sábado, 23 de julho de 2011

“ O SEGREDO” E A MATRIX - " The Secret” and The Matrix

 ( A LEI DA ATRAÇÃO E AS ILUSÕES DA MENTE)
(The Law of Atraction and the Mind´s Illusions)
By ALSIBAR
O  livro e DVD “ O segredo” da escritora Rhonda Byrne  conseguiu fazer as pessoas acreditarem que elas podem alcançar (quase) tudo o que desejarem. Parte do seu sucesso mundial se deve exatamente à difícil façanha de potencializar essa crença . Não há problema nenhum em turbinar a fé das pessoas. A questão é que o livro, apesar de conter muitas verdades, não enfatiza a importância do desenvolvimento da espiritualidade. Seu foco abrange apenas o fortalecimento do poder criador da mente. Tal abordagem materialista pode ter consequências graves na vida do expectador mais ingênuo e imaturo . Este artigo tem como objetivo analisar as verdades e ilusões abordadas neste best-seller e alertar para os riscos advindos de uma compreensão equivocada e incompleta sobre o poder da mente dentro da Matrix.

     Durante muito tempo eu acreditei- e ainda acredito - que a mente tem poder para realizar muitas coisas. O primeiro livro que li sobre isso foi “ O poder infinito da sua mente” de Lauro Trevisan, depois vieram outros livros e autores como, Joseph Murph, Lair Ribeiro e, por último, “ O segredo”. Ora, qual a diferença deste último para os outros? De conteúdo, nada . Mas foi a primeira vez que vi um DVD tão bem produzido e com um impacto tão grande sobre a sociedade. Os testemunhos e a forma “científica”, dinâmica e inovadora com que os conceitos são apresentados explicam em parte seu estrondoso sucesso. Os recursos audio-visiuais, a dinâmica da apresentação, os efeitos de computação gráfica, as fotografias e a direção de arte são impecáveis. É impossível manter-se indiferente ou neutro ao "poder da lei da atração". “ O segredo” nos toca, nos estimula, nos faz reagir, sonhar e querer construir uma nova vida baseada em um novo paradigma. A obra nos assegura que podemos ter tudo aquilo que desejarmos bastando que confiemos, que mudemos nossos pensamentos, emoções e atitudes. Dessa forma, atrairemos tudo o que quisermos. Mas, será assim mesmo?

The book " The Secret"
    Ora, nada do que foi exposto no livro é novo. Jesus já dizia que a fé remove montanhas. Os hindus e budistas conhecem e ensinam sobre a Lei da Atração ou Lei do Carma há milênios.  Isso não é nenhuma novidade. Mas o DVD apresenta-nos essa ideia de uma forma misteriosa,  como se estivéssemos tendo acesso a um valioso segredo  guardado há milênios. O fascínio provém, em parte, dessa estratégia. Mas isso afigura-se muito mais como uma  poderosa ação de marketing do que um fato. 

         Rhonda Byrne, expõe ensinamentos que por muito tempo, eram restritos às chamadas sociedades secretas ou iniciáticas como a Maçonaria, a Rosa-Cruz, a Teosofia etc. Mas, faz tempo que os conhecimentos dessas organizações se tornaram populares. No passado, seu acesso era restrito a alguns poucos iniciados ou escolhidos . Ou seja, um dos méritos da produção do “segredo” está na forma interessante, original e pioneira de comunicar algo  que as religiões e organizações secretas já ensinavam há milênios : tudo o que você faz, pensa ou sente retorna na mesma medida para você.   Mas há outros aspectos no livro que o tornam tão fascinante e perigoso ao mesmo tempo . É o que veremos no próximo parágrafo.

“O segredo”  estimula a ambição, o desejo e a ilusão de que nós podemos concretizar absolutamente tudo o que quisermos. As consequências disto podem ser frustrantes e até traumatizantes. O EGO se inflama com a ideia do poder e a Matrix fortalece seu domínio sobre as consciências pois aí encontra-se um grande equívoco que o livro/DVD não aborda : o verdadeiro poder não provêm do EGO.  O ego é o "opositor" em nós, aquele que se divide e se separa de Deus. O verdadeiro poder vem  do Pai, de Deus. Mas quando o EGO (Ilusão-Satã) usurpa esse poder, ele nos ilude, fazendo-nos pensar que a mente tem um poder sem limites. O resultado dessa falsa concepção pode ser frustrante e devastador.

            O ser humano pode  conquistar tudo : fama, poder, dinheiro, mulheres e riqueza – mas sem o desenvolvimento da sabedoria e o despertar da consciência não haverá satisfação real. O verdadeiro poder não provém do desejo ,  da vontade, nem do pensamento, mas da sintonia com algo maior, com o Pai, com a vontade  de Deus em nós. Esta se faz presente quando o ego se submete a uma vontade maior do que ele mesmo. Quando morremos para o ego e renascemos para o Cristo  Interior é que encontramos a fonte de toda sabedoria, felicidade e riqueza. “Procurai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua Justiça e tudo mais vos será dado em acréscimo”. 

     Em outras palavras, o  Segredo sustenta uma visão dual do Universo, dando ao ego o poder de criar coisas, mas separado da força criadora do Pai. Reforça, assim, a ilusão da separação  e perpetua a prisão da Matrix . Não quer dizer , com isso, que o poder da Lei da Atração não exista. Mas enquanto o EGO persistir, por mais que se alcance o que se deseja, haverá sempre o sofrimento . O livro também comete o equívoco de passar a ideia de que os bons pensamentos lhe conectam com a Vontade do Pai. Claro que bons pensamentos são melhores do que os maus - mas ainda assim são pensamentos.  E é através dos pensamentos- positivos ou negativos- que a Matrix continua sua dominação. De fato, não existe pensamento "elevado" no sentido de sagrado, puro, essencial. Todo pensamento é memória, passado, desejo. Ele é a matéria prima do ego e é uma das ferramentas de dominação da Matrix. Somente os pensamentos conscientes e funcionais – aqueles que não são reativos, compulsivos, nem automáticos- tem sua valia e importância para coisas práticas do dia-a-dia. 

          Explicando de outra forma: todo pensamento positivo atrai coisas positivas, mas sempre dentro dos domínios da Matrix.  Isso  mantém o sujeito distraído e  apegado à essa dimensão da matéria. Perpetua, assim, a dualidade sujeito-objeto, observador x coisa observada de forma que a pessoa esqueça que está em uma prisão e não procure libertar-se . A concretização de sonhos e objetivos materiais, nesse caso, não passam de distrações para impedi-lo de ver a Verdade libertadora essencial.

          A verdadeira "vibração elevada" não está no pensamento, mas no  seu silenciar natural - como o que acontece na Meditação.  Nesses momentos de paz e serenidade, em que o ego é momentaneamente neutralizado em suas ações, o homem deixa de  ser uma entidade separada e comunga com sua dimensão infinita, atemporal e desconhecida também chamada de essência, átman ou Espírito Santo. Mas isso não está ao alcance do pensamento. Não podeis desejá-lo como quem deseja um carro, uma casa, ou um diploma universitário. Somente no despojamento do desejo  de dominação, conquista ou controle, é que algo sagrado e transcendente pode vir à tona.  A verdadeira sintonia com dimensões e vibrações mais elevadas e sutis só acontece quando esse processo é compreendido e a mente silencia por si mesma. 

Para finalizar, cito uma fala de Sri. Yukteswar, mestre de Paramahansa Yogananda:

“ Enquanto a alma do homem se encontra encerrada em um, dois ou três  recipientes corporais, fechados hermeticamente com a rolha da ignorância e dos desejos, não pode fundir-se com o mar do espírito(…). Quando se alcança, por meio da sabedoria, a ausência de desejos, seu poder desintegra os dois vasos remanescentes. A diminuta alma do homem emerge, finalmente livre, unificada com a Amplidão Universal” ( A.Y.-458).


CONCLUSÃO

“ O segredo” é um livro útil para se alcançar coisas materiais dentro da dimensão da Matrix, mas não ajuda em nada  no desenvolvimento da espiritualidade, consciência e sabedoria. O livro pode ser útil àqueles que ainda acreditam que  a felicidade depende da conquista de  coisas como dinheiro, poder,  fama e relacionamentos. Mas ele não toca na questão fundamental que é a compreensão da Felicidade, da Paz e da Libertação das ilusões.  Por mais que nos sintamos felizes em alcançar um objetivo como um emprego, um carro ou um relacionamento, não se deve esquecer que  enquanto persistir o poder centralizador do ego-pensamento como uma entidade dominante e separada, seremos  prisioneiros da Matrix e  a  real felicidade- o céu, nirvana ou moksha- não passará de uma utopia distante e inalcançável. 

Autor : Alsibar 

( repostagem autorizada, desde que seja informado o autor e o link da fonte)

Referências Bibliográficas :
·        Autobiografia de um Yogue – Paramahansa Yogananda- Self Realization Fellowship – Brasil, 2009.
·        O Segredo – Rhonda Byrne


2 comentários:

  1. Olá, Alsibar!
    Gostei da sua abordagem. Peço licença para postar alguns de seus temas. Abraço fraterno!
    Turina.

    ResponderExcluir