quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O lado sombrio de Krishnamurti



O lado sombrio de Krishnamurti
By Helen Tworkov


   Krishnamurti e Rosalind

Jiddu Krishnamurti desconfiava de todas as religiões e denunciou a convenção Oriental de endeusamento dos mestres espirituais vivos. Mas quando ele morreu em Ojai, Califórnia, em 1986, com a idade de 91, ele ajudou — talvez mais do que qualquer um neste século — a introduzir os ensinamentos orientais sobre a natureza da mente para o Ocidente.

Em “Vidas na Sombra com J. Krishnamurti (Londres: Bloomsbury Press, 1991), os sujeitos principais, diminuídos por esta figura mítica, são os pais da autora, os americanos Rosalind e Rajagopal, compatriota e sócio dedicado de Krishnamurti ; Mas o personagem mais convincente é o lado sombrio do próprio Krishnamurti . Enquanto Radha Rajagopal Sloss levanta perguntas inquietantes, seu livro continua a ser uma alternativa refrescante para os muitos retratos hagiográficas oferecido pelos devotos de Krishnamurti.

Com delicadeza, detalhe e, às vezes, uma atenção minuciosa ao fair-play (jogo-limpo), Radha Sloss aborda a confusão que surge quando a percepção espiritual é apresentada e/ou percebida em contradição com a vida diária.  A Mãe de Radha Sloss foi amante clandestina de Krishnamurti ao longo de  vinte e cinco anos, e a lenta dissolução desse romance foi seguida por uma série de batalhas legais dolorosas em relação a dinheiro e propriedade iniciada pela Fundação Krishnamurti contra o pai de Radha Sloss, Rajagopal.

Depois de administrar as necessidades de Krishnamurti por mais de quarenta anos, bem como supervisionar a edição e publicação de sua obra, Rajagopal foi largado pelo círculo interno e acusado por Krishnamurti de má administração de dinheiro. A rejeição de Krishnamurti a Rajagopal foi tomada como genuína por seus partidários mais próximos, mas a autora retrata , de modo convincente, seu pai como vítima de uma vingança pessoal, alimentada por paixões emocionais.
       Krishnamurti com Rosalindae Radha, Califórnia 1934
.
Mantendo muito do seu afeto de infância por Krishnamurti, que era um pai mais ativo do que seu pai biológico, a mais pungente angústia em Lives in the Shadow with  Krishnamurti permeia a defesa do pai da autora. Ainda o grande drama da vida de Krishnamurti foi exposto muito antes de Radha Rajagopal Sloss nascer.

Quando tinha oito anos de idade, Krishnamurti, uma criança frágil e sonhadora, cheia de piolhos e boca aberta, foi descoberta numa praia no sul da Índia e proclamada pelos líderes da Sociedade Teosófica para ser o próximo instrutor do mundo . Com exigentes expectativas, os teosofistas iniciaram a “ Vinda do Messias" dos mundo espirituais com os quais eles alegaram ter contato direto. Além disso, eles apresentaram-lhe a informalidade artificial da sociedade internacional. Mas com a idade de vinte e nove anos, Krishnamurti se rebelou.

Recusando a função de ser o “escolhido”, ele alegou que a verdade não poderia ser alcançada por meio de um instrutor e que a iluminação oferecida por todos os sistemas de crença são igualmente e inerentemente inúteis. Ajudar os outros a encontrar seu caminho em uma “ terra sem caminhos” tornou-se a missão declarada de Krishnamurti para as próximas sete décadas.

Durante esse tempo, ele comunicou sua mensagem em uma linguagem instigante  e provocou questionamentos sobre a natureza humana e da mente que eram tão frescos e atraentes que a autenticidade de sua iluminação foi afirmada por centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo. Seus livros são impressos em mais de 40 idiomas, e dos cinquenta títulos disponíveis em inglês, mais de trinta e cinco venderam mais de 100.000 cópias cada. No entanto, em um cenário que se tornou demasiado familiar para as comunidades budistas americanas, Radha Rajagopal Sloss nos deixa em conflito para chegar a uma conclusão em relação à vida dos nossos guias espirituais e também lutando com nosso investimento pessoal tanto na criação quanto na destruição de suas dimensões míticas.

A entrevista

                                                                                  Radha Rajagopal Sloss. Cortesia de W.G. Harris.



Esta entrevista foi conduzida para o Tricycle por Helen Tworkov.

Triciclo: Algumas pessoas disseram que seu relato de um caso de amor de vinte e cinco anos entre sua mãe e Krishnamurti — incluindo três abortos  — não pode ser fundamentada, que você não tem provas e que ninguém pode confirmar a sua história.
Radha Rajagopal Sloss: Eu fui uma testemunha ocular. Quando comecei este livro, eu tinha planejado publicar cartas de Krishna para minha mãe, que eu tenho e que corroboram o que digo. Mas como você deve saber, as leis de direitos autorais foram alteradas. Cartas publicadas agora precisam o consentimento do remetente ou do património literário dessa pessoa. Eu não consegui obter permissão para publicar as cartas; mesmo se eu doá-los a uma biblioteca, eles estarão disponíveis para pesquisa, mas não para publicação.

Triciclo:  Eu ouvi pela primeira vez sobre o manuscrito de um editor da Knopf que não achou a história plausível, convencido de que o celibato de Krishnamurti além de qualquer dúvida. E então, eu mencionei o manuscrito para um professor de filosofia muito racional, que disse: " eu conheci Krishnamurti. Eu garanto que esta história não pode ser verdade." Isto é o tipo de resposta típica que você recebeu?

Radha Rajagopal Sloss: Até agora só ouvi de pessoas que queriam agradecer-me afirmando coisas sobre Krishnamurti que eles tinham suspeitado desde o início. Ouvi de segunda e terceira-mão sobre pessoas que não acreditam em mim ou se sentiram ofendidas  porque eu destruí o mito, mas as pessoas que eu sei que são críticas não vão ler o livro. Eles não querem.

Triciclo: Não querem  que o mito seja destruído?

Radha Rajagopal Sloss: É muito importante para eles.

Triciclo: o que está acontecendo com a publicação americana de seu livro?

Radha Rajagopal Sloss: Bloomsbury, a imprensa inglesa, estava em negociação com uma imprensa nos Estados Unidos, que tinha considerado publicá-lo lá, mas parece que alguém disse-lhes que o livro era fortemente tendencioso e decidiram não publicá-lo depois de tudo. Tenho certeza que há mais do que isso, mas não sei o que.

Triciclo: Seu livro levanta questões paralelas dos budistas americanos, tais como a necessidade de questionar a autoridade. Naturalmente, isto vem após algumas décadas em que ajudamos ativamente a construir muitos pedestais que estamos agora a tentar derrubar.

Radha Rajagopal Sloss: Isso é parte da história. Quando Krishna estava no seu melhor, na minha opinião, ele não queria seguidores. Ele avisou ao povo, "não sigam nem uma autoridade. Não me siga."

Triciclo: Uma das muitas ironias sobre Krishnamurti é que essa própria rejeição muito o tem definido como autêntico e absolutamente confiável.

Radha Rajagopal Sloss: Bem, isso era quando ele era muito jovem. Você sabe que ele cresceu na Índia, onde havia maravilhosos sábios que viveram vidas muito simples e não precisam de roupas extravagantes, passagens aéreas de primeira classe, carros e tudo isso. Em algum momento, Krishna queria isso. Ele não estava disposto a abrir mão disso. Portanto, ele não poderia dispensar seguidores. Ou apoiadores. Tinha que ter pessoas com muito dinheiro para apoiá-lo, suas viagens, seu séquito, suas escolas. E essas pessoas precisavam acreditar profundamente em sua imagem.

Triciclo: Seu pai acreditava nesta imagem?

Radha Rajagopal Sloss: Meu pai sentia que as palavras que Krishna falava eram muito importantes, não sua imagem. Ele fez essa distinção.

Triciclo: , Parecia que seu pai foi pego no mesmo dilema que muitos outros. Tendo investido tanto da sua própria vida em Krishnamurti, ele sentiu que,  ao proteger Krishnamurti ele estava protegendo também a si mesmo .

Radha Rajagopal Sloss: Eu não consigo explicar totalmente meu pai ; Acho que vejo Krishna mais claramente . Meu pai me disse que mesmo antes de eu nascer ele começou a ver que, de fato, não houve aqui nenhum professor do mundo, mas que por algum estranho milagre  Krishna disse coisas que eram muito boas. E então meu pai sentiu que não importasse quais eram seus sentimentos pessoais, ele havia feito um compromisso para cuidar de Krishnamurti. Ele ainda manteve alguns aspectos do seu passado Hindu. Seu compromisso era em prol de um propósito maior do que o próprio ou Krishna. Ele cuidou dele de uma forma muito pessoal, ou seja, em termos de sua saúde física, abrigo, comida, dinheiro.

Não sei o que ele pensava sobre todas as implicações. Ele nunca falava sobre seus pensamentos particulares naqueles dias. Ele ficava lá fazendo seu trabalho , e então tudo se desmoronou. Os processos judiciais começaram, e as pessoas se viraram contra ele. Ele percebeu que Krishna estava por trás de tudo isso, mas a essa altura, já era tarde demais para ele ir embora. 


Triciclo: Qual era a intenção por trás do mito do celibato?

Radha Rajagopal Sloss: Só podemos especular, porque isso nunca foi discutido. Posso estar enganada, mas muitos de seus seguidores eram  homens e mulheres ricos, mas em sua maioria mulheres, com fortes ligações emocionais com ele. E elas poderiam tolerar o fato de que ele nunca iria responder a estas ligações na medida em que entendia-se que ele não ia corresponder as de ninguém. Krishnamurti certamente  estava ciente desta situação. Se estava ou não , eu não sei. Ele era ambivalente em muitas coisas.

Por anos ele falou sobre o amor verdadeiro não ser possessivo, nem apegado a qualquer indivíduo, que a melhor maneira de ser era não precisar de nenhum ser humano em particular ou  família, que amava em geral — por assim dizer. Então em algum momento, seria uma contradição admitir que realmente ele tinha se apaixonado por uma pessoa por vários anos.

Triciclo: Como um caso de amor que durou vinte e cinco anos pode ser mantido em segredo?

Radha Rajagopal Sloss: Olhe a resposta do editor e o filósofo. Olhe para a negação. Mas não foi o caso amoroso que foi tão perturbador; foi a mentira.

Triciclo: Isto me parece familiar. Dentro das comunidades budistas que passaram pela exposição do comportamento sexual clandestina por parte de um instrutor, os sentimentos de traição tendem a centrar-se na duplicidade e hipocrisia.

Radha Rajagopal Sloss: Roshi Baker telefonou me outro dia. Ele pensou que meu livro poderia contribuir para as investigações da relação professor-aluno neste país.

Triciclo: Bem, ele saberia.

Radha Rajagopal Sloss: Mas a diferença é que enquanto Richard Baker foi o roshi e abade, professor e sumo sacerdote do centro Zen de San Francisco, Krishnamurti nem sequer reconhecia que ele era um professor.

Triciclo: Assim, nem ele assumia, nem negava a que a ética de um professor pertencia a ele?

Radha Rajagopal Sloss: Ele não gostava de rótulos, pois ele recusou a aplicá-las a si mesmo.

Triciclo: Suas descrições sugerem que ele era muito auto-consciente sobre cultivar uma imagem que garantiria seguidores.

Radha Rajagopal Sloss: Esta foi a sua dicotomia . Uma vez, ouvi um tibetano rinpoche falar sobre quão cuidadoso um professor tem que ser em assumir a responsabilidade por seus alunos. Uma vez que você aceitou um estudante você estava totalmente responsável e comprometido para com a vida daquele aluno. Mesmo se o estudante for embora, ele ainda tem o compromisso.

Até onde eu sei, Krishna nunca estabeleceu esse tipo de relação com ninguém. Ele era mais como um conselheiro da bolsa de valores . "Estas ações são boas . Elas podem cair, mas eu acho que elas são boas. Mas é por sua conta e risco." Ele nunca queria assumir a responsabilidade  por nada , nem por ninguém. Que o distingue de outros instrutores, mas isso não o absolve do problema da mentira e hipocrisia.

Triciclo: Sua mentira e hipocrisia prejudica seus ensinamentos?

Radha Rajagopal Sloss: Eu não sinto que isso invalide muito do que ele tinha a dizer. Porque uma pessoa mente sobre certas coisas, isso não significa que ele não temha verdades para dizer. Cabe a nós discernir o que fazer com isso por nós mesmos. De alguma maneira, conhecer este lado de Krishnamurti — seu relacionamento com a minha mãe — dá veracidade a certas coisas que não estavam lá antes.

Triciclo: Eu me pergunto se os discípulos de Krishnamurti concordaria com você. Afinal, ele não apenas falou. Ele apresentou-se  a si mesmo como um homem que transcendeu, como ele dizia, "a repetição de memória". Ele já não era, em teoria, escravizado pelos hábitos do desejo. Ele era a prova viva de que esta tarefa mais difícil era atingível. Alguma vez ele promoveu o celibato?

Radha Rajagopal Sloss:  Eu soube recentemente  através de algumas pessoas que tiveram extensas entrevistas com ele durante os anos 40 que ele  defendia fortemente o celibato para eles, dizendo que a sexualidade poderia ser perigosa para o muito delicado processo de iluminação (talvez ele não tenha usado essa palavra).  Agora, essas pessoas estão  muito chateadas ao descobrir o que estava acontecendo simultaneamente em sua vida pessoal. Eles sentem que eles foram chamados a construir  uma falsa premissa. Mais tarde, parece que ele mudou sua posição.

Triciclo: No que se refere as atividades sexuais de Krishnamurti, você parece determinada a ser justa, prudente em seu próprio julgamento. Mas quando se trata da assim chamada experiência de iluminação  de Krishnamurti, você soa bastante cínica, determinada a desacreditar. Todas as biografias de Krishnamurti (de Mary Lutyen, Pupul Jayakar, etc.) incluem descrições bem documentadas do "processo" — ataques físicos ou ataques acompanhados de febre e calafrios e dores de cabeça.

Esses episódios foram aceitos por muitas pessoas como experiências autênticas de Iluminação . E  você  sugere , ainda, que essas experiências podem ter sido manipuladas por parte de Krishnamurti para induzir as mulheres a cuidar dele e que elas são o resultado de necessidades maternais não resolvidas durante a infância. Você insiste em reduzir esses episódios  a fenômenos  psicológicos apenas.

           Krishnamurti e Rosalind em 1935.



Radha Rajagopal Sloss: Eu não insisto. É minha forma de vê-lo. Todo o mundo deve escolher sua própria explicação. Da minha experiência e o que eu testemunhei, isso faz o maior sentido para mim, isso é tudo. Posso ser uma pessoa muito cética, mas o próprio Krishna me fez assim. Acreditar nas experiências de  "Iluminação" de outras pessoas  foi considerado irrelevante por ele. Portanto, mesmo que a dele tivesse sido genuína, usando seu próprio raciocínio, isto não deveria ser usado para elevar seu status espiritual.

Triciclo: Parece que , ao esvaziar os mitos sobre Krishnamurti , você precisava invalidar as expressões mais tangíveis de sua iluminação.

Radha Rajagopal Sloss: Não costumo pensar em algumas pessoas como sendo superioras a outras. Acho que todos nós temos caminhos diferentes. E eu não tento colocar um valor sobre se é melhor ser um professor de literatura ou um professor de matemática ou um mestre espiritual ou um conselheiro no mercado acionário. Estes são apenas diferentes caminhos, que alguém pode tomar. Sinto-me um pouco céptica em relação às, assim chamadas, pessoas espiritualmente avançadas ou iluminadas, em geral, ou talvez apenas cautelosa.

Triciclo: Mas esses Episódios de Krishnamurti  são comparáveis a outras experiências bem documentadas, por exemplo, de Irina Tweedie e de Madame Blavatsky.

Radha Rajagopal Sloss: Isso é bem verdade. As descrições de Madame Blavatsky foram bem documentadas, e Krishnamurti foi criado sob esses relatos. Muitas coisas podem ser simuladas. Eu não disse que ele fez isso conscientemente — bem, acho que sou um pouco cética.

Triciclo: e sua mãe?

Radha Rajagopal Sloss: Minha mãe realmente tem uma visão diferente de Krishnamurti. Ela vê uma divisão mais completa e acredita que uma parte não sabia o que o outro estava fazendo. Embora ela tivesse apenas dezenove anos quando ela cuidou dele durante os primeiros episódios, ela tinha alguns questionamentos. Aquela pequena cena onde ele está acariciando seus seios no meio de um de seus ataques sugeriu a ela que  algo não estava batendo. E o tempo, a maneira que as convulsões sempre ocorreram com mulheres ao seu redor— porque elas nunca ocorriam em circunstâncias diferentes?

Triciclo: Quanto da escrita  deste livro foi um exorcismo pessoal para você?

Radha Rajagopal Sloss: Não tanto quanto pode parecer. Veja, eu nunca passei pelo  processo de choque como os outros passaram, porque as coisas sobre as quais eu escrevi  eram parte da minha vida desde que eu era uma criança. Foi o desdobramento gradual do personagem que foi se tornando cada vez mais clara.

Triciclo: , Mas você também queria defender seu pai.

Radha Rajagopal Sloss: Se Krishnamurti acabou  se tornando uma figura importante, deveria existir um registro equilibrado. E sim, é verdade, que eu acho que por minha própria causa e por meu pai, eu queria  as coisas mais bem explicadas do que têm sido em outras crônicas. Então, também, a verdade sobre uma figura como esta pode criar uma perspectiva melhor para as pessoas que estão seriamente interessadas em suas ideias.

Triciclo: Você descreveu um círculo encantado ao redor de Krishnamurti, composto por intelectuais internacionais e aristocratas que formavam uma espécie de  alta classe  espiritual. Será que estas pessoas teriam aprendido alguma coisa de alguém que olhava, agia, vestia, falava, de uma forma tão vulgar? Será que eles teiam prestado atenção a qualquer pessoa  um pouco menos carismática?

Radha Rajagopal Sloss: Você quer dizer para aprender  sobre nível espiritual?

Triciclo: Sim. Nas comunidades budistas americanos temos visto  equívoco da confusão da junção de carisma com sabedoria, várias vezes e novamente. No caso de Krishnamurti, tudo sobre ele, incluindo seu círculo, tornou-se extra-ordinário.

Radha Rajagopal Sloss: Bem, o que  eles aprenderam de verdade? Qual a profundidade da mudança pessoal  a que cada pessoa se submeteu? Ninguém  pode dar uma resposta geral. É completamente individual.

Triciclo: No final da sua história, há desordem, desarmonia e confusão. Mesmo no início, além da duplicidade,o que é muito problemático, há muitos exemplos em que Krishnamurti é simplesmente retratado  como um cara não muito legal

Radha Rajagopal Sloss: E , assim, o que acontecia ao redor dele também não era muito bom .

Triciclo: Então onde isso nos deixa?

Radha Rajagopal Sloss: temos diferentes formas de aprendizagem. Meu caminho é ver uma pessoa em ação, em uma situação específica. A vida é uma série de problemas, e é uma questão de, em uma base diária, de como nós lidamos com ela. Às vezes você chega até uma pessoa que lida extraordinariamente bem. Recentemente, veio um Tibetano rinpoche nos visitar, e vi-o aprender a nadar pela primeira vez. Ele foi até o final da piscina e mergulhou.

Crescendo com Krishna, eu vi um monte de coisinhas estranhas que ele fez em sua vida diária, que me ensinou mais do que ouvir seu ensino formal, e conheço pelo menos três ou quatro pessoas que ouviram uma frase de Krishna e receberam-na de uma forma que iniciaram um caminho que mudou suas vidas. Mas essas pessoas não eram particularmente próximas a ele. As pessoas que tiveram mais chance de se machucar foram aquelas  mais próximas a ele.

Triciclo: Gurdjieff costumava dizer: "Se você quiser perder  sua religião, faça amizade com o padre."

Radha Rajagopal Sloss: Isso é exatamente aplicável aqui. A única raiva que eu tive em relação a Krishnamurti foi por causa da maneira que ele traiu minha mãe quando ela ficou do lado do meu pai nos processos. Ele não esperava que ela fizesse isso. E então ele virou-se contra  ela e disse algumas coisas muito desagradáveis, nenhuma era verdade, mesmo assim estas coisas estão sendo citadas agora por alguns de seus seguidores.

Triciclo:  E isto aconteceu quando ele se virou contra seu pai, também, não foi? E começou a mentir sobre ele para desacreditá-lo dentro do grupo?

Radha Rajagopal Sloss: Sim. Ele tinha seus próprios problemas, e eu não o julgo por isso. Mas foi este ato de traição, que é difícil de aceitar. E, também, há diferenças de atitudes em relação a contar mentiras, entre as culturas asiáticas e cristãs.

Triciclo: Qual o efeito que você esperava que este livro tivesse sobre a mística de Krishnamurti, em vários países, entre os milhares e milhares de pessoas no mundo todo?

Radha Rajagopal Sloss: Eu subestimei o impacto. Quando eu leio as cartas que tenho recebido, não fazia ideia como as pessoas  seriam afetadas por este material. As outras biografiass foram tão incompletas; Senti que era uma maneira pobre de deixar a história. Simplesmente não é justo esta falsa imagem permanecer.
( Tradução: Alsibar)

 http://alsibar.blogspot.com/2018/11/o-lado-sombrio-de-krishnamurti-by-helen.html

https://tricycle.org/magazine/the-shadow-side-krishnamurti/
Helen Tworkov is Tricycle's founding editor and author of Zen in America: Profiles of Five Teachers.


11 comentários:

  1. Olá Alsibar, aqui é Luís. Te acompanho faz algum tempo por aqui e agora no youtube.
    Eu estava relendo esse texto, e queria saber se tu tens a versão em pdf desse livro em português ou inglês?

    Obrigado,
    Abraço
    Luís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos, como humanos, falíveis. O guru era humano, afinal. Gurus não são deuses e infelizmente, temos uma tendência para a idolatria. Talvez pq precisemos de conforto para seguir vivendo sobre as regras desse planeta/vida.
      Quando vejo outros seres humanos, aparentemente intocáveis na sua suposta superioridade de comportamento, dou um passo atrás. Eu mesma, quando começo a querer, ditar regras do bem viver para os outros, tenho aprendido a parar e a me perguntar: e eu sigo essas mesmas regras? Muitas vezes, o que penso como regra está correta, porém, admito que nem eu mesma tenho "moral" para disparar verdades. Sem alterar, pois o que é certo é certo e o errado, errado, trato de ser eu a mudança que quero primeiro na minha vida.
      Pregar o celibato, dizer que pratica, e não praticar, é uma fraqueza no mínimo complicada. Pregar para um grupo de seguidores, desesperado por "alívio" e um guru pra chamar de seu, um estilo de vida baseado numa racionalidade supostamente de evolução espiritual, sem contabilizar honestamente suas próprias fragilidades, tem um nome.
      Mas, se for verdade, que bom que ele em algum momento da vida, ainda que de forma questionável, pôde amar um outro ser humano e usufruir da energia sexual.

      Excluir
  2. sou um daqueles que rechaçam tal versão e a considero obscura e até oportunista. A própria autora se mostra um tanto vacilante e evasiva para quem supostamente tem na mão as condições de derrubar um 'mito' acerca de qualquer grande instrutor espiritual. Provavelmente ela é mais uma das não raras pessoas que buscaram nele apenas entretenimento e não compreenderam a "ação não baseada em ideia", a ação genuína, a liberação dos processos ilusórios e condicionantes da mente humana. Sinceramente, esta entrevista é muito fraca e vacilante. Vemos frequentemente, aqui e ali, uma ampla gama de intelectuais darem seus pareceres an passant sobre quem teria sido K., e geralmente, como não o assimilaram na raíz, tendem a pegar atalho e acomodá-lo em algum conceito representativo de desordem psíquica decorrente de uma infância tumultuosa pautada por pobreza, carência, perdas e confusão psicológica. A incompreensão de suas palavras é quase total e por essa razão que no fim da vida ele alegou terem-no tomado como apenas mais um entretenimento por aqueles que insistem em fugir da Senda para as regiões mais cômodas da estagnação e do entorpecimento de consciência.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Edivaldo,p q excluiu seu comentário? Mas ele ficou registrado nas notificações. MUito bom e concordo com vc! Obrigado pela participação. Abraços.

      Excluir
  4. "E por essa e tantas outras desconstruções das imagens temos aprendido a ver a vida para além das fronteiras das próprias imagens, erguidas como totens ao autodesamparo acalentado no inconsciente de quem espera um "Salvador".
    Penso que o convite de um amigo à compreensão da totalidade da vida supera momentos de finito desprazer vivido." Edivaldo

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou lendo agora em 2022 a entrevista e gostaria que encontrar uma versão pdf deste livro, se possível em espanhol. Obrigado.

    ResponderExcluir