MANIFESTO


MANIFESTO NEOESPIRITUALISTA


Como será  espiritualidade do novo milênio? Como o homem pós-moderno irá lidar com as velhas questões que envolvem sua ligação com Deus ou o Sagrado? Como lidar com os “tsunames” de informações que nos atacam diariamente?Você pode não concordar com este manifesto, mas se ele o fizer refletir sobre seus velhos paradgmas,  conceitos e preconceitos- então, já terá valido a pena!
A TURMA DO JÁ
Sei que muitos podem não concordar comigo. Não sou nada. Apenas escrevo o que, de repente, brota no meu ser . O que considero válido e salutar , compartilho. Se não, guardo-o para mim mesmo. Não escrevo para uns poucos. Escrevo para todos. Todos que se predispõe a ouvir, a ler, a buscar, a descobrir, a investigar. Lamento que a turma do “JÁ”, com certeza desprezará este manifesto a partir mesmo do seu título. A turma do JÁ- para quem não sabe- são aqueles que JÁ sabem, que JÁ chegaram, que Já estão seguros, que JÁ estão salvos, que JÁ estão felizes, que JÁ se iluminaram, que JÁ encontraram. Esse, pessoal, infelizmente, não me ouvirão. Por que ouviriam? Eles já tem tudo. Já realizaram tudo. Estão mortos. Não tem mais o que descobrir, nem aonde ir. Estão lotados de si mesmos, de suas certezas, de suas verdades prontas, de seu intelecto refinado. Das palavras,  do passado,  dos livros sagrados, das próprias experiências. Mas no fundo, bem lá no fundo, o medo e a insegurança se encondem por baixo de camadas e camadas de certezas.
O NOVO HOMEM
Quero falar ao novo homem. O homem do novo milênio que tem milhares de novos desafios  para enfrentar e resolver. Quero falar ao homem da busca- não da busca pela “Verdade” pois esta não se busca, uma vez que ela “ É”. Mas o homem que busca diariamente aprender. Que aprende a todo instante, minuto com tudo e com todos. Que não tem verdades, nem respostas prontas. Pois respostas prontas não são respostas verdadeiras. São mortas, pois radicam no passado, no velho, nas cinzas do que já está morto. Quero falar ao homem aberto à descoberta, à investigação- Eterna, Imprevisível, Desconhecida- assim como o é a VIDA. Este novo homem não erigirá novos deuses- já os temos demais. Nem novos mestres- pois já estamos adultos para assumirmos a responsabilidade de nosso próprio destino. Temos de ser nossos próprios mestres. É claro que haverá resistências. Sempre foi assim e boa parte da  humanidade- apesar do salto tecnológico de milhares de anos- continua agindo como um adolescente imaturo.
UM NOVO AMANHECER, UMA NOVA ESPIRITUALIDADE
Mas, sinto que nos chegam os sopros de um novo amanhecer. Eis que os homens começam a acordar e compreender essa nova maneira de viver. Por que separar a espiritualidade da vida? O verdadeiro homem espiritual é aquele que sabe viver com plenitude, sabedoria e felicidade . É o homem que desfez-se de suas ilusões. Que viu o perigo daquela entidade maldita e peçonheta que vivia dentro dele - e deu um basta a isso tudo. Mas que ninguém se engane. Isso não é missão fácil. Apesar de sê-lo, dependendo da capacidade de compreensão de cada um. E é por esse caminho que o Novo Homem está aos poucos se fazendo: pela compreensão. Não por idealizações tolas e infantis sobre o que ele “acha que é”. Ou, do que “deveria ser”. Mas pela percepção correta do que ele REALMENTE É. Muitos estão muito próximo desta compreensão. Falta-lhes pouco. Mas esse pouco ainda os separa da verdadeira visão da Verdade. Ainda é pedra de tropeço.  Ainda os mantém presos à ilusão daquela entidade que todos conhecem: o ego.
O ACESSO AO CONHECIMENTO E A FELICIDADE
A Internet trouxe uma profusão de informações. Acesso a conhecimentos nunca antes imaginado. Foi realmente uma grande revolução. Verdadeiro repositório  dos mais importantes e valiosos conhecimentos que a humanidade já produziu. Nunca se compartilhou tanto e tão rapidamente- desde receitas de bolo até as sagradas e preciosas palavras de livros antes raros como o Bardo Todol e o Segredo da Flor de Ouro. Nunca as informações correram tão rápidas. Sejam as notícias de importância mundial, sejam as fofocas de novelas , sejam os fatos cotidianos da vida das pessoas. A Internet é uma revolução inimaginável até pouco tempo. Mas, essa revolução também trouxe seus problemas. Não sabemos o que fazer, como processar tantas informações. E o pior: agora, mais do que nunca o homem precisa compreender que sabedoria nada tem a ver com conhecimento. Do contrário, isso poderá arruiná-lo de vez, pois eis que chegou o tempo da humanidade amadurecer.
ERUDIÇÃO  NÃO É SABEDORIA
Como a humanidade poderá amadurecer? Como poderá evoluir se continuar cometendo os mesmos erros dos nossos antepassados – a saber- confundir erudição com sabedoria? A erudição tem  papel importante nessa nova fase da história. A ciência não evolui se não for através do conhecimento. Estamos na era da Informação e aquele que tiver mais informação, que for mais “antenado” e holístico, mais chances terá de ser bem colocado- profissional e socialmente falando. O que todos devem saber é que o “conhecimento”  não pode dar ao homem a sabedoria, paz de espírito, nem a felicidade que ele tanto procura.
 A felicidade não está nos livros, nem na Internet. O que tem lá são apenas conhecimentos, textos, registros sobre tudo e sobre todos. Mesmo que a pessoa leia sobre felicidade e sabedoria, ela não se torna nem mais feliz, nem mais sábio apenas por ler. Seria muito bom se fosse assim- mas não é. A leitura pode nos proporcionar entretenimento, estímulos,satisfação e uma espécie de prazer mental. Mas não estou me referindo a isto. Estou falando da felicidade que caracteriza o homem livre  do conflito e do sofrimento psicológico. 
Os livros são necessários. Através deles, o homem se informa, se entretém, viaja no tempo e no espaço, se distrai, relaxa, reflete, conhece, descobre . Mas quando o assunto é autoconhecimento e espiritualidade - temos que "tirar nossos sapatos". Nos despojarmos de nossas vestes . Morrermos para o conhecido. Para percebermos a Verdade diretamente, a mente tem que estar livre para ver. E isso não acontece se ela está sobrecarregada de informações, dados e conhecimentos gerais.
A sabedoria só nasce quando o homem, despojado de seu passado, do saber e do conhecimento- olha para si, para a vida e para “o que é” de forma fresca, renovada, direta . Livre dos velhos filtros, das imagens idealizadas, do peso dos pensamentos e da distorção das palavras.
 ALÉM DAS TRADIÇÕES E DOS RITUAIS
Espiritualidade nada tem a ver com  rituais,  tradições, regras e disciplinas que procuram formatar o homem de acordo com um “ideal” de perfeição. Tudo isso é bobagem. E as religiões já tiveram suas chances de provar que nada disso transforma verdadeiramente o homem. Conhecer os livros sagrados  é apenas uma experiência mental que pode resultar em um maior confinamento do homem a sua própria intelectualidade. Fá-lo-á sentir-se importante e culto. O que lhe intensificará o orgulho e a afetação. Os livros sagrados tem as regras da boa conduta social, moral e espiritual. Lá estão expostos o que ele DEVE fazer para “agradar” a Deus. Como se este fosse um senhor tirano, cheio de regras e ordens, cuja desobediência pode resultar em castigos e punições- algumas vezes eternas. Isto criou um homem medroso, covarde, fraco e em eterno conflito consigo mesmo. Conflito este que geram as famosas anomalias comportamentais no âmbito sexual, social e psicológico. Se a leitura de livros sagrados e seu conhecimento, realmente transformasse o homem, não teríamos os conflitos partidários, as violências e as guerras em nome daquele em nome daquele que é Universal , Absoluto, a Suprema Ordem , Harmonia e Amor.
A RELIGIÃO NÃO MUDOU O HOMEM
Matamos, oprimimos e exploramos em nome de Deus. Isso gerou tragédias, holocaustos, guerras cruéis, conflitos inúteis e o caos em que atualmente vivemos. E mesmo assim não aprendemos a lição. Reprimimos nosso ser, instintos, sentidos, desejos e emoções na esperança de agradar o Inonimável e , assim, ganhar o acesso aos Céus, ao Paraíso, ao Nirvana. E qual foi o resultado disso tudo? Uma sociedade neurótica, caótica, vazia e perdida- procurando desesperadamente uma luz, uma tábua de salvação, alguém que  piedosamente possa “refrescar-lhe a língua” diante dos tormentos infernais de seu espírito sofredor. O homem pós-moderno é um homem doente, fragmentado, louco, neurótico, infeliz. Em meio a tudo isso, procuramos a LUZ e quem ma prometê-la, estaremos prontos a segui-lo(a) cegamente- pois estamos desesperados, fracos , vazios, carentes e espiritualmente debilitados.
NÓS SOMOS ISSO!
Mas quem mais poderá acender essa luz, senão nós próprios? Claro está que a ajuda sempre aparecerá. Não é errado ajudar os irmãos e irmãs sofredores. Mas a ajuda real é aquela que nos liberta desse “mundo de coisas”. Desse mundo que é a extensão de  nós mesmos. Que nós criamos e diariamente sustentamos com nossa omissão, com nossas atitudes, com nossa conivência, com nossa passividade, com nossa cegueira. Enquanto dentro de nós não houver a libertação das coisas do mundo, continuaremos sendo os pilares de sustentação do mesmo. E  que depois não digamos: “não tenho nada a ver com isso!”. E que depois não nos esquivemos da nossa própria responsabilidade e parcela de culpa por tudo que acontece no mundo, ao redor de nós e dentro de nós. Somos parte disso. Somos isso. Por isso é crucial que o homem liberte-se deste “mundo de coisas” e “das coisas do mundo”
A DESTRUIÇÃO DOS PARADIGMAS ESTRATIFICADOS
O homem pode e deve começar a mudança por si mesmo. Tanto em níveis diretos quanto indiretos, este homem contribuirá para a libertação humana. Claro está que muitos não querem se libertar. É um direito que lhes assiste e ninguém vai “forçar a porta” de entrada. Àqueles que quiserem, que abrirem a porta a luz entrará. Mas  que cada um faça sua parte.  De acordo  com o que sentir em seu coração. E se cada um assim o fizer, quão multiplicador não poderá ser seus efeitos? O novo homem fará um apelo àqueles que querem realmente libertar-se. Este novo homem não é uma pessoa específica. É o coletivo de todos aqueles que despertaram, estão despertando ou despertarão para esse novo PARADIGMA espiritual. Não é um novo movimento ou novo modelo- mas a destruição de todos paradigmas rígidos e estratificados. Não é uma nova organização ou religião. Não são novos “messias”. É uma nova consciência que todos, subitamente, percebem e sentem. Ela vai surgindo. Quebrando correntes, amarras, preconceitos, pensamentos, modelos e egos. Limpando as mentes e preparando os espíritos para essa nova compreensão. Ninguém sabe de onde ela vem- pois não vem de lugar nenhum conhecido, mas do próprio Desconhecido.  Ela simplesmente está aí. Ou talvez, sempre esteve, apenas não conseguíamos percebê-la. O novo homem é um homem mais aberto ao novo. Ao descobrimento. É mais sensível não somente ao outro mas a tudo. Ao universo, à natureza,  ao sinais, às energias sutis que fluem em seu espírito, a essa nova luz que hora desponta no horizonte.
A VIDA EM ABUNDÂNCIA
A nova espiritualidade não separa, não fragmenta, não oprime. Ela LIBERTA totalmente o homem de todas ilusões e equívocos. Ela é um hino de louvor à vida- à verdadeira vida que os grandes mestres do passado nos ensinaram. A vida em abundância não é apenas uma vida de luxo, de fama, de saúde, de felicidade no trabalho e no casamento- como pregam os livros de autoajuda. A vida em abundância é aquela em que o homem despojou-se completamente das garras mortíferas do seu ego ilusório. Esta entidade está sugando sua energia vital – impedindo-o que ele veja a Verdade. O ego é a fonte de todo o mal. Ele se disfarça de bondade, respeitabilidade, sociabilidade. Ele impunha a bandeira da ética e da moralidade- mas seus atos são pura hipocrisia e falsidade. Qualquer um que não libertou-se do ego -do mais alto sacerdote ou estadista, até o mais vil dos homens- está sujeito aos altos e baixos , às ondas instáveis do desejo, às reviravoltas do imprevisível, às ilusões da vida, à dor e ao sofrimento .
A NOVA ESPIRITUALIDADE É LIBERTADORA
A nova espiritualidade é libertadora. Ela não tira o homem do seu lar e trabalho. Não o separa da família, nem dos seus sonhos, planos e projetos. Não o prende nas garras da repressão e do conflito. Não transforma o homem em uma espécie de "zumbi" bem informado, culto e religioso. A nova espiritualidade é feita de homens livres- mas nunca inconsequentes ou irresponsáveis. Livres porque se conhecem. Conhecem sua mente. Conhecem as armadilhas do pensamento condicionado, do desejo e da praga do MAIS. O “mais” é uma ilusão perigosa nesse particular. Ele é o próprio veneno silencioso que o ego  inoculou no coração dos homens. O “mais” é uma grande ilusão que poucos percebem e, por isso mesmo, são presas fáceis dessa verdadeira maldição. Toda vez que enveredamos pelo caminho do “mais”- mais dinheiro, mais prazer, mais conforto, mais sucesso, mais virtudes, mais espiritualidade, mais amor, mais isso e mais aquilo- deixamos de viver, de ver e compreender que a eternidade,  a felicidade e a libertação, não se encontram no “mais”. Este é desejo,  é avidez, é inveja, é ego. O “mais” nos afasta da atemporalidade própria daquilo que é eternamente presente- deste eterno momento que é completo e pleno em si mesmo. É a busca pelo “mais” que nos cega, que nos distrai, que nos leva para longe da VERDADE-  QUE É. Sei que muitos terão dificuldade em compreender e aceitar isso. Mas, se parassem um só instante. Se suas mentes lhes dessem trégua um minuto que fosse. Compreenderiam que quem cria o “mais” é a mente inquieta e sempre insatisfeita.
O EGO É A PETRIFICAÇÃO DO SER
A vida não pára um só instante. Tudo se move com uma rapidez que nossos pobres olhos e mentes não conseguem perceber. Tudo se renova constantemente- mesmo que muitas vezes esqueçamos estes fatos. Somente o ego está petrificado. Nada há de mais duro, rígido e concreto do que o ego. Mesmo as pedras se movem. O ego não cede, não abre mão, não flue, não sai da pose, não se abre, não se transforma, não evolui, não cresce, nem amadurece. Não há palavras para descrever a dureza, a estratificação do ego. Mesmo quando ele finge ceder- continua firme e forte no centro- como doença maligna  e incurável. Como um vírus letal que por mais que você tente destruí-lo- continua vivo devido suas características especiais que lhe dá uma poderosa capacidade de sobrevivência.O ego somos nós. O mundo é o ego e o ego é o mundo. Ele tem mil e um disfarces, faces e fases. Quando o homem procura regenerar-se por meios superficiais e externos- o ego continua seu império de dominação. Por isso, que mesmo entrando para as religiões, mesmo praticando técnicas, mesmo lendo livros de autoajuda, mesmo ouvindo os mestres - muita gente não muda, não se transforma. O ego apenas muda de roupa. Ao viver uma vida socialmente aceitável através de um bom trabalho, posição social e hábitos saudáveis- o ego se protege, pensando que está tudo bem.  Ilude-se quem assim pensa.
O EGO BUSCA SEGURANÇA, PRAZER E CONTINUIDADE
O ego é a ilusão de segurança, de permanência, paz e conforto que todos nós procuramos ardentemente. Mas existem tais coisas? Ou tudo está em constante instabilidade, insegurança, fluidez e movimento? O ego está sempre mudando na SUPERFÍCIE. Apenas muda um detalhe ou outro no estilo de vida, por exemplo,  quando abandonamos alguns hábitos prejudiciais . Vícios grosseiros, desprezíveis e socialmente inaceitáveis. Todavia, o ego continua em outro nível. Mas, ao não perceber o perigo de outros vícios mais sutis- não vamos muito longe. Percebemos o perigo do vício da droga, das bebidas, do cigarro, do consumo desenfreado etc. Mas não percebemos o perigo do PENSAMENTO DESENFREADO, AUTOMÁTICO e REATIVO. Nem percebemos quão prejudicial é o DESEJO PSICOLÓGICO. Aceitamos essas duas serpentes como se fossem animais de estimação e com isso decretamos nossa própria ruína.
OS LIMITES DO PENSAMENTO E A LIBERDADE
A nova espiritualidade é feita de homens que pensam- mas que percebem os limites do pensamento. Sabem qual é o  lugar dele. Usam o pensamento quando necessário e útil. Não se identificam com ele, nem deixam que ele os dominem a mente e o coração. São livres, não porque venceram os “desejos da carne”, ou porque são bons ou virtuosos. São livres porque descobriram uma LIBERDADE que não é “deste mundo”- pois não foi forjada pelo pensamento. É a liberdade dos homens que venceram seu ego não pela força, esforço, disciplina ou conflito, mas pela compreensão e percepção da VERDADE. E a verdade não pertence a ninguém. Ninguém pode dá-la ou transmiti-la. Pois a verdade não é um objeto, nem muito menos um punhado de conhecimentos, nem mesmo uma experiência extra-sensorial. É a verdade do que somos. Da nossa vida cotidiana. Do nosso egoísmo. Dos nossos móveis e motivos secretos que impulsionam,  influenciam e moldam nossa vida. É a verdade sobre nossos medos, desejos e expectativas. É a verdade sobre a Ilusão  e o perigo de se viver sob o domínio do ego.
O LEMA DA NOVA ESPIRITUALIDADE: VEM E VÊ!
A nova espiritualidade não prega novos credos, nem novos “ismos”, nem novos mitos, nem novos deuses, nem mesmo novas teorias e explicações metafísicas acerca daquilo que é transcendental aos nossos sentidos. A nova espiritualidade fundamenta-se no encontro do homem consigo mesmo, com sua própria vida, com sua própria verdade. Acima e além de todos os conceitos, opiniões , dogmas, posições, pensamentos e crenças. A nova espiritualidade requer sim, uma nova postura.  Não mais do crer para ver. Nem do ver para crer. Mas do "VEM E VÊ"! Esse novo homem encontrará dentro de si uma dimensão inexplorada que sempre existiu mas que ele esqueceu ficando, assim, abandonada. Para entrar nessa dimensão, ele tem que se despojar de todos seus conceitos, preconceitos, e de tudo que representa o mundo. Do contrário a porta não se abrirá. Somente aqueles que tiverem coragem de se jogar no abismo do DESCONHECIDO é que poderão viver plenamente esse novo momento. Não se pede, com isso, que a pessoa abandone sua capacidade de raciocínio e pensamento. Mas que equilibre suas energias para que a ordem se estabeleça em seu interior naturalmente. Pois existe uma ordem universal superior tanto fora, quanto dentro de nós. Que está presente tanto no macrocosmo, quanto no microcosmo do homem, e também nos átomos e moléculas.  Desta forma, assim como ela ordena, coordena, organiza e mantém os ciclos da natureza, dos mares, dos planetas, galáxias,  do cosmos, dos átomos e do próprio corpo humano- assim também ele o fará na mente de todo aquele que  se libertou da ilusão de ser o controlador. O ego é caos, é desordem, é fragmentação e enquanto ele estiver na ilusão do comando,  a Ordem Interna do Desconhecido não se estabelecerá.
EXTIRPAR O MEDO PARA SER LIVRE
 A nova espiritualidade está fundamentada na busca  e encontro do homem com essa força, ordem, ou dimensão que existe  dentro dele mesmo. Haverá medo. É verdade. Pois estamos acostumados a controlar tudo - apesar desse controle ser apenas uma confortável ilusão. O medo é um dos maiores males que assolam a humanidade. A nova espiritualidade tem na extirpação do medo uma de suas prioridades. Sendo esta uma  missão difícil- quase impossível- pois temos medo de tudo. Medo de arriscar, medo de aprender, medo de perder nosso ego, medo de ser nada. Mas nós somos nada- por mais que não queiramos. A morte, a doença, a velhice, a miséria, a deterioração, as crises e as perdas estão aí para nos lembrar diariamente que não somos nada, que não podemos nada, que não controlamos nada.
A ORDEM CÓSMICA EXISTE INDEPENDENTE DO HOMEM
O universo com suas leis maravilhosamente perfeitas  e eternas- incompreensíveis para nossa mente humana- está aí para nos dar um recado: ele não precisa do ser humano para ser O QUE ELE É. Sendo assim, a razão nos diz que deve haver uma força que mantém , sustenta e cria tudo o que há nele. Seja o que isso for, seja que nome o dermos: energia, poder, nada, luz, espírito, Tao, Deus, Jeová, Alá, Brahman, Krishna. A lição é certa: assim como há um controle e uma ordem que cria, organiza, harmoniza, mantém, e destrói tudo no universo, deve haver também uma força que habita dentro do homem e que também traz ordem, harmonia e equilíbrio ao seu interior.
A QUIETUDE E O SILÊNCIO: ATRIBUTOS DESSA NOVA DIMENSÃO
Na nova humanidade os homens marcharão cada vez mais para o encontro com esta dimensão interna. Não através da mente, nem do pensamento, nem do desejo- pois estes caminhos já se mostraram falhos. Eles não podem levar-nos à morada desta Força Suprema, Eterna e Desconhecida. Apenas no silêncio natural de sua própria mente. Apenas através da meditação e do autoconhecimento direto, real, objetivo e verdadeiro. Somente  quando o homem encontrar sua quietude interna e ali permanecer. É que aquela Força Criadora começará a se mover e agir naturalmente e espontaneamente. Morrer para o ego, para o conhecido, para o passado é a mesma mensagem que o mestre nazareno nos ensinou há mais de dois mil anos atrás: O homem se entrega nas mãos do Pai, entrega-se à Jesus, à Krishna, a sua Luz Interior- que importa o nome e o símbolo? Morrer para renascer da água e do espírito- símbolo de renovação e purificação- para tornar-se um ser pleno, livre e verdadeiramente FELIZ. Eis que é chegada a hora em que os mortos se levantarão de sua tumbas. Mortos estávamos quando não conhecíamos a verdadeira vida. A vida do ego é morte, miséria e dor. As tumbas é onde depositamos tudo o que é morto. Lá no nosso inconsciente está toda podridão, todo o resíduo de nosso passado, todos os nossos restos mortais psicológicos. Eis que chega a hora de nos levantarmos, de acordarmos para a vida- a verdadeira Vida!
A PERCEPÇÃO DO “QUE É” NA ATEMPORALIDADE DO AQUIAGORA
Quem quiser vir, venha e veja! Não no futuro. Mas no aquiagora. Na percepção clara, direta e objetiva daquilo  “QUE É” está a libertação. Não precisa fazer nada, praticar nada,  entrar em nada, nem pagar nada.  Não podemos alterar ou mudar  “AQUILO QUE É”. Somente  “ELE” pode alterar-se a si próprio.  Perceber “ O QUE É” é libertar-se da ilusão do ego, “falso eu”, da ilusão, de maya. Mas, o que é este “O QUE É”? Os judeus o chamam de JEOVÁ : AQUELE QUE É, QUE FOI , SERÁ ! Os taoístas de TAO, os budistas de Buda, os hindus de Brahman. Mas ele também é conhecido como A FORÇA SUPREMA, O PODER SUPREMO, O ETERNO, O ATEMPORAL, O DESCONHECIDO!
Não protele. Esqueça o passado e o futuro. Fixe-se no eterno agora e liberte-se de todas as ilusões! Eis o manifesto da NOVA ESPIRITUALIDADE, do NOVO HOMEM e do NOVO AMANHÃ que se inicia  a partir do AGORA!
ALSIBAR (  inspirado)
 http://alsibar.blogspot.com


MSN: alsibar1@hotmail.com