sexta-feira, 13 de abril de 2012

MEDITAÇÃO: ALÉM DAS TÉCNICAS, DOS GURUS E DAS POSTURAS!


É preciso entender que a meditação não está limitada a uma postura, a um momento, a uma técnica. Na verdade, todas as técnicas de meditação, apenas te preparam para a meditação propriamente dita. Meditação é um estado de consciência. Não é uma prática, não é algo a ser feito, nem a ser alcançado. É a consciência em sua total pureza e liberdade. É o estado original , a natureza búdica, o Àtman, o Reino de Deus, o Cristo Interno. É a mente despojada do seu passado, dos condicionamentos e de toda impureza que sobre ela se acumulou ao longo dos anos, séculos, milênios.
Na verdadeira meditação deixam de existir o meditador e a meditação, pois descobre-se que não há ninguém para alcançar nada e não há nada a ser alcançado. O que resta? A benção do Desconhecido. Aquilo que não pode ser descrito pois não está circunscrito na dimensão do pensamento e da linguagem.
Quando não compreendemos os limites das técnicas, corremos o risco de ficarmos aprisionados a elas. São como as rodinhas da bicicleta: são úteis até que se aprenda a andar sem elas. Depois que aprendemos, não temos mais necessidade de usá-las. São muletas que nos apóiam enquanto ainda não desenvolvemos a capacidade de nos equilibrarmos por nós mesmos . Mas não podemos passar uma vida de muletas. As muletas são apenas meios, não são um fim. O fim é a libertação delas.
Assim também são as técnicas: elas ajudam o principiante a ir se familiarizando com essa nova dimensão do seu ser. Há pessoas que nunca tiveram nenhum vislumbre do que seja meditação. Nunca olharam pra si, não conseguem imaginar a si mesmas fora dos seus pensamentos. Estão tão viciadas e identificadas com a mente que são incapazes de vislumbrar- nem que seja por um segundo- o valioso estado de liberdade e paz  que a meditação proporciona.
E assim como para tratar dos viciados químicos, há várias técnicas, remédios e recursos , as técnicas ajudam na libertação do vício do pensamento. Não é algo fácil. Mas é fundamental que o ser humano liberte-se das limitações e dos males do pensamento. Do contrário, ele será sempre um ser medíocre, doente, pobre, miserável, condenado a viver sob o domínio do EGO .Um verdadeiro escravo de si mesmo e de suas próprias ilusões.
 Por isso não podemos nos prender a nada nem a ninguém. Por isso que temos que abandonar tudo: livros, técnicas, religiões, guru e até a nós mesmos . Do contrário, nunca seremos “verdadeiramente livres”.
 Alsibar
http://alsibar.blogspot.com


2 comentários:

  1. Midita-AÇÃO...A palavra em si, diz tudo. Meditar...pensar analizar...mais com a confução...qie trazemos da roda da vida...de varias encarnações dos EUS...Isso em nós...é que energias ocilantes...como onda energeticas...que ñ para dentro de nós...confução dos EUS...Eu...bom, eu mal, eu feliz, eu triste...eu calmo, eu, estressado...O meditar ficar ruim por isso...por aver em nós muitas mascaras...no nosso...EU ORIGINAL...O ANTEPORAL...Aquele que esta livre da roda do karma-ação e reação...porque a meditação...boa, é aquela que te leva há uma boa ação...vc pensa pra agir...porque tudo numa causa, há um efeito...há verdadeira meditação...é aquela que vc causa um bom karma...vc pensa ( medita, pra agir=ação )a verdadeira meditação...é um meditar...pensar...porque pensar que é meditar...é uma causa...que ñ tem como ficar sem um efeito...toda causa...mesmo que seja uma meditação no nada...porque o nada ñ existe...só eu ir meditar que é pensar...eu já estou fazendo uma causa...que futuramente...tera um efeito...então a verdadeira meditação...é meditar(pensar) sem ter uma INTENÇÃO...sem julgar...nem avaliar...pelos EUS QUE TEMOS..PORQUE TODOS ESSES EUS..SÃO LIMITADO...Simplesmante se mova...como as aguas num rio....seja um espelho...sometente reflita...oque esta em sua frente...sem nenhuma intenção...e suas ação, que é inevitavel...sera neutras...ñ produzira...karma, bom ou ruim...mais deixarar que a natureza divina encarregue...de si mesmo...meditar, é pensar, e pensar...é ser racional...ser consciente..porque sabemos que tudo que plantamos...isso tambem colheremos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua participação Anônimo... mas só lembrando: meditar é ser consciente: do processo do pensar, das emoções, do automatismo,das reaçoes inconscientes etc. Enfim, não é "pensar", pois se fosse assim, todos nós ja estariamos iluminados, mas estar PLENAMENTE CONSCIENTE DE TUDO, interna e externamente! Namastê!

    ResponderExcluir