quinta-feira, 17 de abril de 2014

A PRESENÇA FÍSICA DE UM MESTRE NÃO É IMPRESCINDÍVEL!




A presença física de um mestre não é fundamental à libertação. Mas seus ensinamentos e palavras sim. Estar na presença de um mestre não o tornará iluminado . Impossível. O mestre apenas aponta, direciona, orienta acerca do caminho que você mesmo terá que trilhar. E isso pode chegar até você através de registros diversos tais como papiros, livros, vídeos, gravações, sites, email etc. As palavras de Jesus continuam vivas e atuais, mesmo após milênios de sua passagem pela Terra. Assim também são as palavras inspiradoras de Buda. Krishnamurti é talvez o mestre cujos ensinamentos foram mais cuidadosamente preservados e amplamente registrados através de diversos instrumentos modernos- uma garantia contra as distorções do tempo e das interpretações. Mesmo assim, tudo o que esses mestres mostram não é a Verdade, mas o caminho para que todo mundo seja capaz de vê-la por si mesmo. Quem defende “satsang”- encontro presencial com o guru - como algo imprescindível à libertação está mentindo.( Alsibar)

6 comentários:

  1. Satsang é "encontro consigo mesmo". Sem este encontro consigo mesmo, não há verdade. Portanto sem Satsang não há verdade. Seja vivido aos pés de um Guru ou não, mas sem este encontro consigo mesmo não há verdade. Não é uma questão de defesa mas de constatação real e direta, daquele que já não tem mais o que defender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Satsang" é literalmente o encontro com a Verdade. A Verdade não localiza-se em nenhum lugar especial, muito menos aos pés do "guru". Não existe encontro consigo mesmo- pois aí ainda é dualidade. Não há encontro se não há separação. E se não há separação como pode haver encontro?

      Excluir
  2. Os discipulos dele vivem falando em constataçao. Alguem constatou?

    ResponderExcluir
  3. "Ninguém esta errado"
    Deepak Chopra

    ResponderExcluir
  4. A mente está enganando você;
    a mente não gosta de ficar silenciosa.
    A única maneira que a mente pode ser derrotada
    é não dar origem a um pensamento.
    Não comece um pensamento.
    Tão simples.

    Papaji

    ResponderExcluir