sábado, 7 de abril de 2012

REALIDADE E ILUSÃO: UMA DIFERENÇA VITAL

Titanic- foto da Internet ( Alsibar)
O que é ilusão e o que é realidade? Qual a importância de se saber diferenciar os dois e como fazer isso? Que valor  isso tem para nossas vidas? Será que podemos nos salvar antes que o “barco” afunde? E 'quem" ou o 'que" poderá nos salvar? Vamos viajar por mares profundos e bravios?Será que você tem coragem?

           
              Lembro-me de um caso verdadeiro, noticiado há um certo tempo na mídia. Alguns pescadores de Cabo Frio, ficaram num barco  à deriva por causa de uma pane no motor. A comida havia acabado e a água também. Para sobreviver à sede, tiveram que recorrer à atitude extrema de beberem a própria urina. Os dias foram se passando e alguns pescadores começaram a desfalecer . Em depoimento posterior, um deles disse que tivera alucinações. Começou a  sonhar com comida e água , mas quando acordava, constatava a dura realidade a que estavam submetidos.  Alguns deles já haviam perdido a esperança de salvação mas, felizmente, após 22 dias, o mais resistente conseguiu avistar um navio e começou a fazer sinais para o mesmo . Finalmente, eles foram vistos. O navio parou e salvou a todos, pouco tempo depois o barco afundou.
         Esse exemplo pode nos servir de base para reflexão sobre ilusão e realidade. Qual era a realidade no caso dos pescadores? O que aconteceria se todos começassem a delirar e sonhar que tudo estava bem ? E se , dentre eles, houvesse algum que dissesse veemente: “isso tudo é uma ilusão. A verdade é que estamos muito bem, temos comida, bebida e não corremos risco algum. Não existe perigo, não existe morte, é tudo coisa da nossa mente”. E se ele conseguisse convencer os outros, qual seria o provável destino de todos eles? A morte, certamente.
        Por isso que, para o homem que vive dominado pela mente, suas imagens, pensamentos e crenças são tidos como realidade. Vive uma vida mergulhada em sonhos pois não aprendeu, através da meditação,  a libertar sua consciência dos padrões mentais repetitivos e mórbidos fortemente arraigados em seu inconsciente, tais como: crenças, pensamentos, medos,   imagens etc  Por viver uma vida superficial, mecânica e semi-consciente, não vive- apenas sonha. E por isso, nunca viverá plenamente , profundamente. Vagará então como um barco à deriva. E por acreditar que vive, nunca buscará despertar para um estado de consciência mais pleno, real e verdadeiro.
          Todavia, se nos mantivermos alertas,  identificando e percebendo nossas ilusões, haverá uma possibilidade de salvação. Não há como libertar-nos das ilusões e sonhos mentais, se não admitimos que eles existem. Ninguém alcança a libertação negando o fato.Somente o homem que percebe  a realidade da ilusão pode realmente alcançar a Libertação. É inútil considerar que alguém possa se libertar apenas por repetir frases como: “ a ilusão não existe! a ilusão não existe!”. Isso é uma tentativa frustrada de fuga ao fato. Desta forma, ao invés de buscar soluções práticas para nossos problemas, eles tenderão a aumentar.
          Por isso a importância da meditação correta. Meditar  não é uma fugir ao fato, mas percebê-lo e compreendê-lo.  Assim, quando vemos a realidade de que nossa mente é celeiro de ilusões, aprenderemos a diferenciar delírio de realidade. Destarte, não confundiremos mais ilusão com verdade, fatos com sonhos. Só então a salvação será possível. Salvação, não no sentido religioso tradicional. Mas no sentido do exemplo narrado no começo deste artigo. O barco da vida está à deriva. Todos estão sofrendo de fome e sede mas, antes que o barco afunde, a Meditação surge como navio salvador, que levará  a todos com segurança ao longo do mar da vida. Até que consigam chegar com segurança à outra margem e possam, finalmente, descansar em paz.
Namastê!
Alsibar

2 comentários:

  1. Alsibar, só de sair dessa "neura" a partir de novas percepções já está bom para mim! Sair dessa escravidão mental, dessa luta incessante pela sobrevivência. Se barco afundar ou não, eu quero é sair dessa MATRIX controladora. E viver por viver, apreciar, contemplar, conviver, criar... Abração prá você!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seu comentário Fernando Franco! Fraterabraços!

    ResponderExcluir