sábado, 5 de outubro de 2019

QUAL O CAMINHO PARA A ILUMINAÇÃO? (What´s the way to the enlightment?)



Gostei muito desse diálogo entre mim e um amigo do Face, o Aramísio. Nele, falamos sobre  as técnicas de meditação do  "livro dos Segredos" do Osho, viagens astrais ,a natureza do ego e claro- iluminação. Achei-o bastante rico e esclarecedor  e , por isso,  resolvi transcrevê-lo e transformá-lo num texto para o Blog de forma que todos  possam se beneficiar com a discussão e reflexão. O texto final tem pouquíssimas alterações e  edições em relação ao diálogo original. Espero que gostem e retenham aquilo que lhes for benéfico e proveitoso. Ahhhh.... e fiquem à vontade para opinar. Boa leitura!

Aramísio: O que você acha da crença de que uma vez em viagem astral, pode se visitar no templo da sabedoria muito conhecimento em relação a tudo. Seria verdade?

Alsibar-Mentira.

P: O pior é que muita gente fala isso.

Als: Viagem. Fantasia. Alucinação. Mentira.O próprio Krishnamurti negou a  história de suas viagens astrais e supostos encontros com os mestres . Bom, a viagem em si existe. Só não é como as pessoas imaginam ou gostariam que fosse.

Ara: E as 102 técnicas do “Livro dos Segredos” do Osho, tem alguma que você recomendaria?
Als- Não estou me lembrando...

Ara: É o melhor material do Osho, são 6 volumes. É o melhor material que já li.Ele apresenta as 112  técnicas mais conhecidas da história, para a Iluminação.

Als- Ahhhhhhh.... sim. Li na adolescência. Não recomendo nenhuma . Nenhuma técnica pode lhe iluminar.

Ara-Então qual seria o melhor caminho, maneira ou forma?

Asb- Nenhuma. Repito: nenhuma.

Ara- Nem a do Ramana: a auto inquirição "Quem sou eu"?

Als: Você conhece alguém que se iluminou só praticando isso? Acha mesmo que uma simples técnica seria capaz de iluminar alguém?

Ara: Não conheço.Mas como no Brasil não há tanto!

Als: O "caminho" da iluminação não é fácil. Nem simples. Não é pizza. Não é fast food . Não está à venda no mercado e guru nenhum pode te dar ou vender. Os mestres apontam, indicam o caminho . Mas este é pessoal, individual e subjetivo. Técnicas como a do Ramana não fazem a menor diferença se não houver toda uma série de fatores em conjunto. Esses outros elementos são o que preparam a "vinda" - a técnica é apenas um meio para testar e fortalecer a fé, a vontade, a perseverança e a entrega do aspirante. Sei que reduzir a Auto-inquirição de Ramana a uma simples repetição é um equívoco, mas como o assunto principal aqui não é esse, então pra simplificar : tanto faz dizer “ Quem sou eu?” ou “ Eu sou”ou “Jesus Cristo” ou simplesmente prestar atenção à respiração ou apenas silenciar- não vai fazer a menor diferença.

Ara: Do caminho árduo, tenho experiencia pois estou nele há mais de 40 anos... Penso sinceramente que o maior problema é o ego.

Als: Com certeza. Mas um mestre habilidoso poderia até indicar a “receita” correta pra cada pessoa. Como eu disse certa vez: tá mais pra receita de médico do que de bolo. Porque cada pessoa é diferente e está em algum ponto ao longo do "caminho". Mas esse trabalho pode ser desgastante, complicado e até um fardo “pesado” . Além disso, é difícil encontrar um aluno com a disposição necessária  ao aprendizado e ao crescimento.  Em geral, o ego  não confia, se fecha e se autossabota.

Ou seja, mesmo o ego tem que ser inteligente e sábio no que diz respeito ao seu próprio papel e responsabilidade nesse processo. Ele não pode achar que o mestre o levará à iluminação sem que ele faça sua parte. O mestre é apenas uma bússola. Ele apenas coordena o trabalho, diz o que deve ser feito, mostra, aponta... mas é a própria pessoa que deve se virar para "caminhar".

Ara: Sim, o Osho falou muito disso; hoje, mesmo li sobre isso no 4ª volume do “Livro dos Segredos.” O caminho é difícil e longo sim e pode se estender por várias vidas.

Als: As pessoas não querem se iluminar amigo. Elas querem ser bem sucedidas. Alcançar um estado sublime de paz, felicidade e sabedoria. Isso não é iluminação.Tá mais pra ilusão.Elas veem o Osho naquela pose, mandando em tudo, sendo servido por todos, cheio de dinheiro, bajulação , atenção e fama e pensam: “ Uauuuuuuuuuuu! Quero isso pra mim também!”. Mas isso não é iluminação. E  é por esse e outros motivos que raramente alguém a alcança.

Ara: Verdade. Eu passei 40 anos dentro do evangelho buscando esta experiencia, mesmo sendo chamada por outro nome; mas a busca era a mesma. Só que dentro de uma religião e  eu atuando como pastor ficaria muito difícil.

Als: Sim .Todos procuram experiências. Mas Deus não é uma experiência. Não é algo que você experimenta.

Ara: O que fazer, então? Será que não existe um caminho mais definido?

Als: Tem sim. Mas ninguém chega lá com pressa, nem à força.Você tem que ajeitar sua casa interior primeiro. Depois, deixe a porta aberta. Mas não espere, não fique de vigia, não tenha expectativas. Deus é a Brisa Divina. Você não manda na brisa. Por isso, nem mesmo a espere. A verdade é que as pessoas querem coisas rápidas, resultados rápidos. Por isso, muitos se iludem e se apegam às esperanças e promessas de um guru qualquer que lhe  venda a ideia de uma iluminação “fast-food” .

Ara: Eu já li muita coisa sobre tudo isso, mas muito mesmo! Mas há muitas contradições entre os expoentes.

Als- Sim. Há mesmo . E este é mais um dos motivos que atrapalham o “florescimento”.

Ara: Como a última verdade está dentro de cada um de nós, o caminho tem que passar pelo auto conhecimento .Porque você é jogado de um lado pro outro e fica mais perdido ainda.

Alsi : Exatamente.Mas  quase ninguém sabe o que é autoconhecimento. Não é o autoconhecimento da psicanálise, portanto não é uma análise. A análise é apenas o começo do começo.

Ara: Quanto mais lemos, mais conhecimentos adquirimos, mas esse conhecimento passa a nos distanciar  mais ainda do alvo!

Als: Isso que você tá percebendo já é um bom sinal . Já é uma vela que se acende .O autoconhecimento fica nas camadas mais superficiais. Seria uma “prévia”, uma “preparação”. Mas chega um momento que mesmo o autoconhecimento como dualidade “sujeito x objeto” tem que ser superado sob o risco de tornar-se um estorvo .Vê como é complicado?

Ara: Sim, muito difícil! A nossa vida toda foi norteada na base da dualidade e  mesmo quando procuramos negá-la, ainda assim ela está arraigada na nossa base de compreensão.

Als: Isso. Por isso que é tão difícil superá- la  . Você tem que saber onde você está, se "situar" pra ela saber onde está... Precisa de uma auto análise inicial, porque é uma análise simples, conceitual, analítica. Esse  "situar-se" não é temporal, não é de distância física mas distância qualitativa, de perceber o quão distante se está  da sabedoria, do autoconhecimento . Por exemplo, pegue o seu caso:  essa sua percepção sobre as a limitação das leituras já mostra um certo avanço, uma certa maturidade em relação a quem ainda está na ilusão de que a leitura leva à iluminação.

Ara: Entendi. É como você disse: o começo do início.

Als- Isso... Então, iluminar-se é um processo de libertação das ilusões e da própria ignorância. Se você conseguisse se libertar dessas ilusões em um só golpe seria maravilhoso, mas na prática, isso é quase impossível.

Ara: Se eu pudesse, me ausentaria de tudo e focaria somente isso. Sei que não é o certo, mas não consigo ter prazer em nada mais a não ser nessa direção. Me sinto desnorteado e perdido.

Als: Todavia, é importante compreender que cada salto para o “próximo nível de compreensão”  se dá de forma abrupta... Sendo que nesse caso não há graduação.

Ara: E até inesperados.

Als: Sim. Mas você tem que preparar o terreno para que isso possa  acontecer, mas não há garantia nenhuma. Daí a necessidade da fé.

Ara: Mas é difícil até nessa preparação, nos perdemos!

Als: Verdade. Sempre há essa possibilidade de se “perder” ao longo de todas as etapas do processo de despertamento.

Ara: Sim...

Als: Você deve apenas fazer sua parte que é: preparar o solo. Adubá-lo. Lançar a semente...  Mas é Deus quem a faz florescer, crescer e dar frutos.

Ara: Verdade. Paciência e auto observação são imprescindíveis nesse processo...

Als: Depende amigo. Por isso que você tem que tentar “situar-se”. Explico: a paciência deve vir acompanhada de fé, gratidão, humildade, bondade, sinceridade, entrega, honestidade, vontade, devoção etc. Esse é o começo, a base de tudo, o arroz com feijão,  os alicerces da casa. Já a auto observação faz parte da etapa inicial do Autoconhecimento. Porque NO INÍCIO ela é realizada através da observação de si. Faz parte da etapa inicial do processo. Seria, por assim dizer, o primeiro nível do Autoconhecimento. Mas nos níveis mais profundos a auto-observação se torna um obstáculo porque perpetua a divisão “sujeito x objeto”.

Ara: Mas eu quero fazer uma observação .Você disse que: “Ou seja, mesmo o ego tem que ser inteligente e sábio no que diz respeito ao seu próprio papel e responsabilidade nesse processo”. Mas não é verdade que o ego tem que ser eliminado e que tudo que acontece na vida da pessoa antes da iluminação é consequência do Ego?

Alsi: Boa pergunta...Amigo quem elimina o ego? O próprio ego? Tudo que acontece de sofrimentos e conflitos antes da iluminação é consequência do ego, sim. Mas quem é o ego? Muita gente fala de ego mas não sabe exatamente ao que está se referindo.

O ego tem muitas faces, aspectos e dimensões.O que causa sofrimento são os aspectos doentios, negativos, ruins do ego.De fato, o ego é uma parte importante de nós.O problema é quando ele está no centro de comando do  ser.O ego são nossos desejos, nossas buscas, ilusões....O ego em seu aspecto de desejo é o eterno "vir-a-ser" ou a eterna insatisfação.Mas quando o ego, que é parte constituinte de cada um de nós, entende sua própria nulidade, ilusões e limitação o que acontece? Ele perde força, energia e vitalidade.

Em outras palavras : quando você mesmo em sua dimensão egóica percebe e realiza a compreensão de que seus desejos, ilusões, tempo, pensamentos etc - é o grande causador de todo o conflito, dor e sofrimento então o q acontece? Ele se "aquieta". Vai perdendo gás, força, energia, significância, centralidade... mas Ele não morre.Continua  a atuar na vida prática dentro de suas limitações.
O ego é necessário e útil e quando  compreendido e “aquietado” por conta própria, ele passa a ter uma função prática.

É o ego que te conecta com as coisas do mundo, do corpo, da matéria.É ele que te avisa das tuas obrigações sociais, profissionais e legais.É o ego que te faz pagar tuas contas pra tu não ter problemas e talvez ser processado e ir pra prisão. É ele que tem o senso da responsabilidade prática do dia a dia. É quem cuida da proteção do corpo, que o defende e que vai atrás de satisfazer as necessidades , que inclui o prazer- claro.É ele que pensa, que reflete e que analisa sobre os perigos e demandas  da vida,da sociedade e do dia-a-dia. 

O que seríamos sem a proteção e o trabalho importantíssimo do ego? Certamente morreríamos ou viveríamos criando problemas inúteis.
Enfim, como diz no Gita: o ego é um péssimo Senhor, mas um ótimo servidor.

Ara: Entendi

Alsib: Abcs!

(Meus agradecimentos ao Aramísio por ter autorizado a postagem do diálogo)
  •  
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário


Um comentário: