terça-feira, 25 de dezembro de 2018

O QUE SERIA DO MENINO JESUS SEM O “BOM VELHINHO”?


                    Este não é mais um artigo sobre o natal. Não vou dizer que natal deva ser todos os dias do ano, que natal não é consumismo , nem tampouco que o “bom-velhinho” com a sacola cheia de presentes não o representa. Na verdade, penso cá comigo mesmo : o que seria de Jesus se não fosse o bom velhinho? Quem iria se lembrar do menino-deus e sua mensagem de amor e de luz? Quem quer saber mesmo de união,  tolerância, fé , gratidão, paz e humildade? Nessas horas de reflexão me chega a seguinte pergunta : por que Papai Noel -e não Jesus - se tornou o símbolo maior do Natal?
                    Alguns  vão responder: é porque o Noel é uma invenção da mídia para aumentar o apelo comercial da data natalina. Mas, se não houvesse o apelo comercial, lembraríamos do natal como a mesma força que  o celebramos nos dias atuais? Para responder a essa pergunta basta lembrar de datas comemorativas que não tenham apelo comercial. Lembrou de alguma? Até para lembrar é difícil , não é?

Sinceramente: o que seria de Jesus se não fosse o bom velhinho? As pessoas certamente mal se lembrariam do primeiro. O natal se tornou uma data comercial de forte apelo midiático- mas sem isso- ninguém se lembraria do verdadeiro motivo da celebração do advento. É a mídia que nos avisa : ei... tá se aproximando uma data muito especial e importante. Você precisa se preparar para isso, espalhar um pouco de amor, lembrar-se das pessoas... E claro: comprar presentes! Afinal é o comércio do final de ano que esquenta as vendas.  Como os empresários iriam pagar as contas e ter o lucro que não tiveram ao longo do ano todinho ? Afinal, tem o décimo terceiro, tem as contas em atrasos, impostos a pagar etc etc.  Obviamente, as vendas de natal ajudam a arejar a economia . Ganham os empresários, os empregados com o recebimento do décimo terceiro, ganham os consumidores que presenteiam e recebem presentes.  E assim, todos saem ganhando com a visita anual do bom velhinho. Mas... e Jesus? Se não houvesse Jesus haveria Papai Noel? Mas sem Papai Noel, lembraríamos do nascimento daquele que morreu na cruz por todos?
Talvez alguns respondam que sim. É duro para a mente perceber verdades duras. É preferível dizer: ohhh, é claro que lembraríamos de Jesus independentemente do bom-velhinho!

Não sei. Tenho minhas dúvidas.  O fato é que o bom velhinho visita as casas de milhares de pessoas todos os anos. Ele é sempre bem vindo e lembrado com muitos presentes, alegria, celebração e presentes. Chega a hora da ceia todos avançam na comida. É o ápice da celebração natalina:  comer e beber, distribuir abraços e presentes, além, é claro, do amigo secreto.  E, naquele momento, todos esquecem as diferenças, ódios, brigas , disputas e desavenças. Por instantes, o bom velhinho consegue a proeza de unir as pessoas mais diferentes e distantes- interiormente falando.

Pai Noel e o Menino Luz
Mas... e Jesus?  Nasceu? Ou apenas fez uma visitinha muito rápida em seu coração pegando carona no trenó do bom velhinho e depois foi expulso quando o velhinho partiu? Mas... e por que quando o bom velhinho parte, Jesus não fica , já que ele, em tese, deveria ter nascido em seu coração? Mas nasceu mesmo? E se nasceu, por que não fez morada em sua casa ? Por que logo depois da celebração você volta a ser a mesma pessoa de sempre com seus conflitos, raivas, ressentimentos e até ódio no coração? Mas... vocês acabaram de se abraçar! Pareciam tão unidos! E bastou a pessoa dar as costas ou sair de perto que começaram as fofocas, as maledicências, as brigas , as disputas infantis pelo poder ou por algum outro insignificante motivo qualquer.

Jesus é a Luz do Mundo e essa luz não é o bom velhinho quem acende. É você. É você que abre a porta e deixa o menino entrar. Caso você não abra ele não força a entrada. E depois que ele entra e ceia com você, você não pode mais expulsá-lo –como normalmente se faz  por aí. Ele, Jesus, tem que fazer morada em seu ser através do amor e da paz que nunca perece. O Reino dele está dentro de você- como ele mesmo disse.  Com o nascimento do menino, a Luz que ilumina esse Reino é reacendida e renovada.

Ah.... E o bom velhinho? Deixe que ele venha através dos presentes naquela data específica tão importante para a economia. O que não pode, nem deve ser feito- é que você expulse ou deixe o menino-deus ir embora junto com o bom velhinho. Ao apagar das luzes externas, no final da celebração natalina, mantenha brilhando  aquela Luz interna que o natal reacendeu. E que esta luz brilhe o ano inteiro  e que no próximo ano ela se renove novamente com a chegada do Papai Noel. Afinal, o que seria do menino Jesus sem a visita anual do bom velhinho? E o que fazer para que a Luz do nascimento divino não se apague logo depois das celebrações natalinas?
Fica aí a pergunta e a reflexão!
by Alsibar




Nenhum comentário:

Postar um comentário