quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A MELHOR HORA É AGORA- The best time is now!


Existe hora certa para se meditar? Qual a melhor hora do dia? Posso meditar fazendo qualquer coisa? O que é necessário para entrar nesse estado diferenciado de consciência? Qual a melhor postura? Essas e outras questões serão abordadas ao longo deste pequeno artigo… vem comigo?


Qualquer hora é boa pra meditar, mas a melhor hora é aquela em que você se lembra. Por que não é fácil lembrar-se de meditar. Na verdade, é uma graça quando você se lembra. Pois a meditação é o portal para o divino-sendo considerada o próprio divino. É o contato com o seu céu interior, com o reino de Deus interno. Aquele espaço puro, silencioso e incorruptível dentro de cada um de nós. Por isso que meditação e esforço não combinam. Quanto mais você se esforçar para meditar, menos conseguirá. Não é, pois, questão de fazer, mas de lembrar-se. E é mais fácil lembrar-se no estado de relaxamento do que no estado de tensão, ansiedade ou esforço. 

Você pode meditar a qualquer hora e em qualquer lugar- fazendo qualquer coisa. Todavia, quando estamos envolvidos em alguma atividade é mais difícil de se lembrar. Por isso os momentos de ócio e espera são tão adequados à meditação. Então, aproveite  os momentos ociosos: fila de banco, médico, espera no shopping, viagens, ou logo ao acordar. Não precisa meditar o tempo todo, nem todo o tempo. Não busque isso, não anseie por isso-pois principalmente no começo pode criar desânimo. A hora que você lembrar será o bastante. É nesta hora que você tem que estar completamente atento- tão atento que não haja pensamentos nem de futuro, nem de passado, nem de presente. Mas apenas o silencio observando as impressões do momento.


A melhor hora do dia para meditar é de manhã cedinho quando a mente está serena e o corpo ainda relaxado. Aquele momento depois do acordar e antes de se levantar é bastante adequado. Faça o seguinte: quando acordar não se levante logo ( você pode colocar o despertador para disparar minutos antes da hora normal em que você se levanta). Fique alguns momentos deitado na cama, tranquilo, sem preocupações. Relaxe neste ínterim. Então, antes que as preocupações do dia invadam a sua mente, aproveite para meditar. Basta, para isso, ficar atento, silencioso e quieto- totalmente quieto. Procure ficar numa postura não usual para o inconsciente perceber sua disposição de meditar. Tem que ser uma postura não muito relaxada-para que você não durma. Nem muito tensa que crie ansiedade- o que dificultaria a meditação. Se preferir, você pode cruzar as mãos no peito, cruzar as pernas ou levantar os joelhos. Deite-se de preferência de barriga pra cima. Depois fique totalmente imóvel, com a mente  silenciosa e atenta. Fique neste estado por 5, 10, 15 minutos- e vá aumentando o tempo gradativamente. Se você dormir ou cochilar- não tem problema. Sinal que você relaxou bastante. Mas, tente não dormir, pois meditação é um estado de relaxamento semelhante ao sono, porém acordado.



A meditação matinal é uma das que traz mais benefícios. A mente ainda não está carregada de preocupações e problemas do dia-a-dia. Está naturalmente tranquila e aberta. Os benefícios são muitos: mais disposição, energia, paz e força para enfrentar os desafios do dia. Além disso, meditar pela manhã permite que a mente capte melhor as inspirações vindas do alto. É nessa hora que nos chegam insights importantes : assuntos, frases, idéias, ou a solução para algum problema difícil. Nessas horas, temos a certeza íntima de que não estamos sós no universo, pois nos sentimos mais próximos da divindade. É a hora de tocar na dimensão do mistérioso e do sagrado.

Por fim, é importante criar certos hábitos que possam lembrar-lhe da meditação. Qualquer coisa pode ajudar: participar de grupos de meditação, assistir, escrever, ler , conversar sobre meditação e- é claro- meditar. Tudo isso o ajudará a lembrar-se da meditação, pois sem a lembrança como alguém irá meditar? Meditação é um estado de atenção silenciosa e se a mente não se lembrar, não tem como ela ficar atenta. Assim, toda vez que vier a lembrança da meditação… Medite!

Até a próxima… Namastê!

Alsibar
http://alsibar.blogspot.com

2 comentários: