quarta-feira, 5 de outubro de 2011

FAÇA UMA LIMPEZA DE DISCO REGULARMENTE- NO CÉREBRO ! Make a regular cleaning in the brain's hard disc!

Lixo cerebral

Você sabia que nosso cérebro, assim  como o computador, precisa de limpezas periódicas? Você conhece os prejuízos e malefícios que a mente abarratoda de coisas causa na sua vida e ao mundo? Você sabe como fazer um Upgrade e uma limpeza de disco na sua mente? Vamos aprender juntos?

Nossa mente funciona como um computador altamente potente e eficaz. Todavia, ao longo dos anos, ele vai acumulando um monte de resíduos do passado: são os desejos irrealizados, são as mágoas,  as experiências mal compreendidas, as raivas, os desgostos, as lembranças, os condicionamentos, a auto-imagem, as certezas, as esperanças, os pensamentos enraizados, a insatisfação, os medos etc. Está tudo lá, guardadinho no “disco rígido” da cadeia neural do cérebro. Com o tempo, essa camada nociva de lixo morto, vai se acumulando, se acumulando... de tal forma que a mente vai se tornando doente, pesada, neurótica. Vamos nos tornando seres  incapazes de sorrir, de viver o presente, de relaxar, de brincar, de celebrar as coisas boas da vida. Uma parede enooooorme de lixo, um verdadeiro “lixão mental” se interpõe entre você e a felicidade. Incapazes de vivermos plenamente nossos potencias, aos poucos vamos endurecendo, envelhecendo- psicologicamente falando- até que finalmente nos petrificamos, nos coisificamos- e morremos em vida.
Sabe de uma coisa? Tome uma atitude enquanto ainda há tempo. Queime todo esse lixo que  o está impedindo de viver a vida plenamente. Sei que é difícil, pois, por incrível que pareça, nós somos este lixo. Foi isto que nos tornamos ao longos de anos e anos de exposição a uma cultura superficial,  formação  condicionadora e educação ineficaz.  Que cultura é essa que nos impôe um absurdo de conceitos, conhecimentos, crenças e valores- muito mais como um fardo a ser carregado- do que como uma verdade a ser vivida? Buda costumava dizer que devemos utilizar o barco para atravessar o rio, mas depois de usá-lo, devemos abandoná-lo. Não tem sentido carregar o barco ao longo de toda sua vida, tem? E que formação educacional é esta que não nos ensina a SER, mas apenas a ter, a explorar, a usufruir e a competir? Não me estranha que a sociedade esteja um caos- pois nós que a constituimos -somos a origem desse caos. Não nos ensinam nada sobre autoconhecimento, sobre meditação, sobre felicidade interior, sobre paz, sobre uma vida sem conflitos. Ensinam-nos sim, as virtudes na teoria. Pregam aos quatro cantos o amor, a caridade, o bem ao próximo, e os princípios morais e éticos- mas na prática nossos referencias são a corrupção, a roubalheira, a competição, o tirar vantagem, a falta de escrúpulos e de ética, a desonestidade em tudo - quase que absolutamente tudo. Essa é a nossa sociedade. E é este o exemplo que vivenciamos e passamos para a geração futura. E por que não percebemos isso? Por que não nos autoconhecemos. Por que funcionamos no piloto automático e na auto-inconsciência sempre.
Estamos tão anestesiados pelos “amortecedores”, que não nos dói quando fazemos algo de errado. Mesmo sabendo que é errado. “ Ora, mas todo mundo faz!”- é o que geralmente alegamos. É…  Krishnamurti já afirmava: “ Nós somos o mundo!”. E por isso o mundo está desse jeito. Não nos envergonhamos mais. Perdemos a capacidade de autocrítica e autorreflexão- se é que a tivemos algum dia. Durante as cerimônias festivas, como Natal, Páscoa, Semana Santa e datas comemorativas, adoramos falar bonito, abraçar as pessoas, chorar, falar palavras de efeito e frases feitas. Mas não percebemos o quanto fazemos mal ao próximo, aos nossos filhos, aos nossos empregados, a nossa esposa(o), aos nossos pais, aos nossos irmãos, familiares, amigos e companheiros de trabalho. Vivemos numa sociedade de competição e hipocrisia absurdas. O importante é mantermos sempre a pose e a imagem de que somos éticos, justos e honestos. Mas, é só pose mesmo. Sutilmente, na surdina, damos sempre “aquele jeitinho” para que as coisas ocorram não como deveriam ser. Mas como queremos que sejam- mesmo que isso signifique burlar os princípios e valores que tanto dizemos valorizar- que nos foram passados pelos pais, livros e professores. É assim, em quase tudo em nossa vida. Em todas as esferas. Nos concursos, nos editais, nas seleções, nas concorrências públicas. Seja nos mais altos escalões do governo, ou em simples ações no nosso trabalho, no nosso dia-a-dia. Simplesmente, não nos conhecemos. Não nos vemos e temos vergonha de nos encararmos. Pois isso é doloroso. E o que menos queremos nesta vida  é sofrer. Deve doer, ver nossa verdadeira imagem. Não aquela que passamos . Não aquela que vendemos aos quatro mundos. Mas como ela realmente é. De fato. Na prática. Será que dói?
Por isso que a sociedade é o que é. Sendo ela, uma extensão de nós mesmos. Por isso que se cada um não tomar consciência e fizer sua parte- nada mudará. Por isso que a meditação e o autoconhecimento são tão importantes. Não a meditação que nos põe a dormir mais ainda- esta forma de meditação de nada adianta. Apenas alivia a nossa dor interna diante das crises causadas por nossas próprias contradições.  E o autoconhecimento, não tem nada a ver com “descobrir nossos defeitos”. Elencá-los numa tipologia fajuta e superficial. "Meu defeito é ser perfeccionista”- pronto, acha que se autoconhece. “Meu defeito é confiar demais nas pessoas”- e assim por diante. O autoconhecimento é um “tratamento de choque” nas nossas ilusões, nas nossas projeções e na nossa autoimagem- que em geral nada tem a ver com a realidade. O autoconhecimento só se realiza quando percebo o quanto sou medroso, como me acovardo diante das situações em que meus princípios deveriam ficar acima dos meus interesses. Em geral, acontece exatamente o contrário: “danem-se meus princípios, o que vale são os meus interesses!”. Estes devem vir em primeiro lugar. Mesmo que isso signifique trapacear, enganar, burlar, corromper, agir sem ética e ser desonesto. E por isso, a sociedade continua como está. E por isso o mundo está como está. O problema é que depois reclamamos da violência,  da tristeza, das catástrofes, do vazio, da angústia, do sofrimento, do carma, das desigualdades sociais, do governo, das doenças, das neuroses, da loucura, das fatalidades, do stress, da velhice, da dor e da morte. E não percebemos que este é o outro lado da moeda. É a hora da colheita. O que isso tem a ver com a nossa mente? Tudo!!!
Por isso, sempre que puder faça um “Upgrade”, renove-se. Ressignifique  seus valores, crenças e velhas certezas. Reflita, reflita muito- sempre que puder faça uma autorreflexão sobre suas atitudes, pensamentos, ações e sentimentos. Veja se sua prática corresponde ao que você ensina e prega aos outros. Senão, está na hora de mudar, de fazer um Upgrade. Mas também não esqueça do mais importante: fazer uma “limpeza de disco” sempre e quando puder. Você pode começar fazendo à noite, ao dormir. Depois estenda isso pela manhã, ao acordar. E finalmente, sempre quando se lembrar: na espera do dentista, do médico; diante da tv; no carro, ou no ônibus. Ou diante de um pôr-do-sol, sentado na grama, ou na areia da praia. Ou, até mesmo no banheiro. Na  área de alimentação do shopping- enquanto espera ser atendido. A limpeza de disco deveria ser feita a todos instantes e momentos. Ou pelo menos, sempre que nos lembrássemos.
Mas, tem um momento que a “limpeza de disco”  não pode faltar de jeito nenhum. É depois de uma discussão com a esposa(o), amigos e familiares. Depois de uma separação, discussão, stress, desentendimento, decepção ou frustração. Depois de uma perda dolorosa. Depois de um acontecimento que lhe deixou triste e desiludido. Nesses casos, a limpeza de disco não só é importante, como também é fundamental. Ela nos protege dos rancores, dos traumas e da depressão. Ela faz com que nossa mente e nosso ser  se renove e se prepare para a próxima lição da vida. Ela permite que o passado, com sua pesada carga de dor e pesar, seja descartada, jogada no lixo permanentemente. Só assim, poderemos ser mais felizes e ter mais qualidade de vida. Só assim, vivendo e ensinando aos outros essa prática altamente salutar e eficaz é que, aos poucos o mundo vai mudando, a partir de nós mesmos. Aos poucos vamos estendendo isso aos nossos familiares e amigos.  E assim vamos  criando uma cadeia de mudanças. Se apenas uma pessoa, aprender a fazer a “limpeza de disco” e ensiná-la com humildade, paciência e desinteresse , estaremos, certamente, contribuindo, fazendo nossa parte para que o mundo possa tornar-se um lugar melhor . Não nos importemos com os números, nem com os resultados. Façamos nossa parte e  o Universo se encarregará do resto.
E então vamos fazer nossa limpeza de disco e nosso Upgrade? Que tal começar agora? É bem simples, basta reservar poucos minutos do seu dia para meditar. Meditação é simplesmente a observação, percepção das coisas dentro e fora de nós sem nenhum tipo de escolha, julgamento, crítica , classificação, nomeação ou comentário. Nessa percepção e consciência,  há uma quebra do velho “piloto automático” e passamos a nos conhecer melhor. Nos autoconhecendo, vamos aprendendo a conhecer o próximo. Conhecendo o próximo, vamos aprendendo a amá-lo, compreendê-lo e respeitá-lo. E assim, vamos criando um efeito cascata que certamente, trará grandes beneficios não só ao indivíduo que o pratica, mas a todos que aprendem e ensinam aos outros.
E então, já fez sua limpeza de disco hoje? Não deixe para amanhã. Faça-o agora! 
Alsibar (inspirado)
msn: alsibar1@hotmail.com

2 comentários:

  1. Bacana, mas aqui acho que cabe uma pergunta: se é verdade que o mundo está este caos e se estamos cientes disso, por que continuamos a contribuir se para essa miséria?

    ResponderExcluir
  2. Realmente mais um belo texto, inspiradíssimo. Mas a força do mundo aliada muitas vezes às nossas necessidades nos levam para baixo. Não no sentido de errar e praticar sem consciência o que a maioria pratica, mas pela indignação e impotência perante esta força que é o mundo. Muitas vezes perco a esperança ou penso que a esperança em dias melhores é coisa vã. Mas o planeta terra é um corpo vivo e tem suas defesas. Isso me alegra pois as vezes ele responde com certa violência aos ataques dos vermes condicionados, dos cegos que guiam outros cegos, dos hipócritas, dos túmulos caiados, dos lobos devoradores,dos ladrões descarados que não páram de pensar em dinheiro nem por um segundo sequer. Como é ruim a companhia destas pessoas. Tenho comido o pão que o diabo amassou somente por ter tais pessoas como companhias em meu trabalho, mas por enquanto não tenho independência suficiente para mudar esta situação. "Perder as coisas materiais pode ser doloroso mas perder a paz, caso isso aconteça, penso que é melhor nem viver.
    Um grande abraço meu amigo Alsibar. Que Deus continue te iluminando nesta bela missão.
    Jonaldo Lopes.

    ResponderExcluir