quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O PODER DO “ EU SOU” - THE POWER OF "I AM", AUM

Cristo Interno- Eu Sou - Aum

(Você já percebeu quantas vezes a Bíblia cita a expressão “Eu Sou” tanto no antigo quanto no Novo Testamento? Qual seria o verdadeiro sentido do “Eu sou”? É possível entrarmos em contato com o “Eu sou”? Como fazê-lo? É o que analisaremos no texto abaixo.)

No antigo testamento, no livro de Êxodo , Moisés pergunta a Deus “ Qual o seu nome?”, e ele responde “ Eu Sou o que Sou. Disse mais : Assim dirás aos filhos de Israel : Eu Sou me enviou a vós outros.” (Ex. 3:14-15). No último livro da Bíblia, em Apocalípse, Jesus diz “ Eu Sou o Alfa e o Ômega, aquele que é, que era e que há de vir” Ap.1:8).Nos evangelhos, são inúmeras as passagens em que Jesus refere-se a si mesmo como o “EU SOU”:
·        Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer creiais que EU SOU! (Jo. 13:19)
·         Quando levantardes o filho do homem, então sabereis que EU SOU! ( Jo. 8:28)
·        Se não crerdes  que “EU SOU” morrereis em pecado ( Jo. 8:24)
·         Em verdade, em verdade vos digo antes que Abrãao existisse EU SOU! (Jo. 8:58)
Além destas citações, são famosas as frases em que disse: “ Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida; Eu Sou a porta; Eu Sou o Bom Pastor; Eu Sou a Luz do Mundo: Eu Sou o Pão da Vida, Eu Sou a videira verdadeira” - dentre outras mais. Ou seja, a expressão “EU SOU” é usada na Bíblia com um significado especial, não é simplesmente um pronome pessoal de primeira pessoa  mais um verbo de ligação, é também um nome próprio e uma forma de expressar ou tentar definir o que é indefinível: Deus. 

Assim, sendo, conclui-se que Deus é o Absoluto: o que é, o que foi, e o que há de vir, e que a expressão EU SOU é apenas uma forma de definir este absoluto indefinível. Daí,  podemos inferir que, como Jesus  foi o Avatar ou Encarnação da Divindade Eterna, Última e Imensurável, ao referir-se àquela força Cósmica da qual ele foi sua manifestação visível, ele se autodenominava “EU SOU”. Ao insistir na expressão “EU SOU”, estava usando uma espécie de código para dizer “ EU SOU o verdadeiro Deus, o mesmo de Moisés, Abraão e dos profetas, aquele que é, que foi e sempre será”, de forma que não houvesse dúvidas nem naquele tempo, nem nos tempos vindouros , sobre sua real identidade, natureza e missão.
Ora, na tradição Védica, o Eu Sou, já era conhecido há milênios pelos hindus como o som original OM, ou AUM. Afirmam, inclusive, que Deus, por ser Absoluto, não difere de seus atributos, ou seja : ele é o NOME (AUM, EU SOU) e o referente ( O Inominável, o Desconhecido, o Impensável, Incognoscível);  é Criador e Criatura,  Observador e coisa observada;  é o Sujeito e o Objeto. Não nos espantemos, pois quando afirmamos isso pois a lógica é simples : ser  "o que é, o que foi e o que será " é o mesmo que dizer EU SOU TUDO,  EU SOU O ABSOLUTO. Se alguém ainda tem dúvida, veja o que Jesus disse, na sentença 77, do Evangelho de Tomé, o Dídimo: “
“ EU SOU a Luz que paira acima de todas as coisas. EU SOU O TODO. Tudo se originou de mim e através de mim tudo foi feito. Cortai um pedaço de madeira, eu estarei lá. Levantai a pedra lá me achareis”
Agora, o que este conhecimento pode nos revelar? É aí onde muita gente acaba se enganando e cometendo muitos erros.  Sair por aí repetindo “EU SOU” ou AUM, não vai te colocar em conexão com Deus, por mais que se tente. Não esqueçamos que a nossa linguagem é pobre e que nossa mente - limitada pelos pensamentos e condicionamentos- não consegue compreender o Infinito, o Ilimitado. Ao afirmarem que Deus é o “EU SOU” os avatares estavam apenas tentando comunicar, apontar algo que é essencialmente indescritível e incomunicável e como não há outra forma eles usam a linguagem. Todavia, isso não significa dizer que estas palavras tenham algum poder mágico ou algo especial.  
Ou seja, não tem utilidade nenhuma repetir palavras, que são apenas recursos comunicativos limitados, na ilusão de, ao fazê-lo, estarmos contatando Deus- o Ilimitado. "EU SOU" é a vibração criadora e mantenedora do Universo; é, talvez, em nossa linguagem, a melhor expressão para definir e expressar o que é DEUS ( digo “o quê”, pois não podemos reduzi-lo a uma pessoa).
Assim, o EU SOU, é a tradução em linguagem humana, do som, ou vibração universal que é a própria essência de toda criação, da matéria, da energia, dos átomos e partículas subatômicas. É o que mantém  vivo e coeso o cosmo que conhecemos. Mas, se Deus não é a palavra o que ele é? ELE É O QUE É. Todos os grandes e verdadeiros iluminados afirmaram isso, desde Jesus, passando por Buda, até Ramana Maharshi. Buda também acreditava em Deus? Acreditar não seria a palavra mais apropriada. Buda disse “ Mais alto que o céu, mais fundo que o inferno, além das mais longínquas estrelas, há um poder estável e divino, existente antes do princípio e que nunca terá fim. Eterno como o tempo, seguro como a certeza, que impele para o bem e é súdito de suas próprias leis” ( O evangelho de Buda –Yogi Kharishnanda).Os iluminados não acreditam em Deus, eles vivem Deus, eles o sentem, o veem em tudo o que existe, e compreendem que são parte dele. Desta forma, entendemos quando Krishnamurti diz que “ Perceber a Verdade é perceber “O que É”.
Mas, como perceber o que é? O eterno “EU SOU” do Universo? Pela meditação, pelo autoconhecimento, pelo perceber as ilusões criadas pela mente. Mas nunca repitam o “EU SOU” na ilusão de que estão meditando. Repetir “EU SOU”, ou “AUM” não liberta ninguém de nada. Ninguém chega a lugar nenhum por um ato voluntário da mente pensante ou EGO. Para que repetir verbalmente o EU SOU? O que pretendemos alcançar com esta prática mecânica e pueril? Ela apenas nos põe a dormir mais ainda, na ilusão de que estamos nos libertando ou entrando em contato com Deus. Deus está além das palavras. A palavra, e a linguagem são instrumentos de comunicação humana. Nada mais. O verdadeiro poder criador encontra-se na mudança de frequência, quae se realiza quando  passamos do pensamento para o não-pensamento, o que nos possibilita o encontro com a energia criadora do universo. Mas, não forceis o pensamento a não-pensar. É outro engano. O pensamento nunca pode parar, por ser, por definição, movimento. Além disso, cairíamos na ilusão da dualidade : entidade pensante versus pensamento. Esta divisão é ilusória, como já, alertou-nos Krishnamurti, Buda e Ramana Maharshi.
Mas  quando nada fazemos ( ZAZEN), e apenas percebemos “o que é” (Krishnamurti), quando nossa mente deixar de distorcer, de enganar, de criar ilusões. Quando a “consciência pura” se faz presente em nosso ser e nos tornamos apenas a testemunha (Ramana Maharish), neste repouso começa um movimento desconhecido    (“se vos perguntarem qual é o sinal do Pai em vós dizeis : é movimento e repouso- Jesus, Evangelho de Tomé). Começa, então, o agir pelo não agir dos Taoístas (wu-wei). E começamos a perceber que sempre fizemos parte do EU SOU universal e que nunca houve separação real. É a mesma relação da onda com o Oceano, ou da vela com o Sol – tudo é Oceano ou Luz.  Acreditar-se separado é viver em dor, conflito e sofrimento. Despertar para a Unidade é encontrar a verdadeira fonte da criação e do poder.
 Mas, esse poder, não pode ser manipulado ou usado por nós enquanto estivermos na ilusão do EGO. Somente no morrer é que há um renascer. Mas o que renasce não é a mesma coisa que morreu, é algo diferente, do qual o EGO não pode compreender, contatar ou perceber. O ego morre quando morremos para toda experiência, memória, passado, pensamentos, palavras e desejos de qualquer espécie. Não pode ser chamado de entrega, porquanto o ego não pode entregar nada – quando ele entrega há sempre um desejo por trás e, neste caso, é o desejo de perpetuação.  "Extinção " seria a melhor palavra para este processo.

 Então, extinto o ego, poderá nascer aquilo “que é , que foi e será”: o Eterno, o Atemporal, o Desconhecido.  Aquilo que, ao longo dos séculos, por pura necessidade de comunicação e por causa da  pobreza da nossa linguagem , foi  traduzido pela expressão  “EU SOU”.

AUTOR: ALSIBAR, (sob inspiração?)
http://alsibar.blogspot.com


6 comentários:

  1. Brilhante e inspirado texto, rapaz!!!! Diria que o "ego" é um reflexo do sistema escravizante a que estamos submetidos, vivos ou mortos. Não interessa ao sistema o "aqui e agora", único ponto tangente para fora da circunferência ("roda" do sansara). Daí as religiões e suas promessas, o esperar uma encarnação melhor, o fugir do agora. Daí as religiões, alienantes em essência. Daí o bando de zimbis que ora e desespera. "Eu Sou" representaria a conexão, a reconexão com este agora que nunca iniciou e nunca termina. Grande inspiração, meu caro!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente amigo... obrigado por sua brilhante contribuição. Fraterabraços!

    ResponderExcluir
  3. Amo Jesus e procuro seguir seus Ensinamentos para me tornar um ser humano melhor neste Mundo e me preparar para ingressar noutros mais perfeitos e elevados no seio do Cosmos, porém não creio que ele seja o TODO e sim uma parte como "Filho" do Universo que transmitiu amor à Humanidade e considerou todos os seres vivos como irmãos, filhos do mesmo Pai Universal, o TODO ABSOLUTO, além do Jesus físico crucificado numa cruz mas ressuscitado para a vida espiritual.

    ResponderExcluir
  4. Lembra quando Jesus disse: " Eu e o Pai somos um. Quem me vê, vê ao Pai que me enviou"? Obviamente, ele está se referindo ao Si Universal, que ali se "encarnou" e não a sua parcela "humana". Fraterabraços e obrigado pela participação!

    ResponderExcluir
  5. Antes, ficava me perguntando: Que significa essa expressão "EU SOU".
    Confesso que não conseguia entender.
    Agora vem voce explicando com palavras simples e sem nenhuma explicação, digamos, dificil de entender.
    Agora sim. Com essa compreensão, poderei ler as escrituras com mais facilidade.
    Obrigada - Namastê.
    Genny - Chapada Diamantina - Bahia

    ResponderExcluir