quarta-feira, 11 de abril de 2012

COMO VIVER EM MEDITAÇÃO OU "PERCEPÇÃO UNITÁRIA" ?


Neste texto o Psiquiatra e pesquisador Rubén Feldman González- que conviveu com Krishnamurti-  de forma didática e objetiva o que ele entende por Meditação à qual ele chama de Percepção Unitária. Vale a pena conferir!


1) Como viver em Percepção Unitária?

Em primeiro lugar, cada vez que usamos as palavras “como” e “porquê” numa pergunta, o que acontece é que o pensamento se agita com o seu interminável vocabulário verbal, emocional e ainda visceral.
Por isso digo que o primeiro passo, o primeiro silêncio da Percepção Unitária, é suspender o pensamento e a linguagem. Fica então o puro escutar de todo o som ao mesmo tempo, tão fielmente como o faz uma audiocassete, com o acréscimo da nossa consciência e da nossa inteligência. Se escutar puramente em silêncio todo o som ao mesmo tempo, começará a ver de uma maneira total o campo visual.

A vista é como um espelho consciente que reflecte todo o visível ao mesmo tempo. Esta Percepção Unitária enche-nos de imensa paz. É necessário vivenciá-la. Que isto não fique só ao nível das palavras, como uma lição escolar que rapidamente o aluno esquece. Em Percepção Unitária temos que ser eternos alunos, sempre a começar a ver e a escutar ao mesmo tempo, em grande silêncio. O pensamento com as suas palavras, emoções e ainda reacções viscerais, voltará a emergir à consciência e então trata-se de perceber esse pensamento (medo, tristeza, etc.) como se fosse outro som, mas sem palavras. Essa “Sombra” de pensamento rapidamente se desvanece à luz da Percepção Unitária. Se se vive desta maneira o tempo todo, todo o dia, alguma vez irromperá o Segundo Silêncio do Sagrado e que eu denomino “Aquilo”, a plenitude da energia vital.

2) A palavra “discernimento” é usada pelo amigo Armando Clavier (um dos tradutores de Jiddu Krishnamurti para o espanhol) com o objectivo de traduzir a palavra “insight”. Este é só um dos erros de tradução de J.Krishnamurti. Quando comentei com ele sobre estes erros, Krishnamurti respondeu-me: “diga-lhes para aprenderem inglês”.

Na realidade, continuando com este exemplo, a palavra “insight” em inglês implica uma súbita compreensão total de algo em particular e por isso creio que, “discernimento” não é a boa tradução da palavra “insight”.
A inteligência discerne ou discrimina entre o MOMENTO em que é necessário concentrar-se e pensar, para fazer um bolo, para construir uma ponte, para escrever uma receita médica, etc., e o MOMENTO (sempre já) em que pensar não é necessário, e então podem-se viver longos períodos de cada dia no êxtase da Percepção Unitária, sem deixar de ver “as sombras” quando emergem à consciência.

3) Um dia falamos com Jiddu Krishnamurti deste problema, de como entrar em Percepção Unitária. Pedi-lhe como viver nesse óbvio “samadhi”, no qual ele mesmo vivia a maior parte do tempo. Perguntou-me porque usava eu o sânscrito se estávamos a falar em inglês e porque queria eu complicar “algo que é muito simples”. Disse-lhe que mo explicasse sem usar essa repetida palavra “meditação”, que já tem tantos significados e que na realidade não significa nada. Ele sorriu e consideradamente usou as palavras “Percepção Unitária” (que eu já usava) para descrever o mesmo que eu trato de descrever cada vez que falo de Percepção Unitária. Além disso pediu-me que continuasse a usar as palavras “Percepção Unitária” em vez de “meditação”. Na sua última conferência em Inglaterra disse que já não iria usar a palavra “meditação”.

3 comentários:

  1. Parabéns por este texto!

    Meditar - faz parte de todos momentos.


    Paz e Luz

    ResponderExcluir
  2. Só um detalhe, esse estudioso, da percepção unitária, não é espanhol, mas sim argentino.

    Até !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa... Argentino? rsrsrs... Obrigado pela correção amigo!

      Fraterabraços!

      Excluir