terça-feira, 26 de março de 2019

ILUMINAÇÃO NÃO É RECEITA DE BOLO! by Alsibar




Não existe receita para a iluminação. Você pode ler mil livros sobre sabedoria Advaita Vedanta, Zen , UCEM , Taoísmo, Iluminação ou meditar, jejuar e orar a vida toda e continuar na dualidade, mergulhado na ignorância, dominado pela ilusão.

As experiências de Despertamento da Consciência são inúmeras e variadas. Cada uma com suas peculiaridades. Achar que a leitura de livros- mesmo de grandes mestres- seja o bastante para desenvolver a sabedoria é outro grande equívoco .

Não há sabedoria se não houver auto conhecimento, mergulho nas profundezas da consciência, simplicidade, humildade, perseverança, fé e paciência.

Pegar emprestado a verdade dos outros sem a correspondente percepção da mesma em si mesmo, revela não só incompetência como desonestidade .

Não repita o que os outros disseram- achando que compreendeu. Palavras sem vivência e sem experiência direta não passam de cadáveres.

Nisargadatta despertou sem ler nada, sem praticar nenhuma técnica especial de Meditação, sem seguir ninguém- pois seu mestre morreu logo depois que ele o conheceu.

Ele estava preparado e maduro. Seguiu uma dica simples de seu guru que funcionou. Mas porque funcionou para ele não significa que vai funcionar para você.

Iluminação não é receita de bolo. Tá mais para receita de médico : o que serve para um pode não ser exatamente o que serve para outro. Cada caso é um caso, uma vez que cada ser humano é único e única também é sua experiência com Deus- o Ser-o Pai- o Tao- Buda- o Eterno- A Consciência, enfim, o Desconhecido!

Fiquem com o testemunho de Nisargadatta Maharaj:

“Meu guru me ordenou que eu atentasse para o sentimento de “Eu Sou” e para não prestar atenção em nada mais. Eu não segui nenhum curso especial de respiração, ou meditação, ou sequer estudei as escrituras. O que quer que acontecesse, eu desviava minha atenção disso e permanecia com o sentimento de “Eu sou”. Pode parecer muito simples, e até mesmo crú. Minha única razão para fazer isso foi que meu guru me havia dito para fazer. E mesmo assim funcionou.”

Por isso Krishnamurti dizia que a Verdade é uma terra sem caminhos. Não existe métrica, nem meios, nem rotas para Aquilo que transcende ao pensamento, ao espaço e ao tempo.

Encontre, pois, sua própria verdade aqui agora. Tudo aquilo que você percebe como verdadeiro, mesmo que sejam seus defeitos, suas ilusões, sua ignorância, suas complexidades e limitações - essa é a sua verdade . É o que sua capacidade de percepção lhe permite ver e compreender no momento .

À medida que você for compreendendo a real natureza do que está próximo , sua visão vai se ampliando para poder perceber o que está distante.

O pequeno sapo pode falar com propriedade sobre a lagoa em que vive. Mas nunca sobre os picos altos das montanhas e dos mares no horizonte - coisas que ele apenas ouviu falar através do relato dos pássaros. 
By Alsibar

7 comentários:

  1. Nossa, to pirado com isso... com esse negócio de iluminação... esses dias conversei com um prof. de Yoga que se auto-intitula mestre de Vedanta. Ele diz o que todos dizem: "Você tem que inserir-se na tradição do Vedanta e buscar um mestre" -- claro que o mestre é ele cobrando pelos "esclarecimentos" nas aulas de Yoga.

    Gosto muito do seu blog sobretudo pelo pessoal que vem comentar aqui. Vejo muita gevte

    ResponderExcluir
  2. Não sei mais o que fazer a respeito. Pra que serve a iluminação afinal? Que vantagens há em ser iluminado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, é o ego que pensa em vantagens. Realmente, pro ego não ha vantagem nenhuma pq ele sempre pensa no lucro e no ganho. Na iluminação vc não perde, nem ganha... É um estado além da dualidade lucro e prejuizo. Abcs!

      Excluir
  3. Iluminação tem podium de chegada e beijo de namorada? Senão nem quero...

    ResponderExcluir
  4. Alsibar! Alsibar! eu já te mostrei o caminho, é a Santidade.
    "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor".
    Hebreus 12:14
    Você Alsibar, junto com S.A.W e tantos outros "mestres" querem mostrar o caminho para Deus, para a iluminação, porém, estão tão perdidos em doutrinas fundamentadas por homens, homens que já se foram e agora estão aguardando o julgamento de suas obras, Jesus está vivo e nos deixou a sua palavra que é a nossa luz nesse mundo de trevas.
    "A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho".
    Salmos 119:105
    Mas, vocês ensistem em dar ouvidos a filosofias vans e enganosas.
    Hoje, o Espírito Santo diz o seguinte para vocês:
    “Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’".
    Mateus 15:9
    “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.
    Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada”.
    1 Timóteo 4:1,2
    “Não permitam que outros os escravizem com filosofias vazias e invenções enganosas provenientes do raciocínio humano, com base nos princípios espirituais deste mundo, e não em Cristo.”
    Colossenses 2:8
    E para finalizar?
    “Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”.
    João 14:6
    “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”.
    João 14:15
    Reflitam sobre isso!
    E se arrependam dos seus maus caminhos.
    Que a misericórdia de Deus os alcance.
    By Eu Sou de Cristo

    ResponderExcluir