quinta-feira, 15 de setembro de 2011

HUI-NENG E A ESSÊNCIA DO CONHECIMENTO


O corpo mumificado de Hui-Neng



Um resumo da história belíssima sobre a escolha de Hui-Neng, o sexto patriarca Zen
(638-713)

O sexto patriarca Zen iria ser escolhido. O mestre pediu que cada um escrevesse um verso que expressasse sua compreensão sobre a essência do verdadeiro conhecimento (Bodhi). Todos esperavam que o monge mais instruído do mosteiro se tornasse o sucessor. Ele então escreveu o seguinte verso:

"O Corpo é a árvore de Bodhi,
a mente é um espelho brilhante.
Devemos limpá-la continuamente,
sem deixar que o pó acumule".

                Todos estavam certos que ele ia ser escolhido. Mas o mestre leu o verso e o reprovou dizendo:“Ainda não compreendeste a real natureza do verdadeiro conhecimento (Bodhi)”. Havia no mosteiro um cozinheiro que era analfabeto. Quando ele ouviu aquele verso, pediu para fazer um também. Todos zombaram dele, mesmo assim alguém escreveu para ele na parede do mosteiro:
"Bodhi não é uma árvore
nem a mente um espelho brilhante
Já que a essência de tudo é vazia
como pode acumular pó?"

O mestre viu o verso e também o reprovou publicamente.  Mas à noite foi encontrar-se ocultamente com o cozinheito e passou-lhe o bastão e a escudela- símbolo da sucessão. O mestre sabia da inveja dos outros monges, por isso o escolhido teve que partir. O nome do cozinheiro era Hui-Neng, ele tornou-se o sexto e último patriarca. Seu nome ficou na Eternidade e seu corpo mumificado ainda pode ser visto no Templo de Nan Hua, em Shaoguan, China.
                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário