domingo, 16 de dezembro de 2018

SERIA A VIDA UMA ESPÉCIE DE VÍDEO GAME?


   "Os discípulos disseram a Jesus: "Diz-nos como será o nosso fim.” Jesus disse: "Haveis descoberto, então, o princípio para que estejais a procurar o fim? Pois onde está o princípio está o fim."  5º Evangelho de Tomé

          A teoria de que a vida pode ser um poderosíssimo e avançado simulador virtual está ganhando cada vez mais adeptos - inclusive no meio científico. Essa ideia de que tudo pode não passar de uma  simulação virtual não é nova. Desde o conceito hindu/budista de Maya, passando pelo filme Matrix até as últimas teorias e pesquisas no campo da Mecânica Quântica sobre universos múltiplos ( multiversos) e a natureza virtual da realidade, fica cada vez mais plausível. Há uma grande possibilidade de que tudo o que vemos com nossos sentidos sejam apenas informações decodificadas por nosso cérebro. 

          É como se o cérebro fosse uma espécie de "capacete virtual" que nos faz ver um mundo que só existe para quem o observa. Ao perceber a aparente banalidade com que as forças supremas tratam a vida das pessoas, com suas mortes e tragédias, cujo sentido ninguém entende, eu lhe pergunto: já pensou se, depois da morte tudo começar novamente em um universo paralelo exatamente igual a esse ou com poucas diferenças? 

          E se, como qualquer outro vídeo game, só passarmos para o outro nível de espaço-tempo (outra vida) se conseguirmos cumprir certas exigências e alcançar certos parâmetros de excelência e aprendermos certas lições? E se até lá ficarmos para sempre renascendo no mesmo espaço tempo, até fazermos as coisas diferentes e , aí sim, ganharmos o direito de avançar para um "espaço-tempo" superior? E se, ao contrário de progredir, regredíssemos e isso nos levasse de volta no tempo-espaço , renascendo, por exemplo, na Idade Média ou em algum tempo ruim do passado como no período da escravidão? Assustador? 

          Pense um pouco... Reflita... Talvez os espíritas estejam errados, assim como os Cristãos com sua ideia confusa de céu e paraíso. Afinal, nunca ninguém voltou para responder. Por isso mesmo que essa teoria não pode ser relegada nem desprezada- ao contrário-merece ser analisada e considerada com o devido respeito e seriedade. Afinal, essa hipótese explicaria muita coisa, completaria algumas peças que sempre faltaram na lógica da vida. Além disso, a própria racionalidade e a lógica, além da própria ciência, apontam cada vez mais para sua legitimidade. 

By Alsibar

Nenhum comentário:

Postar um comentário