sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

O SEXO DOS GURUS: É POSSÍVEL UM EQUILÍBRIO? The gurus' sex : Is it possible a balance?



Alguém pode se perguntar: guru tem vida sexual? Por que há tantos líderes  envolvidos em escândalos e crimes sexuais? Para responder a essa pergunta é necessário fazer uma análise profunda sobre a relação entre espiritualidade e sexualidade. Como é a sexualidade dos ditos “despertos” ? Será que o desejo biológico deixa de existir com a Iluminação? Qual o problema real :  o sexo em si ou o abuso por parte de quem tem posição de poder? Ao longo desse artigo, investigaremos a verdade sobre essas e outras questões de forma aberta, serena e sem preconceitos. Com o objetivo de  entender melhor esse tema tão delicado, complexo e tabu , penetraremos na vida íntima daqueles que se dizem espiritualmente esclarecidos . Talvez, assim, possamos lidar melhor com a nossa própria sexualidade e deixarmos em paz a vida sexual dos iluminados .

Por que a humanidade nega o sexo daqueles que consideram  espiritualmente superiores? Será mesmo que a vida espiritual é completamente apartada da sexual? O que dizer sobre as centenas de escândalos  e acusação de crimes  envolvendo líderes espirituais famosos?  Será que é tudo igual ou há  casos que envolve muito tabu e preconceito por parte dos conservadores?  

O ser humano tem a tendência a achar que todos os escândalos sexuais envolvem crimes. Mas será mesmo? Ou cada caso tem sua peculiaridade? Vamos lembrar alguns dos mais famosos casos envolvendo líderes espirituais renomados. Analise cada situação e responda à pergunta: será que é tudo igual? Lembro que não estamos fazendo juízo de valor e os casos apresentados têm por base relatos, testemunhos , reportagens e documentários.

Satya Sai Baba
1. Satya Sai Baba –   considerado por muitos o “Avatar da Era Moderna” , Sai Baba ainda é um dos gurus mais conhecidos e famosos de todos os tempos. Cultuado por várias celebridades e até líderes de outras religiões como,  por exemplo,  o médium espíritaDivaldo Franco,  Sai Baba foi acusado por centenas de pessoas do mundo inteiro de ter cometido diversos crimes  e abusos sexuais - incluindo, pedofilia. Há até um documentário da BBC sobre uma família que teria sido vítima do Baba. Os depoimentos são robustos e não dá para simplesmente ignorá-los - os indícios são muito  convincentes. Além disso, o guru das materializações, não era, nem de longe, exemplo de honestidade e ética. Há vário vídeos no  Youtube mostrando claramente que seu "milagres" eram todos fakes.Basta clicar Sai Baba Fake que aparecem vários vídeos em que  qualquer pessoa pode ver os truques feitos por esse suposto “deus” cujos milagres não passavam de truques baratos que qualquer mágico , profissional ou não, consegue replicar.

2.Maharishi Mahesh Yogi o guru dos Beatles e da Meditação Transcendental. Depois de terem sido  convidados para passarem um tempo no bangalô do guru indiano, os Beatles ficaram furiosos quando a namorada do Paul – a Mia Farrow- foi supostamente assediada pelo guru durante uma sessão particular no quarto do “mestre”. A opinião do grupo sobre o "incidente" ficou dividida. John Lennon ficou furioso e fez uma das músicas mais belas do fabfour, Sexy sadie, que nada mais era do que uma crítica ao guru que se passava por santo mas era , na verdade, um tremendo assediador.
O Maharishi e a Mia Farrow

3. João de Deus- o famoso médium milagreiro de Abadiânia-Goiás estampa desde a semana passada os principais noticiários do Brasil e do mundo ao tornar-se o centro de um escândalo de nível internacional. Mais de 200 mulheres alegaram ter sido abusadas por ele durante supostos tratamentos espirituais. O caso é grave porque vai desde assédio sexual a estupro de vulnerável e pedofilia. É talvez , depois do caso do Sai Baba, o mais grave de todos os escândalos  porque  além de envolver vários crimes tipificados pela legislação brasileira, surpreende também pela grande quantidade de vítimas. É certamente o maior escândalo sexual envolvendo um dos maiores "ícones" da  espiritualidade brasileira.
O milagreiro João de Deus

4. Prem Baba- O guru brasileiro se viu envolvido em várias acusações de ex-pacientes e discípulas que afirmam terem sofrido abusos por parte do líder  e ex-terapeuta sexual. Nesses casos, o guru usou de seu poder e posição privilegiada para ter relações sexuais continuadas com mulheres casadas, usando a desculpa de estar fazendo tratamento terapêutico tântrico. O guru tupiniquim teve que vir a público se desculpar e confessar que , apesar de ter pregado o celibato, ele mesmo não havia transcendido o sexo e que seus hormônios e desejos continuavam a todo o vapor. Para acalmar-se mais iria, dali por diante, sair de cena para viver um período de reclusão e meditação interior.
o brasileiro Prem Baba

5. Swami Rama- outro famoso indiano que tinha tudo para ser um grande mestre. Escreveu um livro fabuloso e único  intitulado “ Vivendo com os mestres do Himalaia” , livro este que ,por sua singularidade, só pode ser comparado ao  best seller “ Autobiografia de um Iogue” de Paramahansa Yogananda. Infelizmente, o Swami se viu envolvido em várias acusações de assédio sexual por parte de ex seguidoras e admiradoras. O problema aqui não foi o sexo em si - mas a manipulação , a desonestidade e a forma  com que ele usou  seu poder e prestígio para seduzir mulheres e até enganá-las, segundo alguns relatos.

6. Gurdjieff- O famoso mestre russo da Escola do Quarto Caminho não protagonizou nenhum grande escândalo sexual na mídia. Mas ele  usava seus poderes de telepatia e hipnotismo para seduzir mulheres e ter relações com elas - o que não é nada ético vindo de um suposto mestre espiritual.
Krishnamurti e Rosalind
7. Jiddu Krishnamurti- O “anti-guru” indiano se viu envolvido em um “escândalo” pelo fato de ter tido um relacionamento com a esposa do seu ex-secretário particular durante anos. Mas, pouca gente sabe dos bastidores do caso.  JK e Rosalind eram enamorados desde jovens, o problema é que JK estava sendo preparado pela sociedade Teosófica para ser o Instrutor do Mundo.  A presidente da Sociedade, Anne Besant, quando soube do caso, procurou uma forma de “consertar as coisas”. Então chamou o ex-candidato derrotado a Instrutor do Mundo, o Raja Gopal e lhe propôs um acordo : que ele servisse e dedicasse sua vida ao Instrutor escolhido, Krishnamurti, e ainda , de cara, lhe arranjou uma bonita esposa , a Rosalind. De uma tacada só Besant resolveu vários problemas : arranjou um casamento e um trabalho para o Raja,  casou a Rosalind, atrapalhou o relacionamento de Krishnamurti com ela e, de quebra, manteve a imagem de Krishnamurti a salvo - pelo menos por um tempo.  Raja Gopal aceitou o acordo e prometeu à Mama, servir e dedicar sua vida ao Instrutor do
Mundo.  
Ora, obviamente, JK e Rosalind continuaram seu relacionamento às escondidas, ao longo de anos e anos. Todo mundo sabia da relação, inclusive o Raja, que aceitava essa situação como um sacrifício pessoal seu em prol da missão do Instrutor a quem se dizia muito "devotado". Mas, claro que o Raja tirou vantagens disso tudo, afinal, ele trabalhava para  JK, sendo o responsável por toda parte administrativa e financeira do seu trabalho tornando-se, inclusive , seu procurador legal.  
Tudo transcorreu muito bem por mais de 20 anos . Mas começaram os desentendimentos: os outros sócios da Fundação Krishnamurti,  e o próprio JK se desentenderam com Raja Gopal em relação a questões administrativas e financeiras. O caso foi levado à justiça em um processo desgastante que durou vários  anos . Ora, em resumo: Raja Gopal detinha todos os direitos autorais da obra de Krishnamurti que se viu numa situação absurda : ele corria o risco de perder os direitos sobre sua própria obra, fundações e escolas. Foi nesse ínterim  que seu caso secreto veio à tona, uma vez que Rosalind tomou partido do lado do ex-marido - atitude que surpreendeu JK. Finalmente, depois de anos e anos de briga judicial, chegaram a um acordo.  Mas aí, muita sujeira já havia sido jogada no ventilador.

8. Mooji- No caso do guru advaita ( não-dualista) jamaicano que vive na Inglaterra NÃO HÁ nenhuma acusação jurídica formal,  nem conheço nenhuma notícia o envolvendo em  escândalo sexual de qualquer natureza . O que aconteceu foi que algumas pessoas não gostaram do fato dele ter trocado sua antiga shakit ( namorada) por uma moça muito mais nova que ele. O que há também são acusações de ex- discípulos que dizem haver exploração financeira e lavagem cerebral na comunidade liderada pelo guru . Mas esse é um outro assunto.


9. Osho ( Bhagwan Shree Rajneesh)-  O famoso guru dos 90 Rollss-Royces - é, talvez, o guru indiano - que viveu no ocidente - com maior popularidade de todos os tempos. Apesar de ter sido conhecido também como  o “ guru do sexo” não há nenhuma acusação de abuso contra ele . Seu ex-discípulo, Hugh Milne, afirma que , no começo, Osho costumava escolher as garotas que queria levar para o seu quarto- já que o sexo era livre na comuna . É verdade que havia sessões coletivas de sexo tântrico no ashram Mas ele, o Osho, não participava diretamente delas. E, se participou , não há registros que possam corroborar esse fato. Depois de um tempo, Osho arranjou uma narmorada – a Vivek, por quem se apaixonou- e deixou a namorada dos outros em paz. O problema do Osho não era sexual, mas mental mesmo. Vivek cometeu suicídio por motivos ainda confusos- mas há uma versão que diz que ela não suportava mais o estado  de insanidade mental  do seu mestre e namorado. O fato é que um mês depois da morte da Vivek, o próprio Osho também cometeu suicídio – alguns dizem que o estopim foi a morte trágica da sua namorada.  Essa versão é relatada pelo seu ex-discípulo Christopher Calder. Oficialmente, os discípulos a negam – óbvio.
Osho e sua namorada Vivek

Ora, o que há em comum entre todos os exemplos citados acima? Há duas coisas: o poder / status espiritual e o sexo. E o que os diferencia entre si?  A forma com que cada um usou - ou não usou- desse poder  para alcançar seus objetivos sexuais. Quando há abuso, há problemas seja de ordem ética, moral ou criminal. O que se percebe por parte de alguns é a relação exagerada, compulsiva , psicopática e até, mal resolvida, com sua própria sexualidade. A incompreensão  e o preconceito por parte da sociedade  em relação à sexualidade, também contribui, em parte, para o surgimento de  comportamentos abusivos e doentios . Mas aí entra outra questão muito delicada: o líder espiritual, o iluminado tem vida sexual ou não?

De onde vem a ideia de que os despertos não podem ter vida sexual? Da Bíblia com seus inúmeros casos de profetas com suas várias esposas? Dos livros sagrados? No Gita diz “ Eu sou a vida sexual que não é contrária aos preceitos espirituais”.   Então por que  a sociedade exige daquele que ela considera espiritualmente superior uma postura de “santidade”- incompatível com a realidade? Imaginar Jesus, Buda e outros mestres como seres assexuados é fácil uma vez que não temos documentos que comprovem o contrário - mas será essa a realidade? Como saber a verdade acerca da vida sexual dos tais “ Iluminados”? Só há um jeito : observando a vida dos iluminados modernos.

A ideia de que sexo não é compatível com espiritualidade vem de eras remotas e perpassa a história de todas as grandes tradições religiosas. Mas  há exemplos pontuais que demonstram uma mudança de paradigma. Boa parte das pessoas não aceita a ideia de que seus referenciais de espiritualidade possam ter desejos sexuais como todo mundo. O resultado é uma vida de repressão, conflito e muito sofrimento psicológico. Krishnamurti conta um caso de um senhor que foi conversar pessoalmente com ele. Seu problema? Por não aceitar seus próprios desejos sexuais ele amputou os órgãos sexuais na esperança de extinguir seus desejos carnais. O problema é que os desejos estão muito mais na mente do que no corpo. Este último, responde aos estímulos do primeiro. O resultado foi óbvio : seu sofrimento se tornou desespero, uma vez que o desejo – ao invés de cessar ou diminuir- aumentou. Esse é um exemplo extremo do  que um conceito idealizado de pureza e castidade pode levar . Muita gente na Índia ainda tem a ideia de que, para se elevar espiritualmente, tem que se retirar da vida em sociedade e se embrenhar nas montanhas e cavernas dos Himalaias , passando a viver como os  sanyasins  ( renunciantes) .
Swami Rama
Aqui merece uma ressalva.  O caso do Swami Rama segue um padrão totalmente diferente dos demais indianos buscadores de iluminação ou libertação espiritual.  Em geral, os aspirantes à espiritualidade vivem uma vida normal em sociedade, estudam, trabalham, casam e têm filhos. Depois dessa etapa, eles  abandonam  a vida familiar para seguir alguma rotina espiritual ao lado de algum mestre nas montanhas dos Himalaias. Swami Rama fez o contrário : segundo seu próprio relato, desde criança ele vivera entre os mestres, santos e iluminados na montanha sagrada.  Diz ele que fora criado por um iogue desconhecido de alta espiritualidade e grandes poderes. Em seu livro, há inúmeros relatos assustadores e surreais dos poderes e grandes feitos desses iogues isolados da Índia.  Ainda segundo ele mesmo, sua educação seria uma espécie de preparação para   uma grande missão : revelar  ao Ocidente o relato da vida dos grandes santos e mostrar ao mundo o poder do Espírito sobre a matéria. O problema é que, provavelmente, os grandes mestres  não contavam com a fraqueza de Swami Rama diante das tentações do poder, do dinheiro , da fama e, claro, do sexo. Apesar de Swami Rama ter negado as várias acusações contra ele, o fato é que tudo isso abalou sua imagem do Iluminado que venceu as fraquezas humanas. Não seria mais fácil adotar uma outra postura desde o começo e  admitir que o sexo faz parte do ser humano - independente dele estar Desperto ou não?

Paramahansa Nityananda
Sei que é difícil aceitar o fato de que os tais Despertos não são seres assexuados. Além dos casos citados acima, há inúmeros outros envolvendo gurus famosos, alguns deles estão respondendo- e com razão- a processos judiciais como por exemplo, o sorridente guru galã Paramahansa Nithyananda .  Por certo,  o problema não é o sexo em si, mas  sim a hipocrisia, a desonestidade, a repressão, o preconceito e a mentira que muitos têm que viver para serem aceitos como seres espiritualizados.  Não seria melhor assumir uma relação? Mas se ele assumir que é um homem fisicamente normal, com todos os seus hormônios no lugar, ainda será considerado um Iluminado pela sociedade ? Por certo que não. Daí que muitos líderes se submetem a uma imagem falsa de celibatários- quando na verdade não o são. O resultado disso tudo é a repressão que, ao invés de resolver o problema, cria outro muito pior. A energia represada vai se acumulando e, lá na frente , ela transborda causando grandes estragos na vida das  vítimas e do próprio líder espiritual. Uma energia que não é corretamente administrada e compreendida ocasiona inevitavelmente comportamentos desonestos, abusivos e até criminosos . Isso não é uma justificativa, mas uma explicação de todo o processo que culmina com os tais escândalos sexuais.

Talvez, se a sociedade aceitasse que padres, pastores, líderes espirituais, gurus, Iluminados e “apagados”, são todos seres humanos e, portanto, com vida sexual como tudo mundo, provavelmente,  os casos de abusos,  crimes e escândalos sexuais diminuíssem. Qual o problema do Mooji ter um relacionamento com uma moça muito mais jovem que ele? Ele está pregando o celibato? Ele está ensinando uma coisa e fazendo outra? Porque, se tiver, aí sim está sendo hipócrita. E o Jiddu Krishnamurti alguma vez pregou o celibato como condição sine qua non para o Despertar ? Quem é leitor de seus livros sabe que não. Assim, ele não pode ser chamado de hipócrita pois nunca pregou uma coisa e viveu outra. Em alguns raros momentos há registros em que  JK comenta sobre a necessidade de economizar energia e que o sexo, assim como o pensar e o conflito, por exemplo, precisam se harmonizar para que haja ordem e, portanto, energia. Mas nunca o vi defender a necessidade do celibato para o Despertar.

Os grande iluminados modernos estão aí. Tudo indica que eles não deixam de ser humanos "normais" quando despertam para a Verdade. Resta a cada líder, guru ou mestre espiritual saber como lidar como essa energia poderosíssima. Certamente não é pela repressão- alguns falam de sublimação- mas , particularmente, tenho minhas reservas em relação a esse termo. Penso que muitas vezes  a tal ideia de  sublimação só precisa de uma boa oportunidade para ir de “água abaixo”. E é isso que os tais líderes espirituais têm: a oportunidade conferida a eles pelo poder/status espiritual que ocupam. E, muitos caem na tentação por não terem sua própria sexualidade bem resolvida – não alcançaram o equilíbrio e a maturidade para saber lidar com seus próprios impulsos sexuais. É importante, portanto, respeitar o limite do outro. Se alguém,  que  já está espiritualmente fragilizado(a), vai atrás de tratamento e cura e o líder espiritual se aproveita dessa situação para satisfazer sua própria fome de sexo- isso- além de ser deplorável é criminoso.

 Não seria melhor se a sociedade aceitasse que o sexo faz parte do ser humano – independente de sua função ou condição espiritual ?  Se a sociedade pudesse compreender que mesmo iluminada a pessoa tem seus desejos biológicos, haveria necessidade de Anne Besant esconder a relação entre Krishnamurti  e a Rosalind?  Não é melhor assumir a verdade acerca dessa questão  a ter que mentir, enganar ou reprimir? Fazendo assim,  corre-se menos  risco de acontecerem os famosos crimes e "escândalos" sexuais no campo da espiritualidade . Como eu disse certa vez : não é porque uma pessoa se ilumina que se lhe caem os órgãos sexuais.

By Alsibar  

Fonte: 
https://alsibar.blogspot.com/2018/12/o-sexo-dos-gurus-e-possivel-um.html

All rights reserved



4 comentários:

  1. Interessante esse artigo, pois esclarece a realidade humana, mesmo entre os "iluminados".

    ResponderExcluir
  2. Caro Alsibar, tenho acompanhado atentamente e com admiração os seus escritos e vídeos, especialmente aqueles que abordam os ensinamentos (se assim posso dizer), de Jiddu Krishnamurti.

    ResponderExcluir
  3. Ola Desconhecido, da proxima vez coloque seu nome na propria mensagem. Grato por sua participação!

    ResponderExcluir