sexta-feira, 4 de julho de 2014

SOBRE OS BENEFÍCIOS E RISCOS DO CONSUMO DO CHÁ AYAHUASCA ( SANTO DAIME)- About benefits and risks of Ayhuasca tea



Algumas pessoas tem me enviado perguntas sobre o uso do chá Ayahuasca ou Santo Daime. Dentre as respostas que dei escolhi essa para ajudar aqueles que estão cheios de dúvidas e confusos em relação ao seu consumo. Quais os benefícios e riscos  do consumo do chá para a mente, corpo e espírito do indivíduo? Qual a importância do uso do chá para a evolução e aprimoramento espiritual? Lembrando  que essa análise é baseada em minha experiência e  percepções pessoais - não se pretendendo, obviamente, ser uma verdade absoluta e incontestável.
Caro Alsibar,

Bom dia, o principal motivo deste e-mail é sanar dúvidas que tenho no caminho espiritual. No começo do ano eu e alguns amigos começamos a fazer os rituais da ayahusca, mas tenho as minhas duvidas sobre o que estou fazendo. Agradeço se puder sanar esta duvida se eu e meus amigos estamos em um caminho correto ou ilusório?

Desde já agradeço

Caro amigo,
O  chá em si não é bom nem mal, é apenas uma bebida que desperta alguns poderes latentes no homem,  fazendo com que a consciência se expanda por alguns momentos adentrando dimensões desconhecidas e imperceptíveis no estado de consciência ordinária. Entendo o chá como uma energia secreta presente na natureza, possibilitando que povos longínquos e isolados pudessem ter vislumbres do oculto, do transcendental, do mágico. Sabe-se também que tais percepções são comuns aos meditadores , iogues e místicos quando absorvidos em profundo estado de transe. O chá possibilita isso de forma rápida e instantânea, dispensando anos de dedicação, treino e amadurecimento espiritual. Para quem não se vale desse subterfúgio, essas percepções vem naturalmente ao longo do caminho espiritual, mas representam apenas uma fase, uma etapa da jornada. O buscador experiente não se distrai ou  se deixar seduzir por estas visões e experiências, mas continua firme em seu caminho em direção ao que realmente interessa : o encontro com a Verdade, a Liberdade,  e a Paz.

Há vários relatos sobre os efeitos benéficos do chá como, por exemplo: limpeza interna de bloqueios energéticos e emocionais, cura de traumas , resolução de problemas a nível psíquico, emocional e energético, maior autoconhecimento , resolução de conflitos inconscientes, perda do medo da morte etc. A pessoa pode se tornar mais calma, alerta, sensível, serena e presente . Tudo isso pode acontecer. Todavia, quando o efeito do chá passa e a consciência retorna ao seu estado ordinário, o ego volta a desorganizar e poluir tudo o que o chá limpou e organizou. E então a pessoa volta de novo a tomar o chá e o ciclo começa de novo. Em suma: o chá não limita, nem diminui as ações autocentradas e separatistas do ego. Em alguns casos, ele o fortalece por conta da sensação de poder gerado pelo seu consumo . Muitas pessoas se sentem superiores, especiais ou diferentes pelo fato de tomarem o chá, ou fazerem parte desta ou daquela organização.  Pude testemunhar isso pessoalmente . Em alguns casos, o ego se  identifica com o movimento, a organização e então passa a agir em nome da causa, justificando para si mesmo suas atitudes autocentradas e egoístas em nome  de um ideal utópico. Aí entram a exploração financeira, a arrogância, a prepotência, a ambição , o proselitismo e a competição entre os membros internos . Fenômeno não muito diferente do que ocorre com as religiões e movimentos religiosos em geral.


Não acho que o chá seja uma droga comum, ou um alucinógeno qualquer - ele realmente te leva a uma viagem arquetípica que se bem aproveitada pode possibilitar uma compreensão diferenciada da vida. Todavia, critico e abomino a mercantilização do chá pelas organizações que dele se apropriam. Apesar de entender que a organização precisa do recursos para se manter, percebe-se que o dinheiro é muitas vezes usado para expansão e consolidação do poder de atuação e influência do movimento sobre a sociedade. Além disso, como o uso do chá é monopolizado pelas organizações, uma vez que ele só pode ser usado em cerimônias religiosas, a pessoa se vê obrigada a se submeter a alguma organização para poder  experimentar a magia do chá.

Em alguns casos, o chá pode ser uma espécie de atalho arriscado e perigoso. Ao despertar certas faculdades latentes, o chá dá acesso a uma dimensão que o meditador ou iogue só alcança depois de anos e anos de muita dedicação e meditação. Esse tempo é necessário para preparar e amadurecer a mente do indivíduo para as extraordinárias percepções vindouras . Abaixo cito 5 riscos que correm aqueles que não estão espiritualmente preparados e maduros para a experiência do chá:

1.O apego às sensações produzidas pelo chá é o mesmo apego às coisas materiais, faz a pessoa ficar presa à organização, ao grupo ou às sensações causadas pelo chá. Falei apego - não dependência.

2.A estagnação do espírito é o risco da pessoa achar que o chá é o suficiente e que não precisa fazer mais nada para crescer interiormente - o mesmo efeito que alguns gurus causam em seus discípulos ao darem a entender que basta estar em sua presença para que possam alcançar o nirvana, a libertação ou o céu. 

3.A confusão é a mente ficar confusa em relação aos conceitos espirituais fundamentais e universais, se apegando a dogmas, rituais,  símbolos e crenças religiosas - esquecendo-se da primazia do autoconhecimento na transformação interna. 

4.Inadaptação é quando o indivíduo não quer retornar para este mundo por considerá-lo pobre, pesado ou sem graça em relação à dimensão do chá muito mais “atraente” e “sedutora”. 

5. E a loucura é quando o chá potencializa distúrbios que o indivíduo já possui e que pode levá-lo a cometer atos insanos, causando tragédias , assassinatos e suicídio - vide o caso envolvendo o cartunista Glauco e do neto do Chico Anísio. Obviamente- isso não é comum. Todavia, o risco existe e não pode ser ignorado.


Ressaltando que os riscos acima citados, não estão relacionados diretamente ao chá, mas ao indivíduo que o toma já tendo alguma predisposição para distúrbios psicóticos. É o mesmo perigo que corre quem tem visões, epifanias, alucinações ou iluminações repentinas e acidentais - sem a devida preparação, orientação e proteção. 

Pessoalmente, depois de ter tomado o chá,  passei a valorizar mais ainda o corpo, o cérebro e a dimensão material, física - ou 3D como atualmente está sendo chamada. Percebi que o cérebro codifica e filtra as informações que estão em estado embrionário e etéreo- as mesmas percebidas durante as sessões- e sem este importante trabalho do cérebro seria impossível viver nesse mundo. 

O corpo funciona como uma "armadura protetora" sem a qual ficaríamos sujeitos a todo tipo de influência energética e espiritual. É como uma roupa especial de nadador sem a qual o mergulhador não poderia atuar nas profundidades do mar. Ou como a roupa de um astronauta- sem ela  ele não poderia explorar o espaço além da atmosfera. Também me sinto mais confortável com o meu corpo e não quero mais me sentir desconectado com ele- algo que acontecia durante as sessões do chá. Aprendi a amar mais a vida, a cuidar mais do corpo e ser grato à Existência por esta oportunidade de aprendizado , experiência e evolução que só a densa dimensão da dualidade pode  proporcionar.

Se a pessoa vai ter mais benefícios do que “malefícios”  isso é muito pessoal e subjetivo. Não dá pra fazer generalizações pois as experiências são diferenciadas dependendo do grau de vivência, experiência, maturidade e sabedoria de cada um. É importante lembrar que mesmo tomando o chá, ninguém é dispensado do trabalho de transformação e iluminação interior que somente a pessoa pode e deve fazer por si mesma. É no embate da consciência  com os desafios da vida, que ocorre o aprendizado .E isso deve ser feito no estado normal da mente- não em transe ou em algum estado alterado ou privilegiado de consciência. 

Particularmente, não considero  que o chá, seja, em si mesmo, um caminho ilusório - mas há um risco de potencializar as ilusões do próprio indivíduo. O sujeito pode se tornar vítima de suas próprias ilusões  e não do chá- que é apenas mais um instrumento de autoconhecimento, como a meditação, o eneagrama, a oração, os mantras, a peregrinação, o jejum, os sonhos, a psicanálise e tantos outros. O chá não  substitui  o difícil trabalho que só o autoconhecimento  e a meditação proporcionam. Por isso que nem sempre as atitudes de alguns membros- mesmo os mais antigos- manifestam uma perceptível maturidade espiritual. Diante disso, algumas organizações,  reforçam a prática da oração, meditação, amor e serviço ao próximo exatamente para que as pessoas não caiam na apatia, na preguiça e na indolência. Todavia, o que se percebe, na prática, é exaltação do “barato” provocado pelo chá e a transformação íntima fica em segundo ou ultimo plano- com raras exceções.


A busca por experiências mais profundas e prazerosas reforçam o buscador e o experimentador. Já o chá reforça estes dois uma vez que o sentido dele é exatamente o mergulho em experiências transcendentais, misteriosas e mágicas. Por tudo isso é que ainda considero o autoconhecimento o meio mais seguro de evolução e crescimento espiritual, pois ele vai transformando a  consciência de forma segura e natural- sem grandes saltos, riscos ou perigos. Além disso, ele te prepara para enfrentar os desafios da vida que você terá que enfrentar em sua consciência ordinária. E  é exatamente assim que deveria ser. A mente da pessoa vai aos poucos sendo transformada para que possa atuar em seu próprio nível de percepção e consciência. E o sujeito vai percebendo que a vida comum pode ser tão ou mais extraordinária do que as viagens do chá e que ela pode ter experiências maravilhosas principalmente quando se livra do "experimentador". 

Terminarei minha exposição com uma pérola da MPB brasileira, que resume minha atitude em relação não somente ao chá , mas também às drogas alucinógenas, bebidas, drogas químicas  e métodos de meditação que buscam as sensações, ou estados alterados de consciência:


“Eu não estou interessado em nenhuma teoria/ Em nenhuma fantasia nem no algo mais/Nem em tinta pro meu rosto oba oba, ou melodia/Para acompanhar bocejos/ Sonhos matinais../Mas eu não estou interessado em nenhuma teoria/ Nem nessas coisas do oriente/Romances astrais/A minha alucinação é suportar o dia-a-dia/E meu delírio é a experiência com coisas reais... (Belchior- Alucinação)




Fraterabraços!

Alsibar 




12 comentários:

  1. Muito bom, gratidão plena pelos esclarecimentos, muito oportuno!

    ResponderExcluir
  2. qual a diferença entre caridade e solidariedade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,

      Não vejo que esta seja a real questão. Tanto a caridade, quanto a solidariedade não podem ser tornar instrumentos de status quo ou respeitabilidade.
      Ser caridoso é ajudar os que precisam na hora e no momento certo, de acordo com o que Deus toca em seu coração. Nem sempre a caridade é boa. Muitas vezes a pessoa precisa passar por certas dificuldades como parte do seu aprendizado e caminho evolutivo nesse mundo.
      Ser solidário é a capacidade de se colocar no lugar do outro e ajudá-lo numa hora de real necessidade.
      Isso não pode se tornar a bandeira de uma religião. Quando encontramos o amor dentro de nós ajudamos as pessoas naturalmente- isso flui independente de nossos pensamentos e ego.

      A verdadeira caridade e solidariedade surgem quando não há mais a barreira do pensamento separatista, do sentido de separação do ego. E isso só é possível através da meditação e do autoconhecimento.

      Fraterabraços!

      Excluir
  3. Olá!Tenho procurado ultimamente informações sobre a Ayahuasca.Cheguei ao seu blog e ao me deparar com sua visão sobre o assunto,casou com o que penso na mesma frequência! Foi muito sucinto e lucido!A procura,a deturpação humana que teimam dentro dos espíritos,as experiências como um caminho, não como um dom!Quero já algum tempo experimentar,buscar, essa etapa, passagem,já pesquisei tb os cogumelos.Já sei e entendi O Que Sou,mais,ainda não compreendi e visualizei Quem Sou, acho que talvez essa interiorização me ajude!Dizem que posso perguntar ao espirito da terra! Tenho receios,porque não gosto de religião e estou tecendo o que acredito ser o verdadeiro mestre,o mestre interior!Gostaria de fazer essa busca com o chá ,sem vinculo, mas no RJ não encontrei nada no sentido de não comercial ou sincrético religioso!Vc poderia me dar uma dica? Agradecida pela resposta ! Paz e Bem pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sucris obrigado pela visita!

      Eu sei que não é seguro tomar o chá sem um acompanhamento espiritual sério. Eu tomei pela UDV- União do Vegetal. Mas sei que há várias organizações, movimentos e seitas que usam o chá também.
      É importante estar acompanhado de pessoas mais experientes e que o local tenha uma certa estrutura pra no caso de uma emergência. Mas, em geral, os efeitos do chá passam e volta-se ao normal- sem problemas.
      Se puder tomar o chá sem se comprometer com a organização- acho mais prudente. Lembre-se, o chá, sua força e energia, não pertence a nenhuma organização e a ninguém. Pertence à natureza.

      Grato e até a próxima!

      Namastê!

      Excluir
    2. Vc sabe no Rio onde posso faze-lo? Obrigada pela resposta.Paz e Bem.

      Excluir
    3. Olá Sucris,

      Eu não sei como funciona nas outras organizações que ministram o chá. Mas na UDV- você precisa ser convidado por alguém de lá. Eu passei quase 20 anos até ser convidado por alguém- obra do Destino. Eles dizem que não é você que escolhe o chá- mas o chá que escolhe você. Deixe que as coisas se encaminhem naturalmente. Se você quer experimentá-lo, alguém haverá de convidá-la na hora certa. É a atitude mais prudente- a meu ver.
      Mas se achares que já estás preparada - procure na Internet- eu realmente só conheço a UDV, pois foi a única que participei. Das outras não conheço e por isso não posso opinar.

      Fraterabraços!

      Namastê!

      Excluir
    4. Não sei onde fica a UDV do Rio de Janeiro. Na verdade eu nem sabia onde ficava a UDV daqui de onde moro. Em geral eles são muitos discretos- quem toma evita falar do assunto. Então acho que dificilmente você encontrará algum endereço na Internet. Mas não custa pesquisar né?

      Paz e Luz!

      Excluir
    5. OK! Muito obrigada pela dica ! Paz e bem pra vc!

      Excluir
  4. Essa questão de fugir da organização para evitar os males do ego (e quem mais fala em morte do ego são os que mais o alimentam) e outras coisas foi o que mais gostei em seu texto. Infelizmente isso é verdade. Acontece em qualquer associação, especialmente nas religiosas, e quando dinheiro entra no meio, meu Deus, aí a coisa fica feia. Já vi instituições sólidas irem à bancarrota por causa disso. Por essas e outras que, na minha busca pelo espiritual, evito me filiar a qualquer organização. Melhor gastar com livros.
    Sobre o chá, bem, lembrei que Mestre Irineu teve que se desligar do Círculo Esotérico por causa dele.
    Mudando de assunto: e do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento? Alguma opinião?
    Excelente blog.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, obrigado pela visita. Eu conheço pouco do Círculo Esotérico. Gosto dos artigos deles. Eles, inclusive, já usaram um artigo meu, fiquei muito lisonjeado (com permissão, claro)

    Abcs amigo.
    Alsibar

    ResponderExcluir