segunda-feira, 4 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO E DO SILÊNCIO INTERIOR


A importância da atenção e silêncio interior http://alsibar.blogspot.com

Qual a importância da atenção e do silêncio interior?Por que somos tão desatentos à realidade do momento? O que isto tem a ver com nosso sofrimento psicológico?  Qual a relação entre atenção e silêncio? Será que algum guru poderá nos transmitir a atenção? Como melhorar a atenção no dia-a-dia? É o que vamos ver nesse artigo

 Todo meditador sabe da importância de se ter atenção ao   aquiagora . Todavia, essa é uma das coisas mais difíceis de se realizar. O ser humano vive toda uma vida sem sentir necessidade de atenção ou consciência. Assim, como dizia Gurdjieff: “ tudo nele acontece de forma acidental”. O fato é que funcionamos no  automático. Raramente damos atenção total a alguma coisa . Em geral nossa consciência está sempre em algum lugar no passado ou futuro. E o presente fica esquecido. Em raros momentos, paramos para observar uma paisagem, ouvir um som, sentir o cheiro, observar as sensações. 

             Os pensamentos,as memórias e os desejos estão sempre "arrastando" nossa atenção. Sem querer, nos identificamos com tudo dentro e fora de nós. Parece que tudo  existe para distrair-nos . E assim, vivemos mais dormindo , sonhando que estamos acordados, do que realmente acordados”. Raramente ficamos conscientes de nossas angústias, nosso corpo, nossas reações, nossos movimentos , desejos e motivos. Isso faz com que tudo em nós seja “movido” por forças desconhecidas e acidentais.  A atenção pode nos fazer acordar, botando "ordem na casa" , esse é um grande passo no caminho do completo despertar.

A verdade é que ter esta qualidade de atenção é algo muito difícil nos dias de hoje. Tudo ao nosso redor prende nossa atenção, impedindo-nos de ter esta atenção mais holística, mais completa, mais completa. O trabalho,  a política, as dívidas, os filhos, os estudos, os problemas familiares, as doenças, as propagandas, o consumismo, a ânsia por autoafirmação, o idealismo, a busca por dinheiro, fama, estabilidade e poder etc. Tudo isso consome grande parte de nossa energia que poderia ser usado para o desenvolvimento da consciência ou atenção. Para aliviar a tensão causada  por esse esgotamento de energia, procuramos algum tipo de distração como a bebida, as drogas, os jogos, as compras ou qualquer outro tipo de diversão. Isso vira um círculo vicioso:

DESATENÇÃO > PENSAMENTOS>IDENTIFICAÇÃO> PROBLEMAS>STRESS> DIVERSÃO>DISTRAÇÃO>DESATENÇÃO>

Ficar atento a este círculo vicioso e vê-lo diretamente, objetivamente em si mesmo constitui um passo importante no caminho do autoconhecimento. Mas nessa "viagem", há muitas armadilhas. O meditador deve ficar atento aos perigos ao longo do caminho pois as tentações e ilusões são muitas. Todavia, nunca esqueça de uma coisa bem simples: a atenção ou consciência é seu refúgio e sua segurança contra todos os males que surgem ao longo desse processo. Além disso, somente você pode "desenvolver" a consciência, e ninguém mais. Nenhum guru, nem método, nem sistema, nem organização pode dar-lhe isso.  Tudo o que um mestre ou guru pode fazer é incentivá-lo a meditar e nada mais. Ninguém pode transmitir-lhe essa "graça". Ahhhhh, se pudesse. As coisas seriam mais simples, não seriam? Mas, felizmente ou infelizmente, todo o trabalho tem que ser feito por você e somente por você.

A meu ver o grande problema com as drogas, bebidas , religião e outros artifícios- é exatamente a fuga da realidade. Gurdjieff chamou tudo isso de “amortecedores” .Não querendo ver a realidade -que nos é dolorosa- recorremos a todos os tipos de fuga. E quando não nos resta mais nenhum “amortecedor” externo, recorremos aos “internos”.  Viajamos nas lembranças boas do passado, ou em algum sonho no futuro. Algumas pessoas recorrem a uma espécie de “fuga” mais sutil. Aprendem  técnicas de meditação que ativam áreas do cérebro responsáveis pelas sensações de  paz,  prazer ou êxtase. Mas continua sendo uma fuga. Esse é o problema com a maioria das técnicas de meditação. Elas nos trazem uma sensação de paz e conforto, mas a causa da dor continua lá. E logo que a sensação passa, somos levados novamente ao confronto inevitável com a realidade. Uma boa dica, nesses casos, seria ficarmos atento ao que nos incomoda, ao que nos oprime sem nos identificarmos, rejeitarmos ou querermos fugir disso. Lembre-se : a atenção é Luz e a Luz a tudo purifica , ilumina e cura. 

Finalmente, como podemos ficar atentos sem sair de nossa rotina diária de trabalhos, estudos, família etc? Tente algo bem simples: comece pelo escutar. Escute os sons externos com atenção. Uma atenção que seja prazerosa e espontânea, nada de  forçar nada. Neste momento de atenção completa, a mente ficará naturalmente silenciosa. Nesse estado, apenas observe tudo o que acontece, deixando que flua livremente. Com a prática, você aprenderá a identificar esse estado de percepção. E a partir dessa atenção silenciosa poderá observar qualquer coisa : uma emoção "negativa", uma sensação "ruim", um motivo inconsciente, uma reação "indesejada" etc. Se, durante esse período, algum pensamento se intrometer em sua observação, não interrompa. Deixe ele fluir também. Apenas não se identifique com ele e continue sua observação até ele cessar por si mesmo. Depois disso,  continue atento aos sons e movimentos externos e internos. É uma experiência incrível poder observar e escutar as coisas a partir desse centro silencioso. Alguma vez você "experimentou" isso?

Para concluir, lembre-se dessas duas palavras chaves: atenção e silêncio. As duas se completam. Temos que aprender a viver isso. Daí a importância de dedicarmos um tempo para experimentar esse estado. Não precisa, necessariamente, sentar-se numa postura específica, ir pra uma sala especial, isolada... Não. Basta, fazer isso quando se lembrar e pode ser feito em qualquer lugar, durante qualquer atividade. Todavia, se pudermos dedicar um pouco de tempo a isso sentado num sofá ou até mesmo na cama antes ou depois de dormir- já será muito benéfico e positivo pois  ajudará para que esse estado surja com maior frequência ao longo do dia. 

           ATENÇÃO  e SILÊNCIO são as chaves da  MEDITAÇÃO.

            Namastê!
Alsibar
http://alsibar.blogspot.com


6 comentários:

  1. Sempre é bom meditar ... um grande ferramente humana e uma grande poção =)

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Caio César! Obrigado pela participação e visita!

    ResponderExcluir
  3. ... tudo é feito para que a confusão continue. É da existência esconder do ente sua libertação. manter sua escravidão. A exemplo, o que aconteceria a meu cérebro se os seus neurônios quisessem "despertar", deixar de ser neurônios? Ele se dissolveria simplesmente. Um cérebro não é algo criado pelo pensamento, uma "criação de segunda" - ele veio do Universo. Mas a sociedade humana é uma criação do pensamento, portanto, um simulacro de natureza - estaremos submissos? Há necessidade de neurônios num cérebro, mantendo-o, mas não de humanóides mantendo ESTA SOCIEDADE. a ESCRAVIDÃO É INTELIGENTE, PROPOSITAL - MAS NÃO OBRIGATÓRIA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o meu amigo Lobo Caatinguensis!Contribuindo com seu brilhante comentário! Obrigado... Namaskar! :)

      Excluir
  4. Sim, amigo Alsibar. Atenção e Silêncio se completam.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela honra de sua visita amigo Roberto Cardoso- Namastê!

    ResponderExcluir