domingo, 2 de junho de 2013

A FELICIDADE SEM CAUSA


O estado meditativo é a observação do movimento da vida sem a presença do observador  . Nesse estado existe apenas a observação. Há um observador presente , mas está tão silencioso que se diz que ele está ausente. O meditador observa o vai-vem interno e externo da vida, sem se identificar, julgar, ponderar, descrever, comentar, classificar- enfim- completamente silencioso e desidentificado de tudo que ele percebe.

É nesse momento que pode surgir aquele estado de plenitude sem causa. É lá que se encontra a felicidade que existe por si mesma. Ela pode se manifestar de forma sutil como uma leve brisa ou mais intensa como os ventos que precedem um temporal, ou devastadora como uma tempestade.

Mas não espere, nem deseje sentir isso pois o desejo e a expectativa impedem o seu surgimento. É algo que o desejo não pode alcançar, a mente não pode conceber, e nenhum método pode produzir. A mente pode produzir estados de êxtase , gozo e prazer e confundi-los com a felicidade sem causa.Mas a mente não consegue produzir nada que seja 
permanente.  

Assim, o prazer que é produzido pelo desejo de preenchimento, tem em sua raiz a dor e, portanto, quando passa, resta  o  vazio , a tristeza e a desilusão. Todos podem encontrar a felicidade sem causa - que  independe de qualquer coisa, acontecimento ou pessoa. Ela brota por si mesma das profundezas do ser, quando o terreno da mente estiver corretamente preparado com as sementes do silêncio, o adubo da paz, e a luz da sabedoria.
(Alsibar)
http://alsibar.blogspot.com

3 comentários:

  1. A mente pode produzir estados de êxtase , gozo e prazer e confundi-los com a felicidade sem causa.Mas a mente não consegue produzir nada que seja
    permanente. Eu diria que isto é apenas um castelo de cartas , que a qualquer momento pode ser desfeito, e ai; bye felicidade, iluminação e etc.

    ResponderExcluir
  2. Percam as ilusões,nem meditação nem reza, nada que a mente produza levará a um estado de completude.Ela só nos faz andar em círculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela só pode "deixar de fazer"- e isso é o mais difícil de tudo, pois a mente é uma máquina em constante movimento. Abraços _/\_

      Excluir