segunda-feira, 6 de maio de 2019

O QUE ACONTECE DEPOIS DA MORTE

                                          

 (Esse artigo é o resultado de uma conversa real que tive com um amigo pela Internet. Algumas edições foram feitas para se adequar ao gênero do artigo - mas a essência da conversa foi preservada. Agradeço ao Aramísio pela grande oportunidade de dissertar sobre assuntos tão importantes e que confundem tanta gente. )

Pergunta:A minha dúvida é a seguinte: Se o Eu Superior de uma pessoa é a centelha divina que está nela, ou o próprio Deus, quando uma pessoa que viveu aqui uma vida totalmente dissoluta sem ter se preocupado em nada em relação a Deus, e morre sem ter sido iluminada o que acontece com esse Eu Superior, se ele é Deus e inseparável dele?! Se ela não foi iluminado vai ter que retornar. E o que acontece com ela entre a morte e o retorno? Uma pessoa tem que ter algo eterno, em si, além do Eu Superior ?

Alsibar: Deus é a essência do universo. Ele existe tanto nas coisas animadas, quanto nas inanimadas. É a Luz, a essência de tudo que existe. Ninguém sabe exatamente como Ele é pois não é material . Termos como : luz, centelha divina, alma, essência, átman etc são apenas palavras para descrever o que não pode ser descrito, nem entendido pela limitada mente humana. Os próprios cientistas estão à procura dessa "essência divina" que eles chamam de  Bóson de Higgs ou Partícula de Deus. Alguns  afirmam que a essência da matéria é luz, outros que é vazio e outros que é a Consciência, Vibração, Som etc. Mas ninguém encontrou a verdadeira natureza dessa essência - e dificilmente a encontrará porque ela não pode ser captada pela mente.
Além da essência divina, há o "espírito vivente", a vida, a energia vital que muitos chamam de espírito. Ele  nos é tirado por ocasião da "morte" do corpo e nos é dado por ocasião do nascimento. Ora, quando a pessoa morre - seu espírito, a vida, a energia vital- retorna para o Pai, para o Universo - ou como queira chamá-lo. E o que reencarna? O carma, o fluxo de informações, a carga de tudo que a pessoa foi, viveu, sentiu, desejou e pensou ao longo da vida. É  o carma que vai determinar tudo da nova vida, em um novo corpo que pode renascer noutro espaço-tempo (dimensão)  - ou nesse mesmo.

Entre uma encarnação e outra a pessoa vive numa espécie de limbo, parecido com o sonho - que os budistas chamam de Bardo. Ou seja, ela não tem consciência de que está "morto". E como não tem essa consciência  ele NÃO SE COMUNICA com os tais “vivos”. Uma boa analogia são os sonhos. Quando sonhamos não temos consciência de que sonhamos - salvo raríssimos e rápidos sonhos lúcidos. Segundo o Bardo Thodol, se um ser é inconsciente em vida - ele o será inconsciente na "dimensão da morte". A consciência do sujeito fica num estado semelhante ao sonho, durante o qual o inconsciente projetará imagens de seres, coisas e situações de diversos tipos. Mas tudo é apenas manifestação da própria mente da pessoa. Ela fica nesse estado até encontrar um novo "útero" e , finalmente, se reencarnar e recomeçar um novo ciclo de vida.
O que é que continua na pessoa após a morte? O fluxo do carma/informações que  é o próprio inconsciente com suas ações, memórias, desejos, visões, tendências, pensamentos, vontades, inclinações, emoções etc. É esta "massa" de informações que influenciará e recriará  um novo corpo em uma nova manifestação dimensional. Então, o “José” não é eterno porque o “José” é consequência de uma energia cármica que condensou um corpo em um espaço-tempo específico. Para formar o “José” foi necessário não só a energia cármica trazida de outras vidas como também tudo aquilo que ele viveu naquela etapa específica e que contribuiu para formar a individualidade corpo-mente chamada “José” : educação, experiências, vivências e a forma com que ele reagiu, lidou com tudo isso.
Quando o “José” finalmente "morrer", a energia cármica do inconsciente  irá renascer noutra dimensão ou espaço-tempo e moldará um novo corpo. Detalhe: há infinitos espaços-tempos - você  não escolhe, nem controla nada desse processo. É o carma que irá determinar o próximo nascimento que pode ser tanto nessa mesma dimensão seguindo a mesma cronologia histórica, mas também o "espírito" pode renascer no passado, ou no futuro. Ou, ainda, noutra dimensão qualquer sempre pré-determinado pelo carma.

O iluminado renasce? Claro. O próprio Jesus renasceu. Além de vários  outros " iluminados" como Padre Pio, Francisco de Assis, São João da Cruz etc etc. Por que renascem? Para progredir cada vez mais. Uma vez que a evolução só é possível em dimensões dominadas pela ilusão. O próprio Jesus disse que seu sofrimento foi necessário para entrar ele na "Glória do Pai". A própria palavra "reencarnar" é inexata porque tudo é uma ilusão - ou seja - se não existe matéria, não existe "carne". O que chamamos de "carne" apenas parece ser. E o são aos nossos sentidos, mas é apenas uma impressão sensorial . Os seres precisam da ilusão da concretude que lhes proporciona a resistência necessária para poderem evoluir.
Quando os mestres falam em moksha ou "Libertação" há várias conotações aí. Pode ser tanto a libertação do renascimento compulsório em um plano pesado  e sofrido como este em que vivemos ( samsara físico). Como também  pode ser a libertação do ego  causador do sofrimento ( samsara interno) . Outra conotação possível é a libertação da ignorância e das ilusões- que também causam sofrimento. Já a libertação de toda e qualquer necessidade de renascimento em qualquer espaço-tempo ou dimensão, seja por missão ou obrigação, é algo que a literatura espiritualista cita - mas que está além da nossa compreensão.

O sofrimento de um sábio iluminado ou místico não é como o de uma pessoa comum. Os seres humanos, em geral, vivem mergulhados em suas ilusões e dores. Já o iluminado passeia tanto pelos dramas humanos quanto pelo êxtase divino. O sofrimento deles tem uma razão e eles se submetem aos poderes supremos como forma de evoluírem. Todavia, logo depois que passam pela via dolorosa, emergem em êxtase, luz e poder.
Há várias opiniões sobre essa questão do iluminado precisar ou não se reencarnar. Ele pode até não ter necessidade de reencarnar - mas precisa caso queira evoluir. Basta ver os exemplos ao longo da história : Jesus Cristo, Paulo de Tarso, São João da Cruz, Padre Pio, Francisco de Assis, Santa Terezinha etc será que eles vieram aqui a passeio? Acredito que não. Eles podem não ter carma como os seres humanos comuns, mas amadurecem, crescem, aprendem e evoluem. Apesar de suas encarnações serem missionárias, não são menos dolorosas e talvez sejam até mais difíceis do que as do resto do mundo.

O iluminado não tem carma pesado, resultante das ilusões do ego, como os tem a maioria dos seres humanos. Mas precisam evoluir como tudo no universo. O fato de haver seres mais iluminados do que outros aponta para isso. E se há níveis de evolução é porque os iluminados evoluem. No livro Autobiografia de um Yogue, Yogananda relata que Sri Yuktéswar- seu mestre- se reencarnou em outra dimensão com a mesma missão  que Jesus teve aqui na terra. A diferença é que lá é uma dimensão mais evoluída do que a nossa, e ele renasceu para ajudar seres evoluídos a queimarem resquícios de carmas e, assim, passarem para um estágio evolutivo superior . Babaji, Lahiri Mahasaya, Sri Yuktéswar e Yogananda ilustram bem o que eu digo:  quatro iluminados com níveis evolutivos diferentes. O que demonstra que mesmo entre os iluminados há gradações diferenciadas, havendo, portanto - evolução mesmo depois da iluminação.

By Alsibar Paz

Canais: YouTube:https://youtube.com/c/DESPERTAREScomAlsibar

Grupo Mentoria Whatsapp:https://chat.whatsapp.com/CQzdx065Vk2FcmXLp08rpX

INSTA : @Alsibarpaz


Um comentário: