quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

EXPLOSÃO OU A ILUMINAÇÃO DE VIMALA THAKAR



Vimala Thakar é considerada uma das poucas “discípulas” iluminadas pelos ensinamentos de  Jiddu Krishnamurti. Sei que o termo “ discípula” pode chocar muita gente pois JK não aceitava alunos. Mas considerá-la apenas uma ouvinte ou amiga também não seria correto. Nesse diálogo, Vimala descreve como Krishnamurti a levou até a o que ela chamou de “Explosão” ou seria melhor dizer "Iluminação?" vale a pena conferir!
By Alsibar

EXPLOSÃO

No dia 14 de agosto, tive outra entrevista com Krishnamurti. Enquanto eu estava esperando por ele sua anfitriã teve a gentileza de vir e ter uma palavra comigo.

"Você entende o que Krishnaji diz?" Ela perguntou.

Eu disse: 'Eu sinto que sim - Se assim posso dizer. Mas todo mundo pode entender se quiser, não pode ? Não há nada de  difícil o que ele diz é tão simples.

Krishnaji saiu daqui a pouco e me levou a uma sala onde nos acomodamos para uma conversa séria. Aqui estão as notas da nossa conversa.

Vimala Thakar : Estou compartilhando com você minha experiência. Eu decidi, após uma grande hesitação, contar-lhe sobre o estado atual da minha mente, porque isso o preocupa de certa forma ...
Krishnamurti : Você não precisa hesitar em nada. Você pode dizer qualquer coisa para mim - a favor ou contra. Entende?
V . Já falei sobre a invasão de uma nova consciência, irresistível e incontrolável.
Eu lhe contei como isso varreu tudo. Agora - isso tem algo a ver com essa cura. Se tivesse vindo de forma independente, eu não teria me sentido como me sinto hoje. Se a mente tivesse vindo, digamos, enquanto escutava você, eu não teria sentido o que sinto hoje.
Hoje sinto que os dois estão relacionados. E sinto-me profundamente grato a você por ambos.
Esse sentimento de endividamento torna a mente pesada e desconfortável. Suas palestras me ajudaram e sou profundamente grato a você pelas conversas.

Mas meu amor por você nunca foi sobrecarregado com um sentimento de endividamento antes. Hoje é.

K . Espere um pouco. Quem te disse que os dois estão relacionados?

V . Ninguém. Eu sinto.
K . Seu sentimento pode estar errado. Talvez você esteja confundindo os dois. Você não me deve nada no mundo. Você entende isso? A cura aconteceu. Levou duas pessoas - você e eu - para que isso acontecesse. Por que não  deixar isso assim? É muito simples.

V . Tem certeza de que os dois não estão relacionados?

K . Sim. Com certeza. Você tem escutado as palestras. Você tem uma mente séria. As conversas estavam mergulhando profundamente em seu ser. Elas estão operando o tempo todo. Um dia você percebeu a verdade.

O que eu fiz para isso? Olhe aqui, você estava andando em uma floresta. Você se encontrou com outra pessoa.

Ele disse: 'Se você andar desse jeito, pode chegar mais cedo'. Você andou. Você chegou. Você agradeceu a pessoa. É tão simples quanto isso.

Por que você acha que deve algo a mim? Por que fazer um problema disso?

V . Eu não posso te dizer por quê. Mas sinto-me comprometida com você.

K . Tudo bem, por que você se sente incomodado com isso?

V . Porque meu carinho se sente magoado com isso. A obrigação e o endividamento parecem ter poluido o amor e a amizade . Nosso relacionamento parece estar mudando.

K . Meu Deus! Nosso relacionamento não precisa e não deve mudar. Deveria ser tão livre quanto antes. Eu me pergunto se você está com medo ...

V . Sim, Krishnaji. Eu sinto uma espécie de espanto, um tipo de medo ...

K . Esse é o ponto crucial. Não há nada para sentir medo. Eu não fiz nada para você. Eu não sei como a cura acontece. Eu sei tanto quanto você. Voce entende? Jogue isso fora. Eu sentirei muito se nosso relacionamento for afetado por isso. Vimalaji, a terra estava pronta para receber as chuvas. Ela recebeu com total abandono. Não admira que haja nova vida.

V . Assim seja Krishnaji. Deixe-me apenas confessar que essa invasão repentina me desconcerta. Não é devido a qualquer coisa que eu tenha feito. Como se não estivesse relacionado a mim como um efeito está relacionado à sua causa. Desceu com uma força irresistível. A intensidade e a profundidade da força não aumentam, nem diminuem.

K . Isso acontece. Por que não observar isso?



Eu me preparei para sair. Krishnamurti sabia que eu estava saindo de Gstaad para Zurique na mesma noite. Então ele disse:

'Espero encontrar você em excelente saúde quando nos encontrarmos na Índia. Tenha uma viagem agradável.

Enquanto eu caminhava de volta ao hotel, conheci o Sr. B., que estava atuando como psiquiatra em Nova York. Ele havia percorrido todo o caminho para participar das palestras. Ele estava no mesmo hotel e nos encontramos várias vezes durante a quinzena.

B . Vimala, fui abalado por todas as conversas de Krishnamurti. Nós aprendemos que o inconsciente é indestrutível. Krishnamurti diz: "Isso pode  soltar isso". Eu aprendi que demorou um milhão de anos para a mente humana e o cérebro se desenvolverem até o estado atual. Krishnamurti diz: "Você pode pular  para fora dessa mente e do cérebro". É fantástico e incrível.

V . Não é incrível nem fantástico. Ele não está apresentando uma teoria ou idéia que você possa aceitar ou rejeitar. Ele comunica sua experiência. Ele é um desafio para sua ciência da psicologia.

Por que  um grupo de vocês não deveria levar isso para uma investigação científica? Por que não investigar se o consciente e o inconsciente podem ser eliminados?

Krishnamurti não é bobo. Ele sabe o que ele diz e ele diz o que ele quer dizer.

B . Você concorda com Krishnamurti, que o inconsciente pode ser destruído completamente?

V . Eu não sou um estudante de psicologia. E não há nada para concordar. Eu vejo que o que ele diz é verdade.

B . Desculpe-me por ser pessoal. Você destruiu?

V . Você não pode destruí-lo, meu querido. Ele se destrói.  Alguém vê que ele foi eliminado. Isso é tudo.

Saí de Gastaad à noite e à meia-noite estava em Zurique. No dia seguinte escrevi duas cartas, uma para o meu pai e outra para Krishnamurti.

Para meu pai eu escrevi:

'Tudo desapareceu. Uma tremenda tempestade varreu tudo com um só golpe. Não é que "a evolução cósmica torna-se consciente de si mesma". É vida de novo. Uma jornada murcha eu  sei que não! Por que eu  sei que não! Sem emoção! Nenhum entusiasmo. Mas uma chama intensa de paixão está consumindo todo o ser. Eu gostaria de poder descrever a força da integridade que me faz andar agora
sem medo. Eu gostaria de poder descrever como testemunhei o ego sendo despedaçado e sendo jogado aos ventos. Eu gostaria de poder comunicar o que é esse desnudamento! Ou podemos chamá-lo de ex-centramento? O centro do pensamento se dissolve no nada.

As palavras podem soar familiares. Talvez você diga termos e frases do tipo Krishnamurti. Mas você está bem ciente de que frases emprestadas não podem transmitir a vida. Nem podem permitir que alguém veja a realidade. Eles não podem lhe dar coragem moral para bater e derrubar a casa em que você viveu até agora.

Apenas a verdade libera. Apenas a verdade transmite uma vida nova. A verdade respira inocência em você.

Destruição e criação se misturam nessa respiração.

Para Krishanmurti eu escrevi:

'Eu não estou fazendo' um problema 'do evento. Estou tentando entendê-lo em relação à vida total. Você pode me dizer: 'É simples'. Minha mente olha como algo estranho. É simples ver a mente total nascendo  novamente? Se alguém que de repente testemunhou isso acontecer, sente-se sobrecarregado, você o chamaria de um distúrbio emocional?

Deixe-me assegurar-lhe que não é o aspecto pessoal (está acontecendo na minha vida) que me sobrecarrega. A vida não é sua nem minha. Vida é vida. Esse fenômeno surge como um desafio para a ciência médica e para a psicologia. Não é verdade?

É verdade que tenho escutado suas palestras por cinco anos. Eu sabia que elas estavam mergulnando profundamente no próprio ser. Mas certamente, isso não poderia causar essa explosão repentina. Compreensão não explode; nem o amor explode. Ou explode? Não que eu sinta pesar por isso. Não que eu esteja empolgada com isso. Longe disso. Eu estou assistindo tudo com um interesse apaixonado.

Eu não acho que vou participar de mais conversas. Eu adoraria, no entanto, vir e ver você quando estiver na Índia. Eu adoraria ficar sentar-me tranquilamente com você, desde que você não se importe em disponibilizar algum tempo para uma pessoa que queira vê-lo sem qualquer propósito.

Muito obrigado, de fato, por tudo que recebi através de você.


Depois de passar três semanas em Zurique, fui para a Índia de avião. Eu estava bem animada. Eu estava relaxada e feliz. Houve um intenso estado de alerta para entender todos os movimentos da vida. A vida soprou uma chama brilhante de interesse apaixonado.

Pode-se chamar esse estado de profunda atenção uma experiência absolutamente nova de meditação. Lamento que não seja correto chamá-lo de experiência ou estado. Ambos têm um começo e um fim. No meu caso, no entanto, eu não sabia como isso aconteceu; nem tinha ideia se continuaria para sempre, ou se interromperia o momento seguinte.

-Vimala Thakar

De uma viagem eterna , p. 31-34
https://o-meditation.com/category/j-krishnamurti/vimala-thakar/

Tradução: Alsibar

5 comentários:

  1. Creio que a cura que ela se refere era sobre algo como um câncer no ouvido interno, que ela tinha e sumiu, após ouvir Krishnamurti.
    Um Buda esse Krishnamurti, no mínimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas não so isso. Ela fala de uma nova consciência tb. Abcs e obrigado pela participação!

      Excluir