Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

KRISHNAMURTI FALA SOBRE OSHO – BHAGWAN SHREE RAJNEESH



Durante o mês que eu passei trabalhando em Zurique eu encontrei Deeksha (ex-discípula do Osho). Em sua aflição ela foi procurar Krishnamurti, a única pessoa que Bhagwan reconhecia como igual a ele. Krishnamurti não tinha tempo para Bhagwan e, particularmente, fazia objeções ao uso da palavra Bhagwan (Deus); “ninguém a não ser o próprio Deus deveria usar este título”- ele dizia. Krishnamurti tinha dito a Deeksha:

“Eu recebi centenas de cartas de todo o mundo me perguntando porque eu não falo publicamente contra este homem.  Mas eu não farei, pois esta não é minha maneira de agir. Este homem é um criminoso. Você tem que entender isso muito claramente. O que ele está fazendo com as pessoas em nome da espiritualidade é um crime. Ninguém deve se render a outro ser humano- e ele é simplesmente um ser humano- sua principal manifestação da consciência é sua capacidade de tomar decisões por si mesma. Você cometeu um grande erro em dar-lhe tal poder por doze anos, mas entenda isso: nenhum homem tem poder exceto o poder que seus seguidores lhe concedem. É por isso que ele precisa de pessoas ao redor dele o tempo todo, e quanto mais, melhor”.

(…) Quando Krishnamurti chamou Bhagwan de criminoso, eu suspeitei que não estava se referindo à desobediência das leis civis. Ele estava se referindo ao mal uso de poderes psíquicos e hipnóticos.

Hugh Milne, Bhagwan, the god that failed- pg 275-276
( Hugh Milne: Bhagwan- O Deus que Falhou)
Caliban Books, London 1986

102 comentários:

  1. complementando o outro artigo. A Grande lucidez do Adorável Jiddu... E sua simplicidade... Como são diferentes os poucos que conseguem passar do "estágio" de "mutantes"... grande artigo...

    ResponderExcluir
  2. Krishnamurti é definitivamnete um grande contribuidor para a humanidade.

    ResponderExcluir
  3. Krishnamurti está acima do bom senso, pois a verdade dispensa julgamentos, ela é um fato, ou seja, é o que é.

    ResponderExcluir
  4. Li uma meia duzia de livros deste grande Homem. Sua clareza e sinceridade sempre me impressionaram.

    ResponderExcluir
  5. Ler Krishnamurti foi 1 baque em mimha vida... a clareza no que ele diz é tao impressionante que o simples... o fto, seila como dizer, se tonar dificil de internalizar.

    Nunca li nenhum autor igual.

    ResponderExcluir
  6. Nao consigo nem acreditar que um iluminado fabricado como foi Krishnamurti pode falar mal de um Verdadeiro Mestre como foi Osho. Osho foi um Jesus contemporaneo que foi morto envenenado por talium! A historia se repete e as pessoas nao fazem a conexao. Os fracos falam mal dos fortes! Alem da vasta obra em videos e livros que Osho deixou para nos acordar do sono profundo! E ainda as pessoas nao tem respeito para com Ele, Osho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Aí que está a ilusão; não é no furdunço da fama, aparência, multidão que está a verdade. Isso encobre a verdade; por isso Krishnamurti não permitia que o venerassem; caso contrário jamais explicaria a verdade a ngm.

      Excluir
    3. Eita que esse aí foi enganado direitinho- comprou mesmo a versão oficial dos discípulos do Osho. Se informe mais amigo e tenha mais "senso crítico". Já está mais que provado que Osho não foi envenenado por Tálium- mas por sua própria ganância e loucura- abcs!

      Excluir
    4. hoje em dia, a melhor resposta é o documentário "Wild Wild Country" sobre osho no Netflix... é aterrador, pior que filme de terror!

      Excluir
  7. Meu caro Anonimo de 9 de julho,

    Basta olhar nos olhos de Osho em muitas de suas fotos de quando ele está mais velho para perceber que se trata de uma pessoa desequilibrada mentalmente!
    JK tem muitas falhas, o "desconhecido" por exemplo, mas se vê de longe que alguém mais sincero que Osho!
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. Ao amigo Anônimo de 09 de Julho...

    Essa é uma versão dos fatos fabricada pelos discípulos do círculo interno que cuidava do Osho em seus últimos momentos de vida- a quem interessava a manutenção do mito- óbvio pois rolava muito dinheiro.
    Osho nunca foi envenenado por Tálium, pois sabe-se que um dos sinais de envenenamento é a queda total dos cabelos - inclusive pubianos. Osho morreu com uma longa barba. Na verdade, a outra versão é que ele cometeu suicídio, pois seu grande amor- Vivek- havia cometido suicídio um mês antes dele- dizem que ela simplesmente não suportou a insanidade do mestre e amado, outrora tão lúcido e sábio. As suspeitas que tenha sido por overdose de Ácido Nitroso- no qual ele era viciado.

    Para quem quiser se informar melhor leia os artigos de Christopher Calder- cuja tradução para o Português foi feita por mim. Lembrando, essa é apenas mais uma versão. Infelizmente só quem estava lá sabe realmente o que aconteceu, e esses não estão interessados na verdade.

    Leia nos endereços abaixo o artigo do Calder. Ou então procure nesse mesmo blog nas postagens mais populares, leiam e tirem suas próprias conclusões.

    http://alsibar.blogspot.com.br/2012/05/quem-foi-osho-bhagwan-shree-rajneesh.html

    http://alsibar.blogspot.com.br/2012/07/quem-foi-osho-segunda-parte.html

    http://alsibar.blogspot.com.br/2012/07/quem-foi-osho-bhagwan-shree-rajneesh.html

    Fraterabraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errata: Na verdade eu quis dizer que o Osho era viciado em Óxido Nitroso e Não Ácido Nitroso, como eu escrevi. (rsrsr)

      Excluir
  9. Osho foi o Mestre que veio para nos libertarmos de todas as crenças que nos impõem desde criança, é óbvio que muitas pessoas vão ser contra os seus ensinamentos, é bom ter muitas " ovelhas obedientes", pois estas pessoas vão ficar do lado dos poderosos, e não do lado dos corajosos que são a minoria. É como muitos discípulos e pessoas que negaram Jesus depois que ele foi crucificado. O medo PARALISA as pessoas! Osho não foi uma ovelha e sim, um Avatar! Não percam o tempo lendo bobagem na internet, leiam os livros de Osho e a transformação será muito Grande!

    ResponderExcluir
  10. Oi Alsibar!

    Eu conheci Osho antes de Krishnamurti. Quando passei a ler Krishnamurti, antes de saber que eram contemporâneos, e de me aprofundar na leitura de Krishnamurti, pensei "poxa, o Osho pegou todas ideias desse cara!" rsrs

    Você já leu o que o Osho falou sobre Krishnamurti, no livro "encontro com pessoas notáveis"? Vou passar uma parte:

    "Minha ligação com ele era a mais profunda possivel- aquela que não requer contato fisico nem comunicação verbal-. Além disso, uma vez por outra eu o criticava, ele me criticava e ambos apreciávamos essas críticas- sabendo perfeitamente que não era intenção do outro criticar. Agora que ele morreu,vou sentir sua falta porque não poderei mais criticá-lo; não seria correto. Ele era o homem mais inteligente do século, mas não era entendido pelas pessoas.

    Sinto uma afinidade tão profunda com Krishnamurti que até mesmo falar de ligação não é certo; a ligação só é possível entre duas coisas que estão separadas. Sinto-me que uno com ele. Apesar de suas críticas, apesar das minhas críticas que eram apenas para brincar com o velho, provoca-lo...e ele muito facilmente aceitava provocação..

    Muitos de seus colaboradores e amigos mais próximos disseram-me "Ele não está contra você. Quer que saiba que, por mais zangado que fique, não está contra você". E eu respondia "Eu sei. Eu amo esse homem. Mas vocês acham contraditório amar um homem e vez por outra brincar com ele? Na verdade, estou tentando ajudá-lo a ser um pouco menos sério. Um pouco mais de senso de humor não vai lhe fazer mal. Só nesse ponto não concordo com ele: ele é sério demais."


    ResponderExcluir
  11. Ola Belisa tudo bem?

    Você acertou... Osho usou muito da sabedoria de Krishnamurti em seus próprios ensinamentos- mas apenas a parte que lhe era conveniente. Eu já conhecia este comentário do Osho sobre K.- mas, na minha opinião, K era um mestre verdadeiro, já Osho... tenho minhas dúvidas.

    Fraterabraços e obrigado pela visita!

    Namastê!

    ResponderExcluir
  12. Alsibar, tem um porém...
    Um iluminado não é um Deus,
    Ele só sabe o caminho que desvia do erro..
    E ele sabe intuitivamente
    Mas ele ainda age a partir da memória...
    ele não sabe tudo do universo, todo o conhecimento, todas as palavras...
    Ele sabe aquilo que experienciou...
    O saber do iluminado é algo além do conhecimento... não é bem que seja "além".. é algo à parte.

    Krishnamurti sempre deixava claro que não lia os livros... e etc. Ja ouvi ele falar isso mais de uma vez em vídeos. Muito possivelmente, alguém comentou de osho para ele, e disse que ele tinha discípulos. Mas osho também foi iluminado, ele só teve um diferencial, sua experiencia o levou a passar anos em bibliotecas, apenas lendo. Ele disse que lia 12 horas por dia, era parte do projeto dele aqui.

    Ele tinha discípulos, sim. Mas não era por escolha dele. Ele deixa isso bem claro em seus livros. Eu já o li. Não lembro onde.
    Mas ele dizia que ele não precisa de discípulos, ele apenas atuava este papel porque as pessoas queriam que ele o fizesse. Era como se pedissem pra ele "vc pode cantar uma cançao para nós?" e ele o fazia. Pediam para ele ser "mestre", ou fazer o papel do mesmo, e entao ele o fazia. Mas osho liberta, as palavras dele te fazem "só".

    Defendo osho, porque osho me tirou do escuro. Na verdade, ele desfez minha mente, porque quanto mais eu o lia, menos eu podia tirar conclusões do que ele me dizia. No começo eram vários conceitos, porque quando lemos, mesmo que seja para desfazer, a gente acaba criando conceitos... mas com o continuar da experiência, os conceitos que criamos vão caindo.. e no fim a gente apenas fica confuso sem saber de nada, e esse é o ponto importante para a iluminação... a queda completa dos conceitos e a confusão total. A luz de osho, todo seu trabalho teve esse papel... No fim, você fica tão confuso, tão confuso, que descobre sozinho.

    Por isso eu o defendo, e o defendo muito.
    Porque o trabalho dele, foi o mais eficiente a mim. E tudo o que restou dele, não foi o "mestre", foi apenas: "eu sou o que ele é".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também Rajneesh me tirou da escuridão. Ou ele me mostrou o caminho para eu mesmo sair. Tenho certeza que foi isto último.
      O relacionamento entre mestre e discípulo é um caso de amor. Não tem logica, não tem explicação. É o puro amor. só vivendo.

      Excluir
  13. Finalmente 'palavrasquesaemdaboca', alguém entendeu que o Mestre Osho usou das palavras para leva-las ao silêncio, a meditação, ao amor! Ele corta pela raiz todo o condicionamento que impuseram nas pessoas, e as deixa vazias, sem ego para que possam compartilhar o que têm de melhor como: o silêncio, o amor e a meditação! Para ler Osho a pessoa tem que ter muita coragem porque ele o transforma profundamente, ele vai na raiz... É o Mestre contemporâneo que veio Realmente para nos ajudar! Obrigada Osho sou muito grata a ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá " Palavras", apesar de não concordar, compreendo sua crença e manifestação em defesa do Osho.

      Obrigado pela participação!

      Fraterabraços!

      Excluir
    2. boa tarde vou comentar por primeira ves aqui achei interesante............as palabras são repetitivas o dicionario diz tudo que k e osho falou mas o dicionario nao da iluminação assim como o mestre nao da iliminação so vc mesmo teu mestre tuas palabras nao são tuas nem vc é de vc mesmo isso foi que entendi de osho e do k estou errado????

      Excluir
  14. Não são crenças alsibar,
    To falando de minha experiência...
    E sim, é óbvio que você não pode concordar..
    Porque você já defendeu uma posição e agora tem que sustentar ela...

    Eu só to te dizendo para abrir os olhos que osho é luz
    Se ele é desequilibrado, doido, imcompreensivel... é uma coisa
    Mas o resultado do trabalho dele é divino
    E eu o falo pela minha experiência

    Não importa se a pessoa é mestre, se não o é, se é drogado, se não o é, se fala bem, se não o fala, se é feio, ou se é bonito, se ele bate nas pessoas, ou não bate...
    Se ele consegue despertar pessoas,
    O que ele faz não tem a mínima importância.

    Krishnamurti deve ter despertado muitas pessoas,
    Mas há uma diferença, ao meu ver, bacana entre osho e krishnamurti...
    Osho transformou a ideia busca pela verdade numa aventura instigante..
    Ele colocou beleza, poesia, mistério...
    E krishnamurti realmente é muito sério... Apesar de ser muito verdadeiro.

    Escutar krishnamurti e escutar osho..
    Escutando krishnamurti vc sai pensando: "o que a humanidade fez? estamos nos destruindo!"
    Escutando Osho vc sai pensando: "Eu também quero descobrir a verdade! Que aventura!"

    E ele mastigou o mundo inteirinho só pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença entre Osho e Krishnamurti é enorme, não acha? Osho foi importante - sem dúvida que exerceu um papel na abertura das mentalidades mais conservadoras. Todavia, não conheço ninguém que ele tenha despertado. Pelo contrário, criou um batalhão de fanáticos que se drogam com seu discurso " poético, belo e misterioso"- mas isso nada tem a ver com a Verdade. Além disso , fez escola. A Internet tá cheio de gurus que se inspiram nele. Afinal, ele foi um grande "sucesso" em termos de mídia e riqueza material. Representa o pico máximo da carreira de guru que muitos almejam chegar. Infelizmente, mesmo esses tais "gurus" não veem que o projeto do Osho tanto em nivel pessoal como mundial foi um tremendo fracasso. E isso não é opinião minha. São fatos. Só não vê quem esta cego, encantado pela sua "presença hipnótica e palavras "encantadoras".

      Excluir
    2. Sim, Alsbar - Osho usava técnicas de hipnose associado a meditações ativas de liberação que provocavam catarses, estados de extase - estas técnicas são conhecidas no âmbito da psicologia ocidental - Rajneesh e seus assistentes eram extremamente hábeis em uma ampla gama de técnicas para manipular e controlar pessoas, muitas das quais derivadas de religiões orientais: Veja este trecho: " Hilly Zeitlin, um assistente social clínico, que foi co-diretor de Opções para Transição Pessoal em Berkeley, uma organização especializada em lidar com envolvimento em cultos e questões religiosas relacionadas, disse que Rajneesh tinha feito um estudo de técnicas de indução hipnótica usadas por seitas, e disse-me que ele acreditava que Rajneesh era “um dos melhores hipnotizadores que já encontrei. O modo como ele usa a linguagem, seu tom de voz, o modo como ele sequencia idéias … todos são essencialmente hipnóticos. Ele prosseguiu dizendo que “a arte da hipnose é a arte de ser vago, enquanto finge que você está sendo profundo, Uma arte que ele acredita que Rajneesh praticou magistralmente em suas palestras para seus discípulos em Pune."
      McLaughlin, professora associada a ensinos religiosos em Pune disse em 1977 que os intelectuais ocidentais academicamente treinados são “especialmente vulneráveis ​aos fenômenos psíquicos por não acreditarem que se pode desenvolvê-los para criar ligações psíquicas, porque são treinados para usar suas cabeças, mas não suas emoções, e essas técnicas contornam o pensamento racional”.

      Excluir
    3. Aqui tem uma ótima leitura que traz luz sobre a escuridão... Depoimentos e evidencias do controle sexual através da liberdade sem permitir associações, o modo como lidavam com as crianças que desde cedo 10, 11 anos iniciavam sua sexualidade de forma livre, entre si e com adultos - tudo isso dentro da comuna - https://irradiandoluz.com.br/2019/02/osho-wild-wild-country.html

      Excluir
    4. Pois é, eu digo mas ninguém acredita! Obrigado pela participação Maria Rita! Abcs

      Excluir
    5. Curioso como ninguém é capaz de defender o Osho com solidez, com coerência. Vai ver é porque tal empreendimento é impossível! Incrível como ainda pode seduzir tanta gente...

      Excluir
  15. E eu também vejo, assim como você, que tem uma grande corrente usando as palavras de osho, e não usando de forma verdadeira. Usando "a seu próprio benefício", e assim mantendo as pessoas cegas. Mas não é osho quem está fazendo isso, essas pessoas não entenderam osho, e isso sempre vai acontecer. Como dizia o próprio osho: depois que um buda morre, a verdade dele morre logo em seguida, pois nasce uma religiao. Mesmo krishnamurti dizia algo assim: "vou dizer isso? não da pra entender. Ahh, vou dizer... um dia alguém vai entender."

    Eles falam, muita gente interpreta.
    De um milhão, apenas 2 escutam.
    Mas é para apenas esses dois que eles falam para um milhão de pessoas.

    Osho falou uma vez, não lembro exatamente as palavras: "se um iluminado consegue iluminar uma pessoa, ele já pode morrer com a sensação de propósito cumprido"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas precisam de mestres, salvadores e por isso que Osho fez bem este papel, era este mesmo seu objetivo se intitulando como um 'deus' e depois como (a palavra Osho). Ele era extremamente esperto, conseguiu enganar (e engana) a muitos com um monte de frases copiadas de diversas escrituras, de mestres verdadeiros anteriores (mas q naépoca quase ninguem conhecia, e não se tinha acesso a este conhecimento no ocidente)... com isso ele se tornou confiável e mais poderoso (seu poder também vinha de práticas (espécie de magia desarmônica) que exploravam energia de mulheres etc... ele não foi o primeiro, nem o último a fazer isso. O mundo, de hoje de supostos mestres , que por terem conseguido conhecimento e poder, que não significa sabedoria e amor/compaixão ou libertação e iluminação (q são coisas diferentes....), mas que o mantém com uma mente poderosa e, muitas vezes, bem equilibrada, mas não livre, não iluminada, consegue convencer muitos milhares a segui-los. Até Hitler teve milhões de seguidores, e tem até hoje..... e daí isso não significa nada.... Pois, existe muitos verdadeiros Sábios ( e não necessariamente mestre...) que não estão aí 'bombando' com livros, não tem o 'sucesso' dele....

      Excluir
  16. Alsibar...
    O ego é um espinho difícil de localizar e de se remover...
    Mas o ego iluminado ele dura a vida inteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ego é uma porta fechada...
      mas o ego iluminado é uma porta fechada e trancada

      Excluir
    2. Existe algo como "ego iluminado", não seria o mesmo que dizer, "escuro iluminado"? " preto-branco"? Ora, ego é escuridão, ignorância como pode ser iluminado?

      Excluir
    3. Ego iluminado... hum..
      Existe ego triste
      Existe ego raivoso
      Existe todo tipo de ego.

      Qualquer ego impede a luz de continuar seu curso..
      Porque é tipo um bloqueio. A energia parou no meio do caminho e foi manipulada.

      Mas o ego iluminado é o pior de todos, pois ele acredita estar iluminado. Então a porta está realmente fechada para sempre. Porque ele nega a existência de algo a mais.

      Excluir
    4. Esse é , na verdade, o mais "escuro" de todos não é? E muitos desses estão dando uma de "iluminado" por aí. E quanto mais a convicção eles tem de seu próprio estado de luz, maior o número de seguidores e fanáticos. Bem já dizia Jesus sobre estes: cegos guiando cegos. O final disso não pode ser nada bom.

      Excluir
  17. Palavras que saem da boca: eu te compreendi completamente... Tu realmente compreendeste a mensagem de Osho, e é isso que importa. O próprio Osho disse que as pessoas que denigrem sua imagem, na verdade, elas mesmas estão cooperando com eles, porque as pessoas irão pensar: ' mas quem é essa pessoa que tanto falam mal...' e vão ler seus livros para tirarem suas próprias conclusões! Na verdade a calúnia contra um ser iluminado é revertida e a justiça é feita!!

    ResponderExcluir
  18. o que vc quis dizer com "ego é uma porta fechada" palavras?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aninha... o ego é um porta fechada porque não está aberto a receber as vibrações que tão vindo seja de fora, seja de dentro, seja de além. Ele tem sua própria vida, então ele não pode sentir a vida que ta nos outros, e nem a que ta em si que não é parte do ego...

      Fora do ego, você passa a sentir as outras pessoas, e as vezes, elas estão a kilometros de distância e você pode senti-las. Você não consegue nem dizer direito se você sente elas, ou se vocês sentem a mesma coisa. Quando a gente começa a sair do ego, é um momento mega hiper super confuso... porque as coisas se misturam. Ainda há ego, e a sua porta já esta aberta. As vezes vc não sabe discernir o que é real, e o que é sua imaginação. Eu me encontro aí, no meio. Nem um, nem outro. Mas quando você realmente deu um salto fora, a vida passa a se comunicar com você, então você sabe que sua experiência é real.

      Excluir
    2. Ana sugiro que leia o artigo, link abaixo - Osho muito além de Wild Wild Country - e também assista o documentário Wild Wild Contry

      https://irradiandoluz.com.br/2019/02/osho-wild-wild-country.html

      Excluir
  19. Parabéns a todos pelo “debate de ideias” de altíssimo nível. Todos expuseram suas opiniões e experiências com coerência e, também com consideração e respeito ao modo de pensar e “ver” dos demais.

    Isto é algo raro neste mundo!

    E é muito lindo e enriquecedor.

    Acredito muito no poder transformador da fertilização mútua de "ideias" que somente pode acontecer entre pessoas de “mentes abertas” – onde “todos” saem enriquecidos da experiência e com uma “alegria” interior “luminosa”.

    Esta alegria é, em si mesma, uma dádiva de inestimável valor, pois é uma semente “promissora” do “verdadeiro despertar” da “Inteligência” de que nos falava Krishnamurti. Esta “Alegria” “nasce” da percepção, ainda que inconsciente, do nosso autodomínio, sobre as nossas “paixões” egocentradas. Do meu ponto de vista, no sentido em que me refiro aqui, todos os participantes que se manifestaram neste “post” são, portanto, pelo menos um “pouquinho iluminados”.

    Pois o comum, o "normal", o esperado dentro da "normose" patológica que podemos ver em toda a parte nesta era de Kali Yuga, é que as vaidades, a inveja e o desejo de “vencer”, de se destacar, de “se” sobressair e de “derrotar” e impor-se aos demais, se insinuem inconscientemente em alguns e se espalhem como um terrível câncer no "coração" de muitos, provocando discórdias e mágoas sem fim.

    Portanto, mais uma vez, parabéns a todos!

    Agradeço, também, a todos, indistintamente, por seus compartilhamentos, pois cada qual contribuiu com o que tinha para dar, e isto, é o fundamental, pois cada qual é absolutamente “único”. Fazer qualquer comparação geralmente mostra-se desastroso, pois é pura manifestação do ego. Desta forma, o "quê" foi compartilhado, a contribuição individual de cada um é muito importante, mas muito mais importante é a espontaneidade corajosa de expor-se no "espírito de servir”, de contribuir, de “somar” e não, “diminuir”, diminuindo (menosprezando) a contribuição do “outro”, o que acaba por “dividir” e enfraquecer a todos.

    Não gosto de elogiar “MUITO” uma pessoa, principalmente dentro de um grupo, pois isto, assim como atacá-las e agredi-las com palavras, é quase uma provocação para “fazê-las cair em tentação”, diante da possibilidade de “inflar seus respectivos egos”, e fazê-las “perder o contato com suas Almas”, o que para mim, seria uma tragédia!

    Mas, devo acrescentar, que pelo em parte, talvez este sucesso, esta confiança que sentimos aqui, que nos permite expor nossos pensamentos e sentimentos com “certa” liberdade, se deva à diplomacia, boa vontade e paciência do nosso anfitrião, pelas quais, em nome de todos, agradeço. Mantenha esta “mente aberta” e esta atitude conciliadora, Alsibar!

    Que a Luz do Discernimento Compassivo nos ilumine a todos!

    Paz a todos os seres!

    Namastê!

    ResponderExcluir
  20. Ola Adilson tudo bem?

    Amigo, lembro-me que , quando jovem, eu adorava discutir religião com os crentes e Hare-Krishnas. Depois percebi o quanto eu era bobo. E depois de muito tempo, quando eu assisti aos diálogos e debates de Krishnamurti, descobri que era possível fazer um bom debate- não com o intuito de derrubar, ou vencer o outro- mas no sentido de aprender através da troca de experiências e ideias, onde quem ganha é o leitor, o expectador e os próprios participantes.
    Essa é a hora em que os egos se inflamam e então podemos constatar o quanto ainda nos consideramos donos da verdade, e até onde vai nosso respeito e tolerância para com a diversidade de ideias e opiniões. Sei que não é fácil, mas, é sim um treinamento espiritual de grande valor e importância.

    Já tive o desprazer de comentar em outros blogs, discordando da opinião do administrador e vi, estupefato, meu comentário não ser publicado. Achei de extrema arrogância e autoritarismo- apesar da pessoa falar em liberdade, reflexão e coisas parecidas. Ou seja, um discurso bonito na teoria, mas na prática...

    Aqui deixo totalmente livre, afinal o mais importante é a reflexão e a troca de ideias que levam ao aprendizado mútuo. É tanto que o comentário aparece na hora- sem necessidade de minha aprovação prévia. Só intervenho em casos de baixarias e que até o momento nunca houve- graças a Deus!

    Valeu mesmo pela sua participação amigo. Fraterabraços e até a próxima!

    Namastê!

    ResponderExcluir
  21. OSHO sem dúvida tinha momentos de grande lucidez, onde sua palavras fluíam com grande energia.
    Mas temos que separar bem as coisas, uma coisa é ser um bom orador outra é ser um mestre iluminado.
    De iluminado OSHO não tinha nada.
    A diferença entre OSHO e um verdadeiro mestre como KRISHNAMURTI é brutal, é ridícula a comparação.
    Um abraço e parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  22. Quando cheguei a este seu blog, eu já havia lido a matéria de C. Calder sobre Osho e fiquei muito "chocada". Antes, eu já tinha lido o livro "Como silenciar a mente" e fiquei apaixonada pelo Osho. Aí, então, tive uma sensação de "nojo" e até de jogar fora os livros dele. Então, eu pergunto: como lidar com isso tudo, pois o que Osho escreveu é muito lindo... Eu não conheço toda a obra dele, apenas dois livros, mas perdi a vontade de continuar ...
    O que eu li (e amei !!) agora vou considerar como vindo de um autor desequilibrado?
    Alsibar, por favor me dê a sua opinião.
    Valkyria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Valkyria tudo bem?

      Quem não se encanta com as palavras de Osho?
      Todos. Ele é um mestre encantador de mentes. Suas palavras são hipnóticas , não é verdade? Adoramos ouvir, ler seus discursos... nos traz paz,nos faz sonhar, nos traz alegria. Eu também já fui vítima disso. Só depois de muito tempo que compreendi que suas palavras- apesar de bonitas e profundas- não levavam a nada. Mas se "levasse ao nada" seria uma boa coisa não? Mas leva sim... leva ao sonho e à ilusão. Não desperta. Infelizmente!
      Siga o exemplo da Bíblia: analise cada coisa, sem abandonar a reflexão e a criticidade. E aproveite o que for bom, prático e benéfico pra você e para os seus semelhantes!
      Só mais uma coisa: no começo da carreira ele era apenas guru esperto: ótimo orador e hipnotizador. Mas procura ler as coisas que ele disse depois do escândalo de Oregon!, quando já estava dominado pela insanidade. Procure ler os livros: "O novo homem a única esperança para o futuro" e "Sobre os direitos humanos básicos" todos de 1986 e você vai desconhecê-lo.
      Esta é minha opinião!
      Obrigado por sua participação Valkyria!
      Fraterabraços!

      Excluir
    2. Bem, o nosso amigo aqui deve estar perturbado, e ele mesmo denuncia isso... levou tempo mas, após visualizar os comentários atenciosamente, cheguei a conclusão, o ALSIBAR esta parado no tempo, e preso as suas mais queridas crencas religiosas, pois o sao confortaveis... Sinceramente!

      Excluir
  23. Quanto mais criticam o Osho mais eu me aproximo dele

    ResponderExcluir
  24. Krishnamurti e Osho parecem diferentes, mas só parecem mesmo. A distinção vem da nossa própria interpretação baseada em nossa compreensão parcial. A verdade é a mesma, se não eles não estariam apontando para o mesmo lugar. Não olhem para o Osho ou para o Krishnamurti, mas sim para o que eles estão apontando.
    A linguagem com que se expressam naturalmente é diferente. Pois ela é uma limitação e nunca podera expressar integralmente o inexpressavel.
    Haverá quem enxergue essa verdade com os olhos de um, outros com os olhos do outro, uns com os olhos de ambos, e outros ainda com os olhos de Lao Tsé...

    por favor perdoem essa minha pretensão em dar minha opinião

    ResponderExcluir
  25. Estive a ler os comentários anteriores sobre K e Osho e fico com uma sensação muito estranha de que na realidade a nossa dificuldade, como explicitava muitíssimo bem K, é de eliminar o condicionamento, o pensamento torto e penetrar na verdadeira intuição, silêncio e amor. A meu ver, o que importa mesmo, não é nós como leitores dos dois, explicitar qual é "melhor", mais uma vez K, sempre dizia, onde há comparação, há sofrimento, a não capacidade de ver a realidade e a verdade. O que sinto também, no intimo de minha alma, é que não estamos neste estado em que K mostrou viver, respirava e passava amorosamente. Percebo então, a minha tendência, o que é bastante óbvio a todos que me lerem. Assim, o que se observa também é que, o que importa mesmo, é a verdadeira mudança que nos acontece interiormente ao entrar em contato com um pensador/autor, mesmo sendo criticado por muitos. A nossa mutação interior é que é a verdadeira revolução, é e exatamente essa revolução interior que falta a humanidade.

    ResponderExcluir
  26. Vou ter de participares aqui para dar o meu testemunho, pois julgo irá trazer uma compreensão maior ao debate. A minha experiência é a seguinte, conheci osho quando estava muito turvo, ele me abriu a porta, eu entrei, foi um alívio perceber que há outras formas de viver, de sentir, de agir, e que afinal não estou só. Gosto de Osho, desconheco-lhe limites, eu também tenho os meus, quem não tem!? Mas ele foi a mão que me puxou, o tapa que me fez abrir os olhos, estou muito grato a esse homem. Um dia ele críticava o monge por fugir de tudo, por não partilhar e se misturar. Dizia que quando a morte chegar ele podia retirar -se parã a eternidade, e convidava-o em vida a abandonar o seu retiro. Percebi aí o limite de osho. Em outras palavras ele se contradiz, mas essa contradição em si é o seu legado. Mais tarde conheci.krishnamurti. E senti o mesmo que senti com Osho, umá mão qué me puxou, mas destas vez com mais força, para mais longe. Porém osho foi decisivo naquele tempo, podia um dia encontrar o caminho por.outra qualquer pessoa, mas osho fez bem o trabalho de me iniciar nesta caminhada sem fim. Conhecam tudo, critiquem, se valer a pena, depois de conhecer. Abraçao fraterno. Obrigado port estarem aqui.

    ResponderExcluir
  27. Correcçao: (sobre Osho) queria ter dito " conheco-lhe os limites"

    ResponderExcluir
  28. Desculpem minha intrusão, mas gostaria de colocar um pequeno dedo nesse angu. K sempre dizia: não importa quem seja o orador, e sim se o que ele ensina é verdadeiro ou não. Então, esquecendo o orador, Osho afirmava: se ainda há luta entre o que se gosta e o que não se gosta, ainda estamos na mente.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  29. Osho e Krisnamurti como se costuma dizer cada macaco no seu galho. Eu amo os dois...

    ResponderExcluir
  30. Olá. Excelente post. Não sei muito de Krishnamurti. Mas já fui sannyanasin do Osho, li dezenas de livros, assumi um nome de sannyas e executei a maioria de suas pseudo-meditações. Bem, seria estúpido olhar para o movimento new age e não ver que metade dele é fruto do trabalho do Osho. Por mais obscuro que o "Rajneesh" seja, é inegável sua contribuição na abertura do ocidente para a sabedoria oriental. Mas, nem tudo são flores. Como o alsibar colocou, ninguém se iluminou pelos métodos do Osho. É verdade, há somente escravos de métodos e crenças "oshianas". Quem se ofender com o que digo, reflitam, que só o fato de alguém se ofender já mostra sua prisão conceitual. Palavras de um ex-sannyasin. Me distanciei do Osho perante a loucura dos "terapeutizados", dos viciados em terapias, em "meditações" catárticas, da "religião" do individualismo espiritual, pregando um muro entre sannyasins e aidéticos (sim, em Puna foi proibida a entrada de aidéticos, incômodo difícil de justificar), um caminho de indiferença ante os doentes, entre os pobres, uma visão "apolítica" da vida em sociedade. Já vi as oshietes comentando que a imensa riqueza acumulada por Osho mostrava seu desapego. Como é que é? Sendo assim, seria preferível seguir Bill Gates, hehe. Alguém comentou aqui sobre os olhos. Sim, dêem zoom nas fotos, vejam os vídeos. Será que ainda conseguem ver um iluminado nestes olhos? Só vejo um mago negro nesses olhos. Osho: talvez uma mal necessário, pelo qual o ocidente teve de passar, para poder se abrir a verdadeira espiritualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo Olafr Gustav,

      Um depoimento em primeira mão de alguém que viu e vivenciou diretamente todos estes fatos- não tem preço. Infelizmente, muita gente que não conheceu o que o ashram diretamente nunca imaginaria os absurdos que acontecia ali.

      Muito grato mesmo pelo seus depoimento amigo!

      Disponha sempre deste espaço.

      Fraterabraços!

      Excluir
  31. Osho apareceu no momento que eu mais estava precisando quando li o texto "Ego - O falso centro"... li vários textos e ouvi vários vídeos dele... considero como um amigo que fala de coração para coração... ele é sim, um rebelde, e também é um cara muito humorado... considero como um psicólogo que uniu o ocidente e o oriente. É claro que pessoas assim não serão entendidas pelos contemporâneos mas daqui um tempo à frente!

    ResponderExcluir
  32. K deve ter se irritado com o Osho porque ele falou isso aqui:

    Ninguém pode salvá-lo a não ser você mesmo

    Eu não posso lhe dar a verdade, mas posso lhe mostrar a lua... Por favor, não se apegue ao meu dedo que está lhe mostrando a lua. Este dedo desaparecerá. A lua permanecerá e a busca continuará. Enquanto houver um simples ser humano sobre a terra, as flores do sannyas continuarão desabrochando.

    Primeiro, eu sou o único homem em toda a história que lhe deu individualidade. Os chamados gurus estiveram fazendo exatamente o oposto: eles estiveram tirando a sua individualidade. Todo o esforço deles era para que você se entregasse a eles. A sua função era apenas tocar-lhes os pés e receber as suas bênçãos.

    Meu esforço é totalmente diferente. Você não consegue receber qualquer bênção só por tocar os pés de alguém. Ao contrário, você está tornando aquele homem mais doente e egoísta.

    O ego é o câncer da sua alma. Não torne ninguém doente. Tenha compaixão. Nunca toque os pés de ninguém...

    Meu esforço é para tirar todas as tradições, ortodoxias, superstições e crenças de sua mente de modo que você possa alcançar um estado de não-mente, o estado supremo de silêncio, onde nem mesmo um pensamento se move. Nem mesmo uma ondulação no lago de sua consciência.

    E a coisa toda tem que ser feita por você. Eu não estou dizendo, ‘Simplesmente siga-me, eu sou o salvador. Eu salvarei você.’ Tudo isso é repulsivo. Ninguém pode salvá-lo, a não ser você mesmo.

    E a independência espiritual é a única independência que merece ser chamada de independência.


    Osho

    fonte:
    http://www.palavrasdeosho.com/2009/08/ninguem-pode-salva-lo-nao-ser-voce.html#.U4-bW3JdUaA

    ResponderExcluir
  33. Só 2 coisas :

    1) O texto aí nâo concorda com a imagen... o texto é do UG Krishnamurti... mas a imagen é do Jiddu Krishnamurti...

    2) Isso da "hipnosis" é suposiçâo do Hugh Milne, um idiota que trabalho 12 anos no corpo de seguridade do Osho e perdeu sua oportunidade de acordar com ele. Agora procura fazer um dinheirinho falando bobagem...

    Jiten

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jiten tudo bem?

      Sobre as 2 coisas que você citou:

      1. O caso ocorreu com o Jiddu Krishnamurti e não com o UG- como você citou. Osho tinha muita admiração e consideração pelo Jiddu, chegando, inclusive, a comentar seus poemas em seus discursos. Já o UG ele não tinha a menor consideração- imagina admiração. Além disso, esse episódio envolvendo a Deeksha foi famoso na época. Um ex-sanyasin amigo meu confirmou o episódio- pois a conhecia pessoalmente.

      2. Sobre a tal oportunidade de "acordar"- que eu saiba ninguém acordou com o Osho-nem mesmo os discípulos mais próximos como a Sheela- que o traiu- e a sua namorada Vivek- que cometeu suicídio.

      Até a próxima!

      Excluir
  34. "Mestre, aprendi que confiar nas palavras é ilusório; e diante das palavras, o verdadeiro sentido surge através do silêncio mas, vejo que os Sutras e as recitações são feitas de palavras; que o ensinamento é transmitido pela voz.
    Se a Verdade está além dos termos, porque os termos são usados para defini-la?"

    O velho sábio respondeu:
    "As palavras são como um dedo apontando para a Lua; cuida de saber olhar para a Lua, não se preocupe com o dedo que a aponta".

    O monge replicou:
    "Mas eu não poderia olhar a Lua, sem precisar que algum dedo alheio a indique?"

    "Poderia", disse o mestre, "e assim tu o farás, pois ninguém mais pode olhar a lua por ti. As palavras são como bolhas de sabão: frágeis e inconsistentes, desaparecem quando em contato prolongado com o ar.
    A Lua está e sempre esteve à vista. A Verdade é Eterna e completamente revelada. As palavras não podem revelar o que já está revelado desde o Princípio."

    "Então," o monge perguntou,"por que os homens precisam que lhes seja revelado o que já é de seu conhecimento?"

    "Porque da mesma forma que ver a Lua todas as noites faz com que os homens se esqueçam dela pelo simples costume de aceitar sua existência como fato consumado, assim também os homens não confiam na Verdade já revelada pelo simples fato dela se manifestar em todas as coisas, sem distinção.
    Desta forma, as palavras são um subterfúgio, um adorno para embelezar e atrair nossa atenção. E como qualquer adorno, pode ser valorizado mais do que é necessário".

    O mestre ficou em silêncio durante muito tempo e simplesmente apontou para a lua.

    ResponderExcluir
  35. Compreendam que precisar de dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente. Portanto desde o princípio onde há divisão tem que haver conflito. Como os amigos navegantes sabem muito bem, em todas as nossas relações existe conflito, mesmo que você goste do outro — não usarei a palavra amor — por mais que goste do outro, ou tenha prazer com o outro isso é sempre limitado, portanto, cria conflito. Isso é lei, é lógica, é verdade. Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos. Isso é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranho. No amor diferente do sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa. Então, o pensamento tem seu lugar adequado no mundo da tecnologia, no mundo comum mas, psicologicamente, interiormente, o pensamento não tem lugar algum. Então, existe um lugar que cria a personalidade, o "eu". E o "eu", o ego, a persona é muito limitada. Ela pode se imaginar como maravilhosa, pode imaginar que consegue fazer coisas extraordinárias. Mas, essa imaginação, essa imagem, ainda assim é muito, muito limitada, pequena. Ver a verdade disto — isso é tudo — não se deve fazer nada, além de apenas enxergar o fato. Não nega-lo. E, esse mesmo fato, a percepção do fato, como se percebe algo perigoso, como um animal perigoso, um precipício perigoso, se você percebe isto como um fato, uma realidade, então, você rompe com toda a cadeia de continuidade do ego. Só então é possível viver com o outro sem uma sombra se quer de conflito. Por isso a violência não está apenas do lado de fora mas, a violência no relacionamento existe enquanto houver divisão, como "eu" e o "você". O "eu" perseguindo minhas ambições, minha ganância, meus propósitos, meus objetivos, e ela fazendo o mesmo. Portanto, estamos sempre vivendo em conflito. A causa do conflito é a sensação de divisão trazida pelo pensamento, que é limitado. E o que é limitado, religiões são limitadas, suas crenças são limitadas, qualquer coisa construído pelo pensamento é limitada e, portanto, deve criar conflito e se desfazer. Se você perceber a beleza disso, a verdade disso, então, a próprio fato é o catalisador que põe fim ao conflito. Enfim tudo que se passa no onde vivemos é em nós que se passa. Tudo que cessa no que vemos é em nós que cessa. Viver é ser outro. Nem sentir é possível se hoje se sente como ontem se sentiu: sentir hoje o mesmo que ontem não é sentir - é lembrar hoje o que se sentiu ontem, ser hoje o cadáver vivo do que ontem foi a vida perdida. Abraço!

    ResponderExcluir
  36. Olá gente;
    Tenho 35 anos e a 20 estudo espiritualidade; conheço bem todas essas pessoas tal qual Osho e Krishnamurti.
    Todos tem sua grande valia perante o mundo; embora eu possa garantir que J. Krishnamurti não apenas ensina a nos mantermos no presente momento, que é a forma de encontrarmos a nossa essência perdida, mas também preza pela seriedade, não gosta de olofotes pois sabe que tudo o que engloba a busca da fama é fruto do pensamento limitado. Ele tenta ensinar que o pensamento é limitado, e se vc esta a buscar respostas em gurus que se adornam e vivem em meio aos luxos não tem como estarem passando a verdade, já que a verdade é impossivel de ser notada pelo pensar, pois o pensamento é puramente adquirido, tal qual a lingua, as religiões e etc.
    É uma pena que seja tão dificil de as pessoas entenderem o que Krishnamurti diz, principalmente a respeito da meditação; mas não entendem justamente porque em seu amago desejam um guru com ilusões e respostas fáceis para lhes passar.
    Aconselho que estudem com Eckhart Tolle; que ensina de forma muito simples tudo o que todas essas pessoas tentam e tentaram passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado pela participação. Só não concordo com o final. Eckhart Tolle não ensina a mesma coisa que Krishnamurti. Sugiro que assista o meu vídeo sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=2kdixQQeGQw&t=15s
      Abcs

      Excluir
  37. Respostas
    1. Ola Rodolfo tudo bem?

      Amigo, primeiro de tudo Osho não era um mestre autêntico- era um auto fabricado guru. Segundo: se alguém diz que canaliza suas mensagens- ou de qualquer outro- há 99,9% de chances de ser fraude. Essas canalizações são farsas, em quase toda sua totalidade. Canalização é outro nome para mediunidade (eles dizem que há diferença mas no fundo é a mesma coisa ) e sempre foi negada ou criticada pelos grandes e verdadeiros mestres. É certo que muito raramente há esse tipo de comunicação- raríssimo até- todavia, para que ela aconteça, tanto a pessoa que faz essa comunicação -ou contato - tem que ser extremamente evoluído espiritualmente , assim como quem se comunica. E não me parece ser o caso.

      Fraterabraços!

      Excluir
  38. Quanta bobagem, ficar querendo denegrir ou defender Osho com unhas e dentes. Acredito que Osho pode ter tido seus erros humanos, não acredito que ele era um Deus, acredito que era falho sim, mas não podemos negar a quantidade de material eles nos deixou. Foi o primeiro que abriu as portas da minha consciencia e percepção. Não acredito que Osho copiou Krishnamurti, estes ensinamentos são muito antigos, desde a epoca de Buda, são apenas uma adaptação de linguagem mais contemporânea, afinal a verdade não é de propriedade de ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Samael Aon Weor tb deixou uma "grande quantidade" de material. Osho teve sua importânci, claro- mas isso não faz dele uma pessoa de caráter. Abcs

      Excluir
    2. Alsibar, sempre tive um pé atrás com a guruzada, entre eles Osho, Gurdjief e Samael. A propósito deste último, o Samael, tu terias material ou video acerca de problemas envolvendo a pessoa dele? Ele me parece uma espécie de falso místico freudiano, alguém que pregava a transcendência unica e exclusivamente em decorrência da via sexual. Deles todos, aquele que reconheço como um grande contribuinte à liberação psíquica humana e por quem tenho grande carinho e gratidão é Jiddu Krishnamurti. Abraço

      Excluir
    3. Opa Felipe, no final desse meu artigo tem umas fontes q denunciam e desmascaram o Samael: https://alsibar.blogspot.com/2019/03/a-perigosa-magia-sexual-gnostica-de.html?m=1

      Excluir
  39. Osho nunca criticou Krishnamurti de forma pesada, com grande maledicência e agressão, mas o criticou de forma comum, apontando alguns pontos negativos que tudo e todos sempre tem inclusive Osho, mas também falou dos pontos positivos de Krishnamurti.

    ResponderExcluir
  40. Um é mestre da sensação
    outro é o mestre da atenção
    Duas faces do mesmo ser
    que se pode ter
    mais de cem
    Quem é quem?

    ResponderExcluir
  41. Na real somos todos mestres. Uma hora somos mestres de como se fazer algo. Outra hora, de como não faze-lo...A consciência aprende com todos... sem se apegar a forma ou nome.

    ResponderExcluir
  42. Fico pasmo com tanta tolice escrita aqui.

    ResponderExcluir
  43. Solidão. O que buscamos é um pouco de 'desolidão'. Quem não quer que aguém lhe indique um caminho, lhe dê uma pequena luz que seja nesse imenso oceano de incertezas, ou de supostas certezas, de mestres de fato, ou de mestres de mentira, mas que ainda assim, disseram verdades. Argumentum ad homimen: a verdade de uma assertiva independe das virtudes daquele que a propugna.
    Mas quando o tema é espiritualidade não creio q seja falácia duvidar quando o dito ou ensinado não confere com quem o diz ou ensina. No entanto, no meio de tanto mar de lama, de dúvidas, parece nos restar a solidão em tanta busca. Fico me sentindo órfão. Será que mesmo os que dizem a verdade mentem sem o saber? Será que mesmo os que são bons e abnegados se enganam no que dizem e fazem? Será a verdade uma quimera eternamente ilusória? Será que a eternidade da consciência individual uma invenção dos que temem o nada? E o nada, por sua vez, também não seria consolador? Nenhuma responsabilidade perante nossos atos, nenhum futuro, nem de prazer ou recompensa, nem de dor ou castigo... carma... existe mesmo? Solidão.

    ResponderExcluir
  44. Brother, O que vc anda a ler afinal? #... é muita difusão de responsabilidade, argumentos sem experiência nem propriedade... a tua cabeça serve mais para enfeitar do que raciocinar... que espiritualidade é essa que vc anda a seguir? Devias comungar a mandioca igual a Dilma, isso sim... francamente!

    ResponderExcluir
  45. ASSISTAM WILD WILD COUNTRY NA NETFLIX, MEDITEM E E CONCLUAM POR SI MESMOS

    ResponderExcluir
  46. Não há ninguém que tenha frequentado tantos "gurus" no século XX quanto o inglês David Goldman. Conheceu pessoalmente Ramana, Osho, Papaji, Nisargadatta e acredito que também Krishnamurti. Sabia de todas as fofocas dos bastidores da gurulândia. Salvo engano, ele dizia que K. era um sujeito muito irritadiço e dado a crises de tremendo mau humor. Particularmente, acho que K. era uma espécie de Rolando Lero da espiritualidade moderna. As palestras dele são maçantes. Essa pose iconoclasta dele, que rejeitava o título de guru, era justamente uma estratégia que se valeu para ser alçado a tal condição. Osho, sem dúvida, tinha um gênio mau, digamos assim, um caráter duvidoso, mas era um sujeito criativo e original.

    ResponderExcluir
  47. Fico pensando o que um cara que só comentava e plagiava os ensinamentos dos outros pode ser chamado de "criativo e original"- cada uma!

    ResponderExcluir
  48. Muito importante esse debate. Entendo que pode ter um valor anda maior se puder convergir para uma certa praticidade. Olho tudo isso com a perspectiva do Dahmapada (do Dahmapada para que fique bem claro).

    Realmente esse debate pode ganhar muita importância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola C Maia, eu vejo grande praticidade e importância nesse debate- e acho que ele tb tem um efeito prático tb. Abcs amigo e fique na paz!

      Excluir
  49. A praticidade que me refiro está na sinergia das nossas inteligências para compreender e talvez procurar uma forma de tornar conhecido o porque tanto conhecimento voltado para a união da humanidade para criar conforto e dignidade, sempre gera tanta divisão.
    Este é um clamor lançado insistentemente por Krishnamurti.
    Ou seja, seguidores de Osho, Maharish, Sadhguru, Gurdjeff, Gnose, Rosacruz, Teosofia, Eubiose, Omraan, Nefertite, Saint Germain, Buhddah, Taoistas, para mencionar somente alguns mais conhecidos, que são caminhos mais capazes de se distanciarem da manipulação política maldosa, poderiam unir-se mundialmente para divulgar a consciência do bem com uma única linguagem e uma única prática eficiente que promova de fato - consciência. Fica a pergunta:
    Por que isso não acontece?
    Todos a princípio estamos engajados no trabalho cujo objetivo seria sempre a dignidade humana, a consciência de si e a espiritualidade que pode coexistir em toda área da atividade humana.
    O Debate é amplo, de proporções gigantescas, e é mundial, não é simples, não é entretenimento, exige muita dedicação, e não terá efeitos imediatos. Mas necessário e fundamental para a promoção da vida e da existência com dignidade nesse planeta, mas só pode ser conduzido por todos aqueles que de fato (corpo, alma, mente, espírito) trabalham pelo bem, pelo belo, pelo que é justo, útil e agradável, para si e para a coletividade, sempre, porém sem distinção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá C Maia, gostei do seu comentário, vc parece uma pessoa preocupada com o tal "bem comum"- apesar de vê-lo um pouco utópico e ingênuo- acho sua boa intenção válida.

      Só pra constar, todos esses que você citou- incluindo o Krishnamurti- se tornaram fontes de conflitos e divisões. Recentemente, eu postei uma citação de Krishnamurti, retirada de um vídeo gravado e postei no grupo " Para Entender Krishnamurti" do Facebook, e um membro de lá quase "bateu" em mim porque dizia que K não teria dito aquilo. Eu disse: assista ao vídeo, tá aí nos minutos tais e tais- ele continuou insistindo que não.
      Isso me fez refletir também: se o cara diz algo que foi gravado em vídeo, com a voz dele, ainda não faz tanto tempo- e tem gente dizendo que ele não disse, imagina se tivesse dito há dois mil anos atrás, fruto de memória e tradição oral.

      Ou seja, o que explica os conflitos gerados a partir das palavras dos grandes mestres? Ora, a própria estupidez humana- nada mais do que isso.

      Além disso, é ingenuidade achar que ensinamentos iluminados e libertadores- não irão causar conflitos. Óbvio que sim- pois aqueles que estão na prisão da ignorância- mas não o sabem- e aqueles que mantém os outros nessa prisão, não aceitarão perder seu poder e domínio.

      Só para você saber: os amigos, fãs e admiradores de Krishnamurti que estavam à frente das Fundaçôes viviam em eterno conflito e disputas entre si.

      OU seja, o que você defendeu é bonito- mas utópico- nunca aconteceu na história humana. Basta ver no que se tornou o movimento iniciando por Jesus- o que mais pregou o amor e a união. Não preciso chover no molhado.

      Por fim, você faz uma afirmação muito vaga: "Todos não estão engajados em um trabalho que visa:dignidade humana, consciência de si e espiritualidade? Não. Isso é só em tese - porque dizer isso é bonito e dá status. Mas o que acontece de fato? Todos estão interessados apenas em si mesmos, não estão nem aí pra dignidade humana e muito menos para uma vida verdadeiramente espiritual. Com exceção de alguns desses que você citou, a grande parte dos gurus e líderes "espirituais" só estão interessados no poder, dinheiro e fama.

      E, no final, novamente você cai na ingenuidade. Percebeu que essas divisões existem exatamente por que cada um tem sua própria ideia a respeito do que é o" bem", o "belo", o "justo" etc etc? Não há consenso. E não havendo tal consenso cada um vai querer convencer os outros sobre aquilo que julga ser justo, belo e bem. E, contraditoriamente, irão querer impor isso aos demais. Surgindo, dai, novamente, as divisões, as brigas, os conflitos e as guerras. Sempre foi assim e acho, sinceramente, que tem um sentido, uma causa maior para ser assim.

      Obrigado pela participação amigo e até a próxima!

      Excluir
  50. Deveria ser um crime alguém com tanto ódio no coração (Alsibar) se intitular um orientador espiritual.
    Mas chega a ser engraçado observar....
    Reflita se todos os criticados aqui neste artigo não estão servindo de espelho para você.
    Jura que você perde tempo e tempo procurando os defeitos desses caras?! Não acreditei, cai neste texto por acaso achando que teria conteúdo relevante.
    Quem esta no amor não tem tempo para ficar pesquisando e procurando as falhas dos outros (olhando para fora), gastam toda sua energia olhando para si, se aprimorando.
    As vezes quando temos ódio no coração e achamos que não, permanecemos cegos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata... Acho que vc não está bem não. Primeiro que o texto acima não é meu e sim do Hugh Mine. Segundo, vc tá toda perdida pq ele apenas descreveu o que Krishnamurti teria falado no caso em questão. Essa história me foi confirmada por uma testemunha ocular. No mais, procure um tratamento, vc não está com suas faculdades mentais muito boas não. Melhoras pra

      Excluir
  51. Me desculpe, mas dizer que Eckhart Tolle e Krishnamurti não falam/indicam a mesma coisa é ser ignorante demais.
    Ignorante não no sentido pejorativo, mas no sentido de ingenuidade mesmo, ainda mais quem tem o rótulo de orientador espiritual e tem um blog a sobre isso a mais de 8 anos.
    Chega a ser a própria antítese da verdade como Krishnamurti mesmo diz rs.
    Osho é muito aceitável ver críticas quanto a ele, principalmente em relação a sua comuna, mas não há como negar que ele foi simplesmente um gênio, um Jesus contemporâneo, um louco e acima de tudo um desperto.
    De todo modo, é bom nos confundir pois nos faz questionar ainda mais. Talvez esse seja seu papel aqui, quem sabe.
    Acho que o diferencial do teu blog é esse debate mesmo e é muito legal da tua parte não excluir comentários ainda que não esteja de acordo com sua postura.
    Abraço, Alsibar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cefaleia- esse nome já diz tudo. rsrs. Eu excluo quando tem ataques pessoais, palavras de baixo calão etc. O "ignorante" passou. Seus comentários sobre o Osho falam por si mesmos. Não preciso falar mais nada. Abraços e fique bom dessa cefaleia. rsrs

      Excluir
    2. Vamos esquecer Osho e meu apelido, até porque o próprio Krishnamurti foi o rei das Cefaleias (dores de cabeça) rsrs
      Fiquei curioso pra saber qual seria sua visão sobre Eckhart Tolle, se quiser falar é claro, estou aberto a uma nova visão dele, até pq meu primeiro "despertar" por assim dizer foi com o livro dele (O poder do agora) ai depois fui conhecer outros como Osho, Krishnamurti, Ramana etc.

      Excluir
    3. Bom, não sei como lhe chamar Cefaleia. Sobre o Tolle, tenho um vídeo sobre isso. Se não for o bastante você me diz aqui que lhe dou minha opinião. Visite meu canal, tem muita coisa lá. O link do vídeo vai estar aqui abaixo. Abços!( Só lembrando que as dores de cabeça do K não tinham razões físicas, mas tinha a ver com o "Processo". Se esse for seu caso, continue com ela. rsrs. Abcs Link do vídeo: https://youtu.be/2kdixQQeGQw

      Excluir
    4. Pra mim eles apontam pro mesmo lugar de formas diferentes, é difícil achar dois mestres com a mesma linguagem. Cada um a seu modo e jeito, Krishnamurti foi único, assim como Ramana Maharshi, Tolle, Osho, Jesus, Buda. Os que pra mim tem uma linguagem mais parecida são os do chamado Advaita Vedanta, Papaji, Mooji, Nisargadatta, Rupert Spira. Há um mestre aqui no Brasil muito direto e claro tbm, não sei se conhece, se chama Marcos Gualberto, todos eles de uma linguagem parecida aos de Ramana Maharshi, poucos conceitos e muito incisivos na não dualidade.
      Tem um tal de Satyaprem aqui no Brasil tbm, mas esse acho q ainda não chegou lá kkk
      Gosto muito do teu blog e independente de sua posição continuarei visitando.
      Abraço

      Excluir
    5. Olá Cefaleia, posso estar enganado, mas dificilmente me engano: vc parece ser um buscador sincero mas ainda é muito ingênuo. Lembra eu na adolescência. Tem muita coisa pra aprender ainda rapaz! Ai vc tem duas opções: ou segue os caminhos errados e vai quebrando a cara- como aconteceu comigo. Ou pega uma orientação correta e se liberta das ilusões e do sofrimento logo. Mas, em geral, a gente prefere quebrar a cara! Abcs e boa sorte!

      Excluir
  52. Bem, se o Osho não é um Iluminado - quem decide quem é Iluminado? Qual o derradeiro critério? Quem mede o metro de Paris? -, e é um tremendo mal caráter, também, isso quer dizer que seu legado é, a priori, desimportante? Insignificante? Ou até mesmo nocivo? Todo ele? Sim? Não? Quem decide o que passa? E o que não passa?
    É sabido que, aqui no ocidente, Rousseau escreveu o melhor tratado de Pedagogia de seu tempo. Mas nunca assumiu um filho. Então seu tratado perde qualquer grau de importância por isso?
    E os pais que fumam cigarros, mas dizem pros filhos não fazê-lo? Estariam, então, desautorizados?
    Outra coisa: Como assim o Osho só plagiou ideias? Ora, essa transa Oriente & Ocidente que o dito personifica, a meu ver, essa fusão - riqueza interior/riqueza exterior -, que tão boa coisa é, não seria uma pegada originalíssima dele? Grávida, sim, pelo menos em tese, de rebentos dadivosos?
    Por fim, Sr. mediador, o Sr. não vê o menor vestígio de virtude ou positividade em nada e nenhuma das trocentas obras do Osho? - Se não, se justifique e, por gentileza, elenque aqui os Mestres verdadeiros - e o que os fazem assim ser - para mim e outros que, assim como eu, estão começando suas odisseias pessoais rumo a dissolução de seus egos.

    Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo de 6 de setembro, por gentileza, da próxima vez deixe seu nome no próprio corpo do texto.

      Primeiramente, eu diria, comece pela humildade. Algumas de suas perguntas eu levei mais de dez anos para encontrar as respostas. Então, no meu blog estão boa parte delas. Faça bom proveito.

      Abraços e obrigado pela participação!

      Excluir
  53. Boa tarde, Alsibar!
    Eu, o anônimo do dia 6, me chamo Renato.
    Dei uma lida e gostei do Blog.
    Concordo com você em tudo, acho.
    Mas, a ideia de que a Iluminação sempre esteve lá também a encontrei em Osho - ipsis literis.
    Sim, a ideia do peixe no oceano, do Buda silencioso com a flor na mão, estavam em Osho.
    Então ele não é só nocividade, né? Enfim...
    No mais, você afirma ter-se iluminado. E, nisso, tenho uma dúvida: desde o dia de, da Iluminação, nunca mais vacilou? Nunca mais se atolou, tropeçou, titubeou? Ou seja, uma vez "lá", SEMPRE "lá"? Contínua e ininterruptamente?
    Pergunto com ENORME ceticismo, pois, de minha parte, logro já ter estado "lá" e caído... estado "lá" e caído... mais caído que estado "lá", de fato. E, assim sendo, a questão é: será que todos não somos, em graus variados, transeuntes de aqui, "lá" e acolá, meio que ao sabor do Acaso ou de nossas competências? Ou seja, ao invés de nós, meros mortais, falarmos de Iluminação efetiva e definitiva, e na humildade que nos cabe (ou caberia), não seria mais acertado falarmos em estados, encontros e flashs de Luz? E, assim sendo, neste caso polêmico do Osho, não poderíamos dele - como de quaisquer outros - falarmos de Eventos luminosos, encontrados eventualmente num parágrafo sim, noutro não, numa obra sim, noutra não? - Novamente, aí, fica a dúvida: quem mede? com qual autoridade? onde estará o filtro final?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  54. Ola Renato boa noite...

    Eu acho que nunca disse que sou iluminado. Todavia, aconteceu uma mutação permanente sim que deixou mudanças profundas na minha psiqué. O que é exatamente eu não sei, nem posso saber- apenas sinto.
    Como eu já disse antes, muitas de suas perguntas eu levei uma vida para encontrar as respostas. Não adianta eu ficar discutindo aqui com você. E mesmo que eu as desse, não iria ser de muita valia pra vc- provavelmente as rejeitaria ou consideraria bobagens.
    Eu fui discípulo do Osho por mais de dez anos. Obviamente que aprendi muita coisa com ele e muita coisa ficou no meu inconsciente passando a fazer parte do meu background.
    Continue pesquisando e investigando-se tiveres sinceridade em teu coração- certamente encontrarás todas as respostas.

    Abraços e fica na paz!

    ResponderExcluir
  55. Ao tentar escolher qual 'guru' é "melhor" ou "pior" percebe-se que ninguém entendeu absolutamente nada. Já estão novamente usando a mente para julgar e escolher o que é "melhor". Ou seja, estão jogando todo trabalho seja de Osho, Krishnamurti e outros no lixo, apenas. Mas é o que se pode esperar mesmo. É preciso voltar desde o começo da meditação e ver se conseguem parar com uma discussão inútil. Cada um desses mestres tem uma abordagem diferente sobre a mesma coisa: consciência, realidade, meditação e destruição da mente (ego). Só aproveitem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nehemias.... apesar de não concordar com você, agradeço sua perticipação! Abraços e fica na paz!

      Excluir
  56. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir