domingo, 18 de dezembro de 2011

ONDE ESTÁ A PAZ? Uma viagem ao desconhecido de si! Where's the peace? A Journey Through the Unknow of Himself!


Muitos falam de paz, mas nem todos sabem  onde ela está. E se a paz está dentro de nós por que é tão difícil encontrá-la? Nesse texto, fortemente influenciado pela visão de Krishnamurti, vamos fazer uma viagem em busca da paz. Você é nosso convidado nessa aventura.  Mas precisa ter coragem e disposição para prosseguir até o fim, está preparado?Então vamos lá!
htt;//alsibar.blogspot.com: a paz , onde ela está?
       Se pergunto a alguém onde está a paz, a primeira reação da pessoa é dizer: a paz está dentro de nós. Mas, será mesmo?  E por que não a encontramos? Se a paz está dentro, por que só encontro conflito, ódio, rancor, mágoas, tristeza e confusão? Um lixão de resíduos experienciais, pulsões e tensões em constante guerra e conflito. É fácil falar. Difícil é vivê-la. A paz não se encontra na idealização, nos sonhos, nas ilusões, nos esforços. Simplesmente não conhecemos seu endereço. Muito embora, muitos repitam o contrário.

          Os pseudo-advaitas (monistas) de plantão dirão que a realidade deste mundo é uma ilusão. Esse nível de percepção só é alcançado por iogues avançados em profundo êxtase espiritual. Repetir isso apenas intelectualmente nada mais é do que fuga. A verdade é que no nosso nível de consciência não podemos negar a realidade do mundo. Temos que compreendê-lo, vê-lo sem as distorções da mente. Destarte, não podemos negar a dor, a angústia e o sofrimento. Pelo contrário, temos que compreender seu mecanismo. Só assim a libertação será possível.  Precisamos entender que nunca vislumbraremos o céu negando as nuvens . Nunca veremos o dia negando a noite. Nem nunca veremos o sol, negando a escuridão. Finalmente, nunca encontraremos a paz através da negação do complexo mecanismo do conflito.
Filosofia Avestruz: nada disso existe, é tudo ilusão!

    Temos que ver  a VERDADE! E ver a verdade é ver o que realmente é- como é. Seja o que for. Conflito, confusão, angústia, fuga etc. Não conseguiremos acabar com a violência , corrupção, exploração etc negando a existência dos mesmos. Ilusão é negar o fato. Não podemos fechar os olhos à realidade. Ela grita e se impõe por si mesma. Só os tolos agem como avestruzes. E esta é a realidade: no nosso atual estágio de consciência, são raros os que realmente conhecem a paz. Para o ego-mente, a paz não passa de uma ideação, algo distante e  inalcançável.
Não corra atrás da Paz!
    Mas a paz pode estar perto e longe ao mesmo tempo. Ela não se revela aos tolos metidos a espertos. Ela é sutil e fugaz. Tampouco podemos prendê-la, comprá-la ou alcançá-la por nenhum meio ou artifício. Como o cachorro que tenta alcançar o próprio rabo. Como uma sombra que nos foge à medida que nos movimentamos - assim é a paz.  Ela só se revela aos simples e puros de coração. Àqueles que são sinceros e honestos em sua busca. Àqueles que estão abertos ao Desconhecido. Àqueles que prosperam até o fim. Às vezes chega de uma forma delicada como a neblina, ou forte como uma onda. Mas a nós não compete seu controle . Por isso que quem a busca no campo do "conhecido”, não a encontra. E é, por isso, que as “raposas em pele de cordeiro” nunca a encontrarão. Venderão gato por lebre. Bijuteria barata por ouro. Mas nunca a paz verdadeira, pois esta  nenhum pensamento pode contê-la. Tem vida própria e é tão rara quanto as pedras preciosas, resultado dos processos misteriosos da natureza e da eternidade do tempo . 
As raposas em pele de cordeiro não controlam a paz 

  Mas, será mesmo que queremos a paz? Mas, que tipo de paz buscamos? A paz fabricada, forjada para nossa própria satisfação e prazer? Será que isso é paz? Ou a verdadeira PAZ, não tem nenhuma relação com o nosso caos interno? Existe a paz é resultado de uma busca, de um desejo que te empurra para o amanhã?Ou ela só pode existir na eternidade do agora? A paz futura é proteladora e , por isso mesmo, mentirosa . E assim também o é a paz gestada como fruto do meu desejo. E isso significa dizer que, talvez, a paz não seja nada parecido com aquilo que conheço.   Será que existe paz no pensamento? O pensamento é capaz de vivenciar , tocar e sentir a paz? Ou esta só surge na ausência daquele? O pensamento não é o próprio usurpador do reino da paz? Como pode, ele próprio ser o promotor da paz? Não pode.  O pensamento, que é desordem e caos, não pode  nem mesmo "tocar nas vestes" deste estado sagrado e incorruptível.
Não há paz onde há conflito!

    O que somos sem paz? Um caniço agitado pelo vento? Uma folha à mercê das agitações do tempo ? Um pedaço de pau agitado por um rio caudaloso? É possível viver e ser feliz sem a paz ? Mas o que é essa paz? Não seria a ausência de conflito? A palavra “ausência”, talvez, seja um bom substituto para o termo "paz". Mas ausência de que? Ausência de mim mesmo enquanto entidade separada. Posso existir sem a separação do EGO? Ora, só quando não há mais o EGO é que pode haver paz . EGO é sinônimo de conflito, guerra, barulho. É somente quando estou ausente de mim mesmo, que  pode surgir a verdadeira paz.
Uma paz morta não é paz!

            Mas uma paz morta, vazia, embotada, não é paz. Um grande sábio da Era Moderna disse certa vez: “é no vazio do copo que se encontra sua utilidade ”. Sem o vazio, nada teria utilidade. Tudo precisa de vazio. Sem o vazio nada funciona nesse mundo. É pelos espaços vazios que as coisas fluem. Seja o que for. Um rio, só é rio porque a água tem espaço livre para correr. Sem isso, não seria um rio. Até mesmo os mares e oceanos são buracos gigantescos onde as águas repousam. Uma casa, só é uma casa porque existem espaços entre as paredes onde podemos nos instalar. Até mesmo o corpo humano precisa de espaços vazios desobstruídos para que o sangue e o ar possa fluir. Se uma via qualquer for obstruída, seja qual  for, causará sérios problemas à saúde, podendo levar à morte. 
  Na nossa mente ocorre a mesma coisa. Enquanto ela estiver ocupada, pesada, sobrecarregada do passado, dos pensamentos, das mágoas, dores, lembranças,  tristezas e desejos não poderá haver renovação. E sem a renovação nada flui. E se nada flui, fica obstruído, estratifica-se, petrifica-se… eis aí a formação do EGO-MORTE. Existe algo mais morto do que uma pedra? Nela nada vive, nada brota.  Não é nem mesmo como o solo que tem espaço em si para comportar nutrientes, água e elementos orgânicos.  A pedra não tem espaço suficiente entre suas moléculas. Assim também nos tornamos, quando não há espaço em nossas mentes e corações. A pedra, exatamente por ser dura, sofre grandes impactos em sua estrutura. Quanto mais duro o EGO, mais ele sofre o impacto dos embates com a realidade . 
A paz é insondável.

          A paz surge quando não mais resistimos ao movimento da vida, pelo contrário, dele nos tornamos conscientes. Uma simples testemunha das cenas em movimento, do qual o próprio observador é parte integrante daquilo que observa.  Nisso se encontra aquela paz que não tem nome. Tampouco é um conceito ou algo intelectualmente sondável. Se queremos sondá-la, explorá-la, conhecê-la- ela nos escapa. É no insondável desconhecido reino da Meditação que podemos finalmente tocá-la, ou seria melhor dizer... Despertá-la?
Namastê!
Alsibar ( inspirado nos mestres da Paz)

13 comentários:

  1. Alsibar, meu amigo, creio que possa imaginar como é bom e agradável beber na fonte de quem se deixa levar pela mesma correnteza que nós nos deixamos...

    Digo isto porque acabei de postar "Quem me dera ouvir o canto do Uirapuru..."

    Sem palavras, meu amigo, simplesmente sem palavras...

    Confraternos abraços!!!!

    ResponderExcluir
  2. "Como uma sombra que nos foge à medida que nos movimentamos - assim é a paz". Rapaz, creio que o senhor se superou agora. Sinto o cheiro de sangue entre estas letras. Sim, o Senhor escreveu isso com a força do próprio sangue, daquilo que vivenciou isso e assimilou - Como explicar a força que vi neste teu escrito? Profundo demais para a grande maioria, claro demais para teus irmãos de caminho- claro como o processo que sei que te invade agora. Sinto isso. Teu escrito mais terrível, mais sanguíneo, mais " muito mesmo", cara, mais teu processo agora. Sinto que algo te invadiu e te carregou (felicidade para nós, teus irmãos de Senda). Entendo cada palavra com o coração, tuas palavras, tu alma que se traduziu em escritos. Tua doação (que poucos perceberão...)... Dizer "meus parabéns" é bobagem. Diante deste escrito calo. Calo e observo, Observo e sinto algo acordar. Precisamos conversar pessoalmente sobre isso - Urgente (com vinhos). Meu irmão velho, esta foi profunda aos que sabem escutar com o músculo cardíaco (vulgo coração, alma, caminho). Grande!!!

    ResponderExcluir
  3. Cristo nos falava de uma paz que ultrapassa a compreensão deste mundo. Se dependessemos de uma ordem mundial, com o fim das guerras, dos crimes e das desigualdades para vivermos em paz, jamais poderíamos experimentá-la, vivenciá-la e descobrir que a paz é a nossa verdadeira natureza, a paz é o Reino de Deus e o Reino de Deus está dentro de nós. Poranto, estar em paz é conhecer o sagrado princípio da vida, cuja essência jamais se abala por conta de qualquer agitação ou loucura da mente "no mundo".

    Krishnammurti em uma de suas últimas palestras disse: Você querem saber qual é o meu segredo? Vou lhes revelar o meus segredo, eu não me importo com o que acontece. E por que Krishamurti não se importava com os acontecimentos? Será que era porque ele estava como um avestruz, colocando a cabeça no buraco? Ou era porque o contato com o sagrado que te revela uma realidade que está além dessa percebida pela mente?

    Muito boa a sua postagem. Parabéns. Mas com certeza, você precisa se aprofundar ainda mais nisso.

    Joshua

    ResponderExcluir
  4. Grande Lobo... sua sensibilidade e gentileza me causam espanto. Sim, qualquer dia vamos promover mais um programa da série " Encontro com Homens Notáveis". Estamos aprendendo sempre. Fraterabraços irmão e até a próxima!

    ResponderExcluir
  5. Amigo Joshua...

    ...Acho que houve um "pequeno mal entendido". Estamos, na verdade, falando da mesma coisa. A paz que falo é exatamente esta que ultrapassa a "compreensão do mundo" , que não depende de fatores externos para sua existência, e que está dentro de nós. Pelo que eu saiba Krishnamurti era um homem totalmente antenado com a realidade e sempre nos trouxe soluções práticas para os problemas da sociedade moderna. Quando ele disse que não se importa com o que acontece, creio que estava falando "o que acontece consigo". Obviamente que ele se importava com a dor do mundo, pois era um Buda. Do contrário por que falaria por tantos anos sobre o conflito, as dores e os principais problemas humanos? O que eu disse- e que talvez tenha ficado confuso- é que não podemos negar nossas angústias, nossos sofrimentos e simplesmente afirmar mentalmente que tudo isso "não passa de ilusão"- é isso que chamo de Filosofia de Avestruz. A Paz surge com a compreensão do fato, não com sua negação ou fuga. Mas concordo com você de que o artigo precisa de aprofundamento, talvez , através deste comentário, já estamos contribuindo para isso! Obrigado por sua participação, fraterabraços amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entender o que foi revelado pelas palavras do Sr. Krishnamurti exige tanto sensibilidade quanto despojamento. Despojamento significa liberdade. Liberdade significa experimentar por si - até a última conseqüência. Diferente de seguir evangelhos corrompidos por católicos, espíritas, protestantes. Avestruzes em essência. Experimentem, crianças, se forem capazes de desenterrar a cabeça do chão. Caso contrário, melhor não falar do que não se entende.

      Excluir
  6. muito bom, gracias irmão ;D

    ResponderExcluir
  7. A Paz aqui revelada e intocável para a mente é o Silêncio, o Vazio que permite que tudo surja.
    Obrigado Alsibar por esta pérola. _/\_

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Felipe por sua visita. Sim, você está certíssimo ! Fraterabraços amigo!

    ResponderExcluir
  9. Tocou profundamente o meu coração !!!!!!
    Não existem palavras para descrever o que senti !
    Gratidão .

    ResponderExcluir
  10. Voltei a ler !
    Desta vez não ""senti"", porém refleti e tudo mudou , pois fiquei muito mais tranquila .....!
    Ontem quando li , fiquei muito emocionada , pois é esta PAZ .....é esta de que falas , porque a viveste e eu posso vivê-la ........posso sim !!
    Mas não desejá-la .....pelo que entendi EU SOU A PAZ !
    Gratidão .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Obrigado pelas mensagens e comentários! Deixe o seu nome ou psedônimo por favor!

      Fraterabraços!

      Excluir