sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O QUE É ILUMINAÇÃO? What's enlightment?


KRISHNAMURTI E SRI. YUKTÉSWAR DEFINEM ILUMINAÇÃO

(O que é a iluminação? Apesar de tantas explicações, porque este termo ainda é tão incompreendido? Conheça a posição de dois grandes mestres no assunto e reflita sobre estas e outras questões.)

Krishnamurti e Sri Yukteswar
       Um dos termos mais incompreendidos no campo místico, espiritualista ou religioso é “iluminação”. A grande dificuldade reside no fato de que, neste campo de “conhecimento” não pode haver  equívocos pois é grande o risco de iludir-se. Lamentavelmente a própria tradição contribuiu para esses mal entendidos . Quem já não ouviu falar no dia da Iluminação de fulano ou sicrano? Há inclusive comemorações para celebrar o tal dia. Ao ver atitudes assim, o buscador leigo -e até os mais experientes -ficam na expectativa, aguardando também o dia em que eles deixarão de ser um “reles mortais” e se tornarão budas ou iluminados. Mas, será que é assim mesmo? Como saber? A quem recorrer neste caso? Aos próprios iluminados, não é mesmo?
Mas recorrer aos grandes iluminados do passado, tais como Buda e Jesus, não é possível. As informações disponíveis acerca de seus ensinamentos são escassas e a fidelidade dos mesmos questionável. Então, existem informações mais modernas e fidedignas sobre este assunto? 

      Recentemente, ressurgiram duas grandes vertentes espirituais aparentemente opostas : aquela iniciada por Babaji e divulgada ao mundo por Paramahansa Yogananda e a de Krishnamurti. Surpreende-me o quanto estes dois “representam” caminhos tão diferentes - mas ao mesmo tempo- fluem, em essência, para uma mesma e única práxis . Paramahansa Yogananda é considerado um legítimo representante da Bhakt Ioga. Sri Yuktéswar foi um Jnana Iogue (encarnação da sabedoria).  E Krishnamurti  foi considerado um  verdadeiro Maha-iogue, (encarnação da Yoga Suprema)  segundo as palavras de Pupul Jayakar e outros especialistas do assunto.
Então o que diz a tradição de Babaji? Vejamos um diálogo entre Yogananda e seu mestre Sri. Yuktéswar sobre o encontro com Deus, a Verdade ou Iluminação:
Certa vez, Yogananda fez a seguinte pergunta a seu Mestre:
 “-Mestre, quando eu encontrarei Deus?O mestre respondeu-lhe: 
-Oh… Você já o encontrou.
- Não, mestre, creio que não.
- Sim… você já o encontrou. Estou certo que você não está esperando encontrar um personagem memorável, enfeitando um trono num cantinho antisséptico do Cosmo. Percebo, entretanto, que você imagina que a posse de  poderes miraculosos é a prova de que alguém encontrou Deus. Não. Pode-se alcançar o domínio sobre o Universo inteiro e, no entanto, descobrir que Deus se esquiva. O progresso espiritual é medido pela PROFUNDEZA DA BEM-AVENTURANÇA alcançada em meditação”*.
O critério de Iluminação ensinado por Sri. Yuktéswar à Yogananda aplica-se perfeitamente à Krishnamurti. São famosos seus êxtases místicos,  ataques e desmaios devido à  intensidade da Ananda ou Bem-Aventurança. Esses êxtases aconteceram em diversas fases de sua vida e foram registrados tanto por suas biógrafas, quanto pelo próprio Krishnamurti no livro “O Diário de Krishnamurti”. Assim, fica perceptível que Krishnamurti não  foi apenas uma espécie de filósofo, ou  “teórico” da espiritualidade. Ele realizou plenamente aquele estado que as tradições religiosas chamaram de Iluminação .
O problema é que muita gente confunde expansão da consciência com iluminação. E não há, necessariamente, uma relação entre as duas. Uma pessoa pode expandir a consciência, ter visões e sensações extrassensoriais  por  outros meios como álcool, drogas, plantas alucinógenas, técnicas mântricas, visualizações, respiração controlada etc. Isso pode acontecer com qualquer um. Mas, se depois que passar a “experiência” a pessoa continuar vazia e neurótica  e se isso causa dependência , ou prejuízos ao cérebro, como  pode ser considerado Iluminação? Além do mais, iluminação é um estado alcançável através de esforços e disciplinas? É algo passível de exercício, como quem exercita o corpo e a mente? Pode-se desejar iluminação como quem deseja um carro, uma casa, um emprego, uma mulher?
É curioso observar que Yogananda não estava seguro sobre sua Iluminação. Mas seu mestre, Sri. Yukteswar , assegurou-lhe que ele já a havia alcançado. Ou seja, infere-se que a iluminação é algo que vai se instalando aos poucos na mente e no espírito do indivíduo SUTILMENTE,  sem que ele perceba.  Sem  que ele se dê conta. Krishnamurti defende uma posição muito parecida , vejamos o que ele diz sobre isso:
“ A iluminação não é um lugar fixo. Não existe lugar fixo. Tudo o que precisamos é compreender o caos, a desordem em que vivemos. Ao compreendermos isso, a ordem se estabelece naturalmente, e com ela vem a clareza e a certeza. Quando a mente conseguir enxergar com clareza, a porta se abrirá. O que acontecerá depois é indescritível”
“Apenas a mente completamente silenciosa é que sabe, que está ciente da existência ou não de algo que se situa além de qualquer medida.O silêncio é a suprema forma da mais alta ordem. Logo, o silêncio não é algo que você inventa, que tenta experimentar ou TER CONSCIÊNCIA DELE. NO MOMENTO EM QUE TOMAMOS CONSCIÊNCIA DE QUE ESTAMOS EM SILÊNCIO, O SILÊNCIO JÁ NÃO EXISTE”**
Ou seja, o iluminado NÃO TEM CONSCIÊNCIA de sua iluminação. Ele não afirma "sou iluminado", nem sente que o é. Pois se afirma é por que não é. Assim, conclui-se que ninguém pode perseguir a iluminação e ficar esperando que ela aconteça em algum dia específico, numa determinada hora .  Tudo o que se diz sobre isso são, em geral, conveniências formais dos seguidores, das organizações que gostam de celebrar o "dia da iluminação de seus mestres". Mas na verdade, iluminação é um processo sutil que ocorre de forma inconsciente e que, quando acontece, não há mais ninguém ali para anotar o dia e a hora em que "isso" aconteceu.

 Reflita sobre o assunto e tire suas próprias conclusões!

 Namastê!
ALSIBAR
http://alsibar.blogspot.com
* Autobiografia de Um Iogue - Paramahansa Yogananda- Self Realization Fellowship- 2009
** Nossa Luz Interior”- O verdadeiro significado da meditação- J. Krishnamurti- Editora Ágora

13 comentários:

  1. Importantíssimo contar com um relato igual a este para desmistificar o tema 'iluminação' que, ultimamente, tem virado 'carne de vaca' num mercantilismo cheio de 'iluminados'...

    Valeu, amigo Alsibar!
    Abraços confraternos

    ResponderExcluir
  2. Interessante Alsibar. Mas ainda tenho que digerir tal conceito de "iluminação" rsss

    ResponderExcluir
  3. Refletir sobre este assunto é típico de uma mente abarrotada de informação espiritual. Só "alguém" que tenha verdadeiramente "desaperecido" poderia falar algo a respeito do tema, tuas reflexões além de inúteis, não acrescentam nada ao conhecimento que se tem a respeito, porque não há nenhum conhecimento a respeito cabível ao que concerne o tema, justamente porque segundo me parece a iluminação não está ligada a conceitos ou palavras. Tua mente lhe trae rapaz, te diz um monte de mentiras, te conta um momento de história, e além de você não perceber que esta voz na sua cabeça não é você, ainda perde tempo escrevendo e compartilhando, para obter o reconhecimento de outros "egos" e assim ter alimintado a sua vaidade, o seu reconhecimento, enquanto fica aí discutino crença, ainda sofre com sua própria auto-imagem, vivência conflitos internos e com pessoas a tua volta, e por fim, ainda quer falar sobre o que é iluminação, tem certeza mesmo que você sabe de alguma coisa? Ou de que há alguma coisa para se saber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem está aí julgando a vaidade do outro?
      Quanta projeção...

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Alsibar,


    Sou um leitor muito exigente, mas gostei deste seu texto.


    Abraço.

    José Elias

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto.. Abrir-se para conhecer a Verdade do outro não para julgar, mas para garimpar e absorver , por menor que seja, um néctar para aprimorar ou enriquecer a nossa própria alma ou visão. Este é o real propósito do "Compartilhar."

    Porém, a vaidade é um ego que pode cegar pessoas a ponto de não conseguirem enxergar que somos todos eternos aprendizes e, neste caso, a pessoa continuará na pobreza, mesmo tendo dinheiro no bolso e acumulo de dados na cabeça.

    O segredo está no impulso que gera uma ação.
    Tudo aquilo que idealizamos PURA E VERDADEIRAMENTE para atender um desejo do CORAÇÃO, por acreditar que possa fazer um BEM para beneficiar pessoas, sempre vai germinar. Os grandes Genios da humanidade são genios não pelo que pensaram mas pelo que sentiram para desenvolver um pensamento.
    Todos nós somos uma possibilidade..

    parabéns à você..

    Lindaura Ambrosio.

    ResponderExcluir
  7. Para o Anônimo "expert" em iluminação :

    Muitas pessoas pensam que iluminação é deixar de refletir, lamento decepcioná-los: não é. Essa concepção ainda é uma projeção da mente. Além disso, o velho e batido discurso do "não há ninguém aí" é totalmente falacioso, pois "quando não há realmente ninguém", não há necessidade de se afirmar isso. Para que afirmar com tanta veemência sobre algo que não existe? É uma contradição. Se algo não existe, não preciso afirmá-lo.

    E se acreditas que o conhecimento aqui exposto é inútil, não me importo com isso. Exponho reflexões pessoais sobre temas que considero importante. Não busco reconhecimento e fama. Não sou guru e não vendo satsang. Sei que é difícil entender esse processo. Principalmente para as mentes acostumadas sempre com o tirar vantagem em tudo.

    Sobre seus julgamentos pessoais sobre meu mundo interior... é mais lamentável ainda pois quem sois para saber sobre meu interior? Não se pode falar sobre algo ou alguém que não se conhece. Não consegues perceber o absurdo de tal atitude?

    E por fim... nunca afirmo que "sei algo", nem que "não sei"- em ambos os casos seria vaidade e arrogância minha. Apenas reflito. E isso é um dom divino que todos têm mas poucos usam com sabedoria.

    Amigo, teu discurso te trai. Deixas transparecer em tuas próprias palavras quem és e a visão espiritual que defendes. Outro aspecto de ti que só posso, novamente, lamentar e pedir a Deus que te ilumine e te liberte dessas ilusões .

    No mais "anônimo", fica na Paz!

    Fraterabraços!

    Namastê!


    ResponderExcluir
  8. Ao Desreflexivo Dalsan... realmente é dificil amigo. Melhor seria "experimentá-lo". rsrsrs.
    Fraterabraços amigo!

    ResponderExcluir
  9. Padma Surya..." vaidade, vaidade... tudo é vaidade". Abraços e obrigado pela participação.
    Namastê!

    ResponderExcluir
  10. José Elias... Obrigado pelo seu comentário. Fraterabaços amigo!

    ResponderExcluir
  11. Lindaura... adorei sua definição do COMPARTILHAR. E endosso totalmente o que dissestes: temos que observar o que nos move. Se é o coração então, nada temos a temer. E fico feliz em saber que muita gente entendeu o propósito do artigo: o da reflexão e aprendizado.
    Paz e Luz!

    Muito grato mesmo por suas palavras.
    Algumas citações para refletirmos:

    " Aquele que é dá luz, reconhece a Luz e dá testemunho da mesma". Não é mesmo? Além do mais, o grande mestre JC já disse uma vez:
    " Quem comigo não ajunta, espalha"

    Namastê!

    ResponderExcluir
  12. O que mais me saltou aos olhos sobre o texto, foi q somos seres humanos em busca da verdade, que não temos certeza, mas estamos buscando. E concondo quando diz que se pensarmos saber tudo, realmente é pq não sabemos nada. Estamos no mundo para aprender e ensinar, ninguém é dono da verdade, a única certeza que tenho é que somos todos filhos do mesmo pai (DEUS), e que estamos todos (ainda q por caminhos diferentes)buscando como nos achegar cada vez mai a nosso criador (DEUS).

    ResponderExcluir