sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O PODER DA GRATIDÃO - The power of gratitude




 Quando somos crianças nossos preceptores nos ensinam as boas regras da educação. Quando aprendemos a dizer “obrigado”, por exemplo, estamos  sendo apresentados a uma das maiores forças impulsionadoras da vida: a gratidão. Se dita da boca pra fora, e sem o sentimento profundo correspondente, não passará de uma palavra. Alguém pode dizer “obrigado” apenas por educação, polidez ou porque leu em algum lugar sobre sua importância. O poder do agradecimento, no entanto, só é acionado quando acompanhado pelo sentimento correspondente. E este sentimento é algo maior do que o simples símbolo linguístico.
A gratidão está além das palavras
Na verdade, o poder de todas as palavras se encontra além delas. Se a palavra por si mesma tivesse um grande poder, a confusão que causaríamos a nós mesmos e aos outros seria enorme. Pois para controlar a palavra, temos que saber como silenciar a mente e quantos são capazes disso?  O que potencializa a palavra é o sentimento. É ele que energiza poderosamente nossos pensamentos e intenções. Assim, antes de cuidarmos apenas em dizer “obrigado” quando alguém nos presta um favor , alcançamos alguma graça ou realizamos algum sonho etc, temos que aprender a sentir a gratidão.

A gratidão é um estado da alma. Sentir-se grato é sentir-se feliz, pleno, alegre. E isso não precisa de verbalização. Pelo contrário, a verbalização contamina o sentimento. Pois este último é algo vivo, pulsante, dinâmico. A palavra é apenas um rótulo morto, um símbolo  e nada mais. Mas como sentir esta felicidade?



A gratidão silenciosa é um estado da Alma
          Uma boa dica é reavaliar seus conceitos, posturas e atitudes diante da vida. Um reaprendizado em relação a tudo e a todos. Não há ser humano na vida que não tenha nada a agradecer. Só o fato de existir, já é um grande motivo para ser grato à Vida, ao Universo, à Existência – ou como queira chamá-lo. São tantas coisas que nos esquecemos de agradecer: saúde, alimento, família, amigos, casa, trabalho, educação, inteligência, coragem, roupas, posses materiais e as imateriais.  Reconhecer que tudo que temos nos foi dado pela Existência e sentir-se feliz por isso é o que chamo de gratidão.

           Sentir-se grato é uma arte. Poucos conseguem sintonizar-se com esta vibração positiva, benéfica e poderosa. Não é que os problemas deixarão de existir. Eles continuarão lá, mas a mente ao desligar-se dos problemas e sintonizar-se com a gratidão, encontra a luz e a força necessária para enfrentar os grande desafios da vida de forma sábia e serena.
Adicionar legenda
       Por isso,  sempre que  lembrar , sinta-se grato . Nem que seja por algo aparentemente banal e simples ; nem que seja pela capacidade de poder ver , ler e compreender  esta mensagem. Se olhar à sua volta, terás centenas ou milhares de motivos para sentir-se grato : o canto de um pássaro, a beleza do amanhecer, o sorriso de uma criança, uma bela paisagem, o sabor de um alimento... Sempre que puder, silencie sua mente e sinta a gratidão. Não deixe que o pessimismo, a reclamação, a amargura, a revolta ou o desgosto poluam sua mente e seu espírito.Vigie sempre. Não permita que sua mente se abale diante das dificuldades. Através da gratidão silenciosa você sintonizará com as forças milagrosas da vida que sabiamente lhe iluminarão e lhe fortalecerão diante das adversidades e dos desafios da vida.

Deixo-lhes com uma das mais belas e profundas sentenças da Bíblia:

“ Em tudo dai graças porque esta é a vontade de Deus!” 1 Ts5- 18

Namastê! 
Alsibar
http://alsibar.blogspot.com


12 comentários:

  1. Olá, Alsibar...

    O sentimento de gratidão nos sintoniza com o lado/aspecto positivo e benéfico da existência. Há no universo uma lei que diz "o semelhante atrai o semelhante", e essa lei se aplica também no nível das energias, pensamentos e sentimentos que emanamos. Quem sente gratidão sintoniza-se com essa força benéfica do universo e passa a atrair pessoas, coisas e acontecimentos condizentes com o contentamento e o bem.

    Peço licença para deixar este link, conendo um texto muito, muito profundo sobre o sentimento de gratidão e a meditação.

    http://busca-espiritual.blogspot.com.br/2012/12/a-pratica-da-gratidao-como-atividade.html

    Como o texto é da Seicho-No-Ie, Masaharu Taniguchi fala sobre a Meditação Shinsokan, mas a verdade é que o que está escrito vale/aplica-se a qualquer tipo ou método de meditação.

    E parabéns pelo post, por lembrar a importância de assuntos tão nobres, como a humildade e da gratidão.

    Namastê!

    ResponderExcluir
  2. muito bom Alsibar ! parabens pelo texto , muito grata por poder mais um pouquinho com vc..

    ResponderExcluir

  3. Olá Gugu, obrigado por sua palavras e pelas dicas do link da Seicho-No- Ie. Fique à vontade para participar sempre.

    Namastê!

    ResponderExcluir

  4. Obrigado à Anônima 22 de Fevereiro... disponha sempre!

    Fraterabraços!

    ResponderExcluir
  5. Quero te agradecer Alsibar pir me proporcionar este inicio de dia em que sou convidada a AGRADECER pela Vida...Que coisa mais preciosa!!!

    ResponderExcluir
  6. Ao anônimo de 23 de fevereiro 9:46

    Sim... é importante chamar a atenção para algo que, em geral, não valorizamos: o estar vivo. Isso por si mesmo já é um grande motivo para nos sentirmos gratos!

    Obrigado pela visita e participação!

    ResponderExcluir
  7. Preciso aprender a agradecer, a estar neste estado. Queria tanto ser mais grata. Hoje fiz coisas que com certeza entristeceram a Deus e a mim mesma.
    Tenho um esposo que tenta me ajudar, mas sei que tem que vir de mim. E existe algumas situações que estar alem de suas forças.
    Me ajude.

    ResponderExcluir

  8. Anônima 23 de fevereiro de 2013, 16:48...

    Encontre o silêncio da mente que está sempre aí. Contemple este silêncio. Ele é Buda, Cristo, Paz e Luz. Isso é o que chamam de Meditação. Não precisa fazer mais nada.

    Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento que li seu texto, não consegui deixar meu comentário. Senti que não seria muito honesta comigo mesma, simplesmente elogiar um ótimo texto. Mas agora voltei na intenção de deixar algum comentário, e me deparo com essa sua resposta...
      Foi o que eu fiz no momento em que li seu texto pelo primeira vez...Me silenciei e assim estou!
      Namastê!

      Excluir
  9. Olá "Amor em Grãos"... Esse silêncio é tudo! Muito obrigado pela visita e pelo belo comentário. Namastê!

    ResponderExcluir
  10. Meu "não-guru", grande reflexão!!! Apenas diria que pessoas que trabalham com o público, com gente, como nós, podemos passar esta energia que nos invade a cada manhã(gratidão). Aquela alegria que sai da gente e contagia alguns pacientes (ou alunos!), algo invade a sala e o "clima" fica muito mais leve para todos. Senti isso inúmeras vezes, cansado ou não, uma espécie de "REIKI" com os dentes (sorrisos). Isso é real aqui e acredito que vivas isso também. como todos saem "outros" da salinha... Mas agora com teu texto consegui entender que isso exala de nossa gratidão interna, estejamos cintes dela no momento ou não. Obrigado, rapaz!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Lobo Catinguensis, eu que lhe agradeço pelo belo relato! Trabalhar com pessoas é realmente uma grande benção. Namastê!

    ResponderExcluir