcluir
  5. Osho, como todo espirito de maior potência e auto-realização que pasdou por aqui, deixou sua contribuição de encorajamento para a realização individual. Ele era constituído de luz e sombras como qualquer outro. Alguns se atém à luz e outros à sombra. Alguns se interessam pela doçura e outros pela amargura. É aquela estória da mosca e da abelha. Alguns tem a atitude da abelha que só busca a doçura e muitos outros tem atitude da mosca e só se interessa pelo amargor da bosta. Considero paranóica e infundada a sua condenação e perseguição ao Osho. Ele mesmo não se importava com nada disso, nem levava tão à sério a condição de guru. Fazia como uma brincadeira e como um meio viável para comunicar o alto nível da sua consciência. Você é um espirito vulgar. Um péssimo discípulo do Osho. Passou duas décadas aprendendo com ele e o que devolve à sua memória é não só ingratidão, mas incompreensão, condenação e perseguição. Se você não corrigir essa sua atitude satânica à tempo, você será destruído. Osho representa uma valiosa contribuição para o estágio evolutivo que a humanidade está galgando. Quem estiver alinhado às baixas forças contrárias mais cedo ou mais tarde será destruído. Na hierarquia Osho foi e está acima de Krishnamurti. Sua idolatria ao Krishnamurti o cega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrick, você é a comprovação de que tudo que eu disse no meu texto é verdadeiro.

      Excluir
  6. Você chegou num ponto em que precisava ser honesto pra admitir que Osho é mestre de espíritos duma categoria acima da sua. E por não ter essa honestidade, assumiu essa atitude de tentar rebaixá-lo, difamando-o. É uma atitude injusta muito comum entre os pigmeus. Aos leitores destes comentários recomendo a leitura de dois dos melhores e mais profundos livros do Osho: A PSICOLOGIA DO ESOTÉRICO e NEM ÁGUA E NEM LUA. Nestas obras qualquer pessoa íntegra pode constatar a íntegridade, humildade e sabedoria deste espírito que foi inequivocamente benéfico para a humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li esses livros todos quando foram lançados, na época.Sao livros lindos, sem dúvida. Mas não levam ao Despertar. São apenas 'cantos da sereia' como disse o amigo acima.

      Excluir
  7. O mais competente livro não conduz seres inconduzíveis. Nenhum livro conduz a nada. A culpa não está nos livros do Osho; está na sua esterilidade espiritual, no seu atraso e presunção de querer afirmar uma evolução que não possui, no apego às suas crenças superticiosas, nos seus apegos materiais, emocionais e mentais, na sua não aceitação e vivência das verdades anunciadas que estão todas escritas na nossa própria natureza mais íntima.Algo que você com certeza nunca teve acesso. Pois quem teve e tem acesso nunca poderá duvidar da autenticidade espiritual do Osho.

    ResponderExcluir
  8. Ok, Patrick, não vou apagar esse seu último comentário que, confesso, até gostei dele. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo excelente esclarecimento. Osho foi um falso guru.

    ResponderExcluir