segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

QUANDO O DISCÍPULO ESTÁ PRONTO, O TRÂNSITO APARECE!



Eu sempre achei  o trânsito um ótimo mestre espiritual. Ele te testa até os teus limites. Se alguém passar no teste do trânsito, certamente está apto a passar por muitas outras coisas difíceis. A vida é um sistema holográfico: o comportamento demonstrado por alguém em um engarrafamento diz muito sobre o sujeito. Exatamente por que é uma situação de máximo stress. O indivíduo será convidado a revelar tudo o que diz ser. Mas muita gente revela exatamente o contrário. Talvez, nem tivesse consciência de sua própria incapacidade de lidar com situação de grande pressão e stress como o trânsito de Fortaleza em véspera de feriadão- por exemplo.
Eu já passei por muitos congestionamentos, mas o desse dia da véspera do natal de 2018 foi memorável. Era umas 19:00, eu queria apenas ir ao supermercado que fica apenas a uns 15 minutos da minha casa. Dessa vez minha intuição não me ajudou . Talvez eu tivesse que passar mesmo por esse teste de fogo para saber a quantas andava minha paz espiritual. De repente me vi em meio a um congestionamento que mais parecia uma cena de filme apocalípto : uma fila gigantesca de carros totalmente parados. O problema é que levei tempo para perceber em que enrascada eu havia entrado pois, logo no começo, um homem que estava tentando ordenar o trânsito, deu a informação errada. Segundo ele, era apenas um acidente que havia ocorrido ali próximo e que bastava que  eu desviasse do caminho, procurasse outra rota, que estava tudo resolvido. Infelizmente a informação não procedia. E quanto mais eu procurava uma “rota alternativa” pior as coisas ficavam.
Era uma cena surreal. De filme mesmo. Um pequeno quarteirão que já passara  centenas de vezes , levei uma média de uma hora para passá-lo. E quanto mais eu procurava outras saídas, mais lento e difícil o trânsito ficava. A essa altura eu já havia desistido do supermercado. Eu só queria uma coisa: sair daquele imbróglio e voltar para casa o mais rápido possível. Descansar. A fome começou a bater. A gasolina começou a acabar. Pensei: se a gasolina acabar o que vou fazer? Mas ainda havia bastante. A questão era: eu não tinha ideia quanto tempo ainda eu ia ficar preso ali. O que poderia fazer ? Nada. Relaxei. Desliguei o carro para não gastar a gasolina. E fiquei ali esperando. Mas a fome era grande. Havia o risco real de passar mal em meio ao engarrafamento.  Até que finalmente vi uma lanchonete. Consegui encostar o carro e fui comer algo.
Depois de forrado o estômago, voltei de novo para a fila . Minha esperança era que o congestionamento tivesse diminuído e o trânsito pudesse fluir mais rápido. Nada. Tudo do mesmo jeito. Ou pior. Não havia nada a ser feito. Só relaxar , esperar e agir na hora certa. E comecei a refletir : não é assim a vida? Não é essa a atitude que todos deveriam ter diante dos obstáculos e dilemas da vida? Quando não há nada mais a ser feito , deve-se apenas relaxar e deixar as coisas fluirem no seu tempo.  Há momentos da vida que deve-se esperar a fila andar, mesmo que custe, mesmo que seja devagar. Um dia ela andará.
Minha mente estava tranquila- apesar da vontade de chegar em casa. Respirei profundamente várias vezes, veio de forma natural, não forcei nada. Dentro da minha mente havia um silêncio. O stress do trânsito, o cansaço do corpo e a fome não abalaram aquela paz que estava ali, como um campo de força a me proteger. A Meditação era uma realidade. Na hora apenas pensei: esse é o meu grande teste. Se minha mente conseguir se manter tranquila em meio a todo esse stress, então a Meditação realmente funciona. E funcionou. Aos poucos, de pouquinho em pouquinho o trânsito foi avançando. Olhei para o relógio. Havia passado quase três horas. Eu estava, agora de volta, quase no mesmo lugar onde tudo isso começou, mas agora eu estava a caminho da liberdade, voltando para casa.
O trânsito é um grande mestre e um ótimo teste. Da próxima vez que pegar seu carro, observe suas reações. O carro é sua escola de mistérios, o seu laboratório. Seja sincero consigo mesmo, não precisa se enganar. É uma ótima oportunidade para testar na prática, aquela paz  alcançada em Meditação. E agradeça a Deus pela oportunidade de ter esse grande guru para lhe ajudar a se auto conhecer melhor. Sem o teste do trânsito como você iria saber como está a fortaleza da sua paz espiritual? Quer maior teste do que o trânsito de Fortaleza? Se passar nesse teste de fogo, nada mais conseguirá abalá-lo.
Quando o discípulo está pronto, o trânsito aparece!
Alsibar



Nenhum comentário:

Postar um comentário