segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A NOVA ESPIRITUALIDADE: UM HINO DE LOUVOR À VIDA




 Extraído do Manifesto Neoespiritualista *
A VIDA EM ABUNDÂNCIA
A nova espiritualidade não separa, não fragmenta, não oprime. Ela LIBERTA totalmente o homem de todas ilusões e equívocos. Ela é um hino de louvor à vida- à verdadeira vida que os grandes mestres do passado nos ensinaram. A vida em abundância não é apenas uma vida de luxo, de fama, de saúde, de felicidade no trabalho e no casamento- como pregam os livros de autoajuda. A vida em abundância é aquela em que o homem despojou-se completamente das garras mortíferas do seu ego ilusório. Esta entidade está sugando sua energia vital – impedindo-o que ele veja a Verdade. O ego é a fonte de todo o mal. Ele se disfarça de bondade, respeitabilidade, sociabilidade. Ele impunha a bandeira da ética e da moralidade- mas seus atos são pura hipocrisia e falsidade. Qualquer um que não libertou-se do ego -do mais alto sacerdote ou estadista, até o mais vil dos homens- está sujeito aos altos e baixos , às ondas instáveis do desejo, às reviravoltas do imprevisível, às ilusões da vida, à dor e ao sofrimento .
A NOVA ESPIRITUALIDADE É LIBERTADORA
A nova espiritualidade é libertadora. Ela não tira o homem do seu lar e trabalho. Não o separa da família, nem dos seus sonhos, planos e projetos. Não o prende nas garras da repressão e do conflito. Não transforma o homem em uma espécie de "zumbi" bem informado, culto e religioso. A nova espiritualidade é feita de homens livres- mas nunca inconsequentes ou irresponsáveis. Livres porque se conhecem. Conhecem sua mente. Conhecem as armadilhas do pensamento condicionado, do desejo e da praga do MAIS. O “mais” é uma ilusão perigosa nesse particular. Ele é o próprio veneno silencioso que o ego  inoculou no coração dos homens. O “mais” é uma grande ilusão que poucos percebem e, por isso mesmo, são presas fáceis dessa verdadeira maldição. Toda vez que enveredamos pelo caminho do “mais”- mais dinheiro, mais prazer, mais conforto, mais sucesso, mais virtudes, mais espiritualidade, mais amor, mais isso e mais aquilo- deixamos de viver, de ver e compreender que a eternidade,  a felicidade e a libertação, não se encontram no “mais”. Este é desejo,  é avidez, é inveja, é ego. O “mais” nos afasta da atemporalidade própria daquilo que é eternamente presente- deste eterno momento que é completo e pleno em si mesmo. É a busca pelo “mais” que nos cega, que nos distrai, que nos leva para longe da VERDADE-  QUE É. Sei que muitos terão dificuldade em compreender e aceitar isso. Mas, se parassem um só instante. Se suas mentes lhes dessem trégua um minuto que fosse. Compreenderiam que quem cria o “mais” é a mente inquieta e sempre insatisfeita.
O EGO É A PETRIFICAÇÃO DO SER
A vida não pára um só instante. Tudo se move com uma rapidez que nossos pobres olhos e mentes não conseguem perceber. Tudo se renova constantemente- mesmo que muitas vezes esqueçamos estes fatos. Somente o ego está petrificado. Nada há de mais duro, rígido e concreto do que o ego. Mesmo as pedras se movem. O ego não cede, não abre mão, não flue, não sai da pose, não se abre, não se transforma, não evolui, não cresce, nem amadurece. Não há palavras para descrever a dureza, a estratificação do ego. Mesmo quando ele finge ceder- continua firme e forte no centro- como doença maligna  e incurável. Como um vírus letal que por mais que você tente destruí-lo- continua vivo devido suas características especiais que lhe dá uma poderosa capacidade de sobrevivência.O ego somos nós. O mundo é o ego e o ego é o mundo. Ele tem mil e um disfarces, faces e fases. Quando o homem procura regenerar-se por meios superficiais e externos- o ego continua seu império de dominação. Por isso, que mesmo entrando para as religiões, mesmo praticando técnicas, mesmo lendo livros de autoajuda, mesmo ouvindo os mestres - muita gente não muda, não se transforma. O ego apenas muda de roupa. Ao viver uma vida socialmente aceitável através de um bom trabalho, posição social e hábitos saudáveis- o ego se protege, pensando que está tudo bem.  Ilude-se quem assim pensa.
O EGO BUSCA SEGURANÇA, PRAZER E CONTINUIDADE
O ego é a ilusão de segurança, de permanência, paz e conforto que todos nós procuramos ardentemente. Mas existem tais coisas? Ou tudo está em constante instabilidade, insegurança, fluidez e movimento? O ego está sempre mudando na SUPERFÍCIE. Apenas muda um detalhe ou outro no estilo de vida, por exemplo,  quando abandonamos alguns hábitos prejudiciais . Vícios grosseiros, desprezíveis e socialmente inaceitáveis. Todavia, o ego continua em outro nível. Mas, ao não perceber o perigo de outros vícios mais sutis- não vamos muito longe. Percebemos o perigo do vício da droga, das bebidas, do cigarro, do consumo desenfreado etc. Mas não percebemos o perigo do PENSAMENTO DESENFREADO, AUTOMÁTICO e REATIVO. Nem percebemos quão prejudicial é o DESEJO PSICOLÓGICO. Aceitamos essas duas serpentes como se fossem animais de estimação e com isso decretamos nossa própria ruína.
OS LIMITES DO PENSAMENTO E A LIBERDADE
A nova espiritualidade é feita de homens que pensam- mas que percebem os limites do pensamento. Sabem qual é o  lugar dele. Usam o pensamento quando necessário e útil. Não se identificam com ele, nem deixam que ele os dominem a mente e o coração. São livres, não porque venceram os “desejos da carne”, ou porque são bons ou virtuosos. São livres porque descobriram uma LIBERDADE que não é “deste mundo”- pois não foi forjada pelo pensamento. É a liberdade dos homens que venceram seu ego não pela força, esforço, disciplina ou conflito, mas pela compreensão e percepção da VERDADE. E a verdade não pertence a ninguém. Ninguém pode dá-la ou transmiti-la. Pois a verdade não é um objeto, nem muito menos um punhado de conhecimentos, nem mesmo uma experiência extra-sensorial. É a verdade do que somos. Da nossa vida cotidiana. Do nosso egoísmo. Dos nossos móveis e motivos secretos que impulsionam,  influenciam e moldam nossa vida. É a verdade sobre nossos medos, desejos e expectativas. É a verdade sobre a Ilusão  e o perigo de se viver sob o domínio do ego.

O LEMA DA NOVA ESPIRITUALIDADE: VEM E VÊ!
A nova espiritualidade não prega novos credos, nem novos “ismos”, nem novos mitos, nem novos deuses, nem mesmo novas teorias e explicações metafísicas acerca daquilo que é transcendental aos nossos sentidos. A nova espiritualidade fundamenta-se no encontro do homem consigo mesmo, com sua própria vida, com sua própria verdade. Acima e além de todos os conceitos, opiniões , dogmas, posições, pensamentos e crenças. A nova espiritualidade requer sim, uma nova postura.  Não mais do crer para ver. Nem do ver para crer. Mas do "VEM E VÊ"! Esse novo homem encontrará dentro de si uma dimensão inexplorada que sempre existiu mas que ele esqueceu ficando, assim, abandonada. Para entrar nessa dimensão, ele tem que se despojar de todos seus conceitos, preconceitos, e de tudo que representa o mundo. Do contrário a porta não se abrirá. Somente aqueles que tiverem coragem de se jogar no abismo do DESCONHECIDO é que poderão viver plenamente esse novo momento. Não se pede, com isso, que a pessoa abandone sua capacidade de raciocínio e pensamento. Mas que equilibre suas energias para que a ordem se estabeleça em seu interior naturalmente. Pois existe uma ordem universal superior tanto fora, quanto dentro de nós. Que está presente tanto no macrocosmo, quanto no microcosmo do homem, e também nos átomos e moléculas.  Desta forma, assim como ela ordena, coordena, organiza e mantém os ciclos da natureza, dos mares, dos planetas, galáxias,  do cosmos, dos átomos e do próprio corpo humano- assim também ele o fará na mente de todo aquele que  se libertou da ilusão de ser o controlador. O ego é caos, é desordem, é fragmentação e enquanto ele estiver na ilusão do comando,  a Ordem Interna do Desconhecido não se estabelecerá.
EXTIRPAR O MEDO PARA SER LIVRE
 A nova espiritualidade está fundamentada na busca  e encontro do homem com essa força, ordem, ou dimensão que existe  dentro dele mesmo. Haverá medo. É verdade. Pois estamos acostumados a controlar tudo - apesar desse controle ser apenas uma confortável ilusão. O medo é um dos maiores males que assolam a humanidade. A nova espiritualidade tem na extirpação do medo uma de suas prioridades. Sendo esta uma  missão difícil- quase impossível- pois temos medo de tudo. Medo de arriscar, medo de aprender, medo de perder nosso ego, medo de ser nada. Mas nós somos nada- por mais que não queiramos. A morte, a doença, a velhice, a miséria, a deterioração, as crises e as perdas estão aí para nos lembrar diariamente que não somos nada, que não podemos nada, que não controlamos nada.
A ORDEM CÓSMICA EXISTE INDEPENDENTE DO HOMEM
O universo com suas leis maravilhosamente perfeitas  e eternas- incompreensíveis para nossa mente humana- está aí para nos dar um recado: ele não precisa do ser humano para ser O QUE ELE É. Sendo assim, a razão nos diz que deve haver uma força que mantém , sustenta e cria tudo o que há nele. Seja o que isso for, seja que nome o dermos: energia, poder, nada, luz, espírito, Tao, Deus, Jeová, Alá, Brahman, Krishna. A lição é certa: assim como há um controle e uma ordem que cria, organiza, harmoniza, mantém, e destrói tudo no universo, deve haver também uma força que habita dentro do homem e que também traz ordem, harmonia e equilíbrio ao seu interior.
A QUIETUDE E O SILÊNCIO: ATRIBUTOS DESSA NOVA DIMENSÃO
Na nova humanidade os homens marcharão cada vez mais para o encontro com esta dimensão interna. Não através da mente, nem do pensamento, nem do desejo- pois estes caminhos já se mostraram falhos. Eles não podem levar-nos à morada desta Força Suprema, Eterna e Desconhecida. Apenas no silêncio natural de sua própria mente. Apenas através da meditação e do autoconhecimento direto, real, objetivo e verdadeiro. Somente  quando o homem encontrar sua quietude interna e ali permanecer. É que aquela Força Criadora começará a se mover e agir naturalmente e espontaneamente. Morrer para o ego, para o conhecido, para o passado é a mesma mensagem que o mestre nazareno nos ensinou há mais de dois mil anos atrás: O homem se entrega nas mãos do Pai, entrega-se à Jesus, à Krishna, a sua Luz Interior- que importa o nome e o símbolo? Morrer para renascer da água e do espírito- símbolo de renovação e purificação- para tornar-se um ser pleno, livre e verdadeiramente FELIZ. Eis que é chegada a hora em que os mortos se levantarão de sua tumbas. Mortos estávamos quando não conhecíamos a verdadeira vida. A vida do ego é morte, miséria e dor. As tumbas é onde depositamos tudo o que é morto. Lá no nosso inconsciente está toda podridão, todo o resíduo de nosso passado, todos os nossos restos mortais psicológicos. Eis que chega a hora de nos levantarmos, de acordarmos para a vida- a verdadeira Vida!
A PERCEPÇÃO DO “QUE É” NA ATEMPORALIDADE DO AQUIAGORA
Quem quiser vir, venha e veja! Não no futuro. Mas no aquiagora. Na percepção clara, direta e objetiva daquilo  “QUE É” está a libertação. Não precisa fazer nada, praticar nada,  entrar em nada, nem pagar nada.  Não podemos alterar ou mudar  “AQUILO QUE É”. Somente  “ELE” pode alterar-se a si próprio.  Perceber “ O QUE É” é libertar-se da ilusão do ego, “falso eu”, da ilusão, de maya. Mas, o que é este “O QUE É”? Os judeus o chamam de JEOVÁ : AQUELE QUE É, QUE FOI , SERÁ ! Os taoístas de TAO, os budistas de Buda, os hindus de Brahman. Mas ele também é conhecido como A FORÇA SUPREMA, O PODER SUPREMO, O ETERNO, O ATEMPORAL, O DESCONHECIDO!
Não protele. Esqueça o passado e o futuro. Fixe-se no eterno agora e liberte-se de todas as ilusões! Eis o manifesto da NOVA ESPIRITUALIDADE, do NOVO HOMEM e do NOVO AMANHÃ que se inicia  a partir do AGORA!
ALSIBAR (  inspirado)
*O Manifesto Neoespiritualista completo pode ser lido nas abas do Blog Alsibar

Um comentário: