quinta-feira, 23 de abril de 2020

UM DIÁLOGO SOBRE O INSIGHT




Nesse diálogo, eu converso com o Juninho- um amigo e buscador sincero - sobre o tema do “insight”. Devido a importância e o  papel fundamental desse assunto para a  jornada espiritual,  resolvi disponibilizá-lo aqui para que todos os buscadores sinceros possam se beneficiar, ou tirarem algum proveito dele. Boa leitura e comentem à vontade!

 Juninho: Na sua experiência pessoal, existe algo que pode ser dito estando além da mente e do pensamento, um algo que não depende de esforço, nem de raciocínio, um algo presente por si só?

Alsibar: Sim, claro. Isso é dito desde Buda. E eu também vi por mim mesmo que isso existe. O “insight” é isso.

 J: Mas isso é passível de ser perdido ou depende das condições mentais? Há Algum momento que você não está nisso e no outro penetra nisso mediante alguma atitude mental?

 A: Isso não é "perdido", nem "achado” porque não é uma "coisa" - não é como um objeto que você pode achar ou perder. Não é possível afirmar que isso dependa das condições mentais ou não-  pois parece não depender de nada. Isso vem por si mesmo, e também se vai da mesma forma que veio. Vamos pensar numa analogia: o  insight é como um raio. Nem todo raio toca o chão, mas há aqueles que são tão poderosos que acabam causando danos  como incêndios e mortes. O insight é como um raio, ele vem e desaparece. Mas o que ele causa em você vai depender da intensidade do mesmo. Ele pode trazer uma compreensão parcial de algo- o que JK chamou de "insight parcial”- o que para ele não tinha muito valor. Mas os verdadeiros insights têm poder de destruir/transformar o  centro do eu, do ego- o que JK chamou de  “mutação”. O insight, assim como um raio,  vem e vai. Mas seus resultados ficam , permanecem, assim como o raio físico  que deixa seus rastros de destruição por onde passa.


 J: Quais os mecanismos pelos quais isso se vai?  Atenção  pode evidência-lo? Existem algumas características que podem trazer a percepção disso? Seria possível que isso se firmasse? Será que isso veio para JK e ficou?

A: Entenda:

1. o ego não pode controlar nem causar isso. É um movimento que se origina fora do tempo e espaço. Então não há "mecanismos" nem para trazer, nem para liberar isso.

2.Não tem nada a ver com a atenção da mente ordinária, nem do esforço, nem de prática nenhuma .

3. Não há certeza nenhuma nesse campo. É algo sagrado, como uma espécie de "graça". Ninguém sabe ao certo como ele funciona. Há apenas suposições pois é um grande mistério.

4. Não se firma, não é fixo, não é morto- é algo vivo.  Pode durar um instante, dias, meses ou anos.

5. Não. Não ficou em ninguém de forma permanente e constante. Pelo menos é o que se infere de todos os místicos que li- inclusive Jesus.

J: Mas se é assim então não é um algo que está sempre presente sempre disponível? Sempre experienciável? Como uma luz sempre acesa na qual as experiências acontecem?

 A: Não. Não é algo “experienciável” . Aquilo que se experimenta não é "isso". Só se pode “experimentar”  algo no campo do tempo,  do espaço, da memória e da mente. Aquilo que se pode “experimentar”- como alguém experimenta uma comida, um passeio, ou um carro- não é “isso”. “ Isso” não tem nada a ver com experiências. Nesse estado não ha experimentador, nem experiência. Toda divisão cessa. Isso já aconteceu a diversas pessoas. Mesmo àquelas não religiosas ou espirituais, que nunca leram, nem praticaram nenhum tipo de exercícios espirituais. Mas, por outro lado,
isso também aconteceu a muita gente que tinha sede pela Verdade. Buda, Jesus, Paulo de Tarso, Santo Agostinho, Padre Pio, UG Krishnamurti, Dogen, Joyce Collin Smith, Rodney Collin,  Vimala Tankar - são alguns desses exemplos.

J: Mas no momento que isso não está acontecendo, de alguma forma eu sou inferior ou menos luz e vida em relação ao estado de quando isso está acontecendo?

 A: Sim , claro. O que difere o insight que eu tive ano passado do de Jesus por exemplo ? A intensidade, a força, o poder.  O que difere os insights que eu tive na adolescência desse último? A mesma coisa : esse último, por ter sido mais forte, trouxe mudanças mais drásticas e profundas.Quanto mais intenso é o insight mais revelador e transformador ele será.

J: Acho que você está se contradizendo agora .

A: Por que?

 J: Você cita esses estados como bons, desejáveis, bem vindos, agradáveis. Mas você já me disse que o desejar esses estados causa prisão, apego... e agora?

A:  Ótima pergunta. Você não pode desejá-lo. Você só pode desejar uma coisa : conhecer a Verdade. Se desejar esse estado, provavelmente nunca o encontrará. Mas se desejar conhecer a Verdade certamente a encontrará. Todos que desejaram com toda sinceridade do coração conhecê-la, encontraram-na.  Todos que tenho conhecimento tais como :Buda, Jesus, Santo Agostinho, O Canal das Cartas de Cristo, UG Krishnamrti etc etc- dentre outros.

J:  Olha como são as coisas. O curioso é que Sua experiência é a mesma descrita no advaita * a forma que você explica é similar ao advaita, apenas não usa os mesmos termos.

A: Pois é, mas quando falo sobre isso, que essa compreensão é a verdadeira não-dualidade, ninguém acredita.  Por isso prefiro nem citar o advaita. Tem sempre um guru, ou um “especialista” pra discordar de mim. Também não dou muita importância a isso. Não estou aqui pra provar nada a ninguém e nem quero convencer ninguém de nada.

J: Eu acredito. E se você disse aquele dia que eu tenho algum entendimento de advaita. Eu declaro que você realizou aquilo que o advaita aponta.

A: Grato amigo! Fica na paz!

(Editado e revisado por Alsibar)

* Advaita quer dizer “não-dualidade” e se refere ao ramo do Vedanta que defende a não- dualidade como essência última da existência.

Repostagem permitida desde que seja dados os devidos créditos e o endereço eletrônico da postagem:

https://alsibar.blogspot.com/2020/04/um-dialogo-sobre-o-insight.html




9 comentários:

  1. Se desejar esse estado, provavelmente nunca o encontrará. Mas se desejar conhecer a Verdade certamente a encontrará. Todos que desejaram com toda sinceridade do coração conhecê-la, encontraram-na.E conhecereis a verdade e a verdade vos libertara

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigado amigo! Próxima vez bote seu nome no próprio comentário. Mas ja imagino quem seja! 🙏

      Excluir
  3. O insight é a prova mais evidente da existência de Deus ou de algo superior? Por isso não está no tempo e não podemos manipular ou forjar um? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarissa Barbieri, não acho que o "insight" seja a prova mais evidente da existência de Deus, ou de algo superior- mas sim aquilo que ele te revela. Por que você pode ter um insight que não seja necessariamente algo relacionado a Deus- pode ser relacionado a qualquer assunto. Mas certamente, que é a manifestação de algo superior ao tempo e ao pensamento. Essa algo superior, nem sempre é entendido como "Deus" na forma como as pessoas geralmente o conceituam. Mas se você entende que Deus é aquilo fora do tempo e espaço- com certeza é isso mesmo que você falou. Abcs e obrigado pela participação!

      Excluir
  4. Assinar desejo ter orientação espiritual com continuidade sua gostaria de informações Agradecida aguardo Sandra cidade de Pelotas RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, basta me procurar nas redes sociais ou me mandar um email para o meu email que está aí no lado direito do blog. Abcs
      contatos:
      email : Alsibar72@gmail.com
      Facebook: Alsibar Paz
      Instagram: Alsibarpaz

      Fico no aguardo!
      Abcs!

      Excluir